dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Marketing digital não é só posts para as mídias sociais

Atualmente, diante de tantos termos sobre marketing digital, muitas empresas cometem o erro de não diferenciar esse conceito de mídias sociais. Para ajudar você a entender melhor, explicaremos tudo neste artigo!


É bastante comum que muitos empreendedores confundam as duas expressões. No entanto, o marketing digital vai muito além de postagens nas redes sociais. Hoje em dia, ele é uma necessidade para as marcas.

Dizemos isso porque sabemos que o mundo é permeado pelas mídias digitais. É nelas que muitos indivíduos buscam informações, interagem com amigos, conhecem novas pessoas, veem fotos da família, discutem sobre diversos assuntos e acompanham as novidades das marcas que gostam.

Então, continue lendo e entenda mais sobre o tema para aplicar as estratégias corretamente no seu negócio!


Afinal, qual a diferença entre marketing digital e mídia social?


O marketing digital é um conjunto de processos que envolvem a criação, a entrega de valor e a comunicação com os usuários. Isso também engloba o relacionamento entre eles, facilitando a fidelização. Esse conceito nada mais é que utilizar as tecnologias digitais para alcançar os objetivos de uma empresa.

Sabendo disso, tem-se em mente que a internet é o ambiente mais próprio para aplicar essas estratégias. Além disso, é nela que encontramos ferramentas de e-mail marketing, SEO, anúncios e muito mais.

É nesse momento que entra as mídias sociais — um meio de comunicação importante para a estratégia de marketing digital. Elas são compostas pelas redes sociais, canais de YouTube, blogs etc. Geralmente, são veículos que permitem a interação com seguidores e publicação de conteúdos.

A seguir, veja mais detalhes sobre cada conceito!


Marketing digital


Em geral, o marketing digital é um facilitador para a sua empresa ser encontrada na internet. Como dissemos, ele é composto por diversas estratégias, que ao serem aplicadas corretamente, ajudam a impulsionar um negócio.

Mesmo que você tenha um negócio que não realiza venda diretamente pela internet, por exemplo, é importante incluir os seus dados nesse meio. É dessa forma que seus clientes podem encontrar você, descobrir seu endereço e qual o seu horário de funcionamento.

Além disso, é por meio da internet que as pessoas conseguem enviar mensagens com dúvidas ou pedindo um orçamento. Portanto, o marketing digital também pode gerar oportunidades para as empresas atraírem mais clientes.

Tenha em mente que, mesmo que seu negócio atenda apenas fisicamente, é muito importante estar presente na internet. Isso porque, através do marketing digital, é possível criar estratégias que ajudam a destacar sua empresa da concorrência e criar diferenciais. Algumas características desse conceito são:

  • Investir em conteúdo para blog;

  • Ter um site bem estruturado;

  • Atender e relacionar com clientes por mensagens;

  • Vender produtos pelas plataformas de e-commerce;

  • Trabalhar SEO e entre outras.


Mídias sociais


As mídias sociais são um método para relacionar-se com seus potenciais consumidores. Nesse meio, é possível construir a imagem da sua empresa e aplicar estratégias que despertem o desejo às pessoas.

Já que elas são uma plataforma social, todo conteúdo publicado por uma empresa, como nas redes sociais, pode receber interações, comentários e curtidas. Dessa maneira, os clientes conseguem entrar em contato com a sua marca.

Com isso, o empreendedor consegue estar mais próximo do seu público, apresentando soluções, aumentando a vontade de consumo e despertando interesses. A partir dessa interação com seus consumidores, uma empresa também consegue fortalecer sua imagem, aumentar sua autoridade e visibilidade.

Cada rede social tem uma finalidade. Por exemplo, o Instagram pode ser utilizado para publicar fotos do seu produto ou divulgar dicas do seu serviço. Além disso, nessa plataforma as empresas conseguem ter uma conta comercial. Isso significa que elas podem criar anúncios que convertem e acompanhar as atividades da conta.

Ainda, é possível criar diversos outros tipos de publicações. Basta usar a criatividade ou contar com especialistas da área de marketing. No entanto, tenha em mente que cada rede social tem uma dinâmica e é importante conhecê-las para realizar ações mais assertivas.


Marketing digital ou mídias sociais? Qual escolher?


As mídias sociais têm um papel fundamental nas estratégias de inbound marketing, que é uma estratégia mais focada em atrair, converter e relacionar com os consumidores.

É por meio das mídias sociais que os empreendedores conseguem educar seus clientes. Além disso, é possível encontrar potenciais clientes por meio da publicação de conteúdos relevantes. Geralmente, esses meios são utilizadas no branding, auxiliando na construção da personalidade de uma empresa.

Podemos definir que o marketing digital existe para promover produtos e serviços. Para isso, ele faz uso de todos os canais digitais de divulgação. Ainda, vale ressaltar que o marketing não te prende na internet. Existem muitas campanhas de sucesso realizadas de forma tradicional, tudo dependerá do objetivo, do público e entre outras características de uma marca.

Sabendo das diferenças de cada conceito, é possível perceber que eles trabalham de forma conjunta, sendo a mídia digital uma parte relevante do marketing digital.


Como trabalhar com os dois juntos?


Há diversas razões para implementar essas duas estratégias na sua empresa. A primeira refere-se ao custo-benefício, já que publicar um conteúdo na internet é gratuito e o custo de criar anúncios é baixo.

Em segundo, temos a capacidade da internet ajudar no aumento da visibilidade de um negócio. Isso se deve ao fácil acesso a um tipo de nicho ou público. Por fim, existem as métricas. As mídias sociais têm mecanismos precisos de mensuração de dados. Ao estudá-los, é possível estabelecer ações mais eficazes.

Agora que você entende o que é marketing digital e mídias sociais, é possível tomar melhores decisões para seu negócio. Nesse momento, é importante lembrar que criar posts para as redes sociais sem uma finalidade pode não gerar os resultados esperados. No marketing, é fundamental definir objetivos claros, quem é seu público e criar um planejamento.


Gostou deste conteúdo? Está precisando de ajuda para criar conteúdos para as suas redes sociais? Conheça nossos planos agora mesmo!

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

© Roma inteligência em marketing, 2020. Política de Privacidade.