top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

O que é Inbound Marketing?


O seu negócio precisa estar alinhado aos mecanismos de marketing que geram resultados expressivos. E entender como funciona o Inbound Marketing pode ser uma experiência significativa para expandir suas possibilidades. Confira a seguir!

A história do Inbound Marketing

O Inbound Marketing surge a partir do momento em que as marcas passaram a entender que era preciso cultivar o cliente ao invés de interrompê-lo. Entregar conteúdo relevante que agregue valor ao cliente é uma prática antiga, que veio sendo utilizada por publicitários de todo o mundo, mas de maneira quase que inconsciente.

O termo Inbound Marketing tornou-se popular depois que um dos criadores da empresa Hubspot, Brian Halligan passou a usá-lo com frequência, enfatizando seu potencial. Mas, os primeiros sinais sobre os conceitos de Inbound Marketing surgem no livro “Permission Marketing”, de Seth Godin. O livro narra alguns pontos fundamentais da relação de consumo que há com a publicidade, principalmente tratando-se de Marketing Digital.

Um bom exemplo é sobre o poder de decisão de compra, que antigamente era algo raro e hoje em dia, o consumidor praticamente decide o que deseja encontrar nas empresas, sem ficar a mercê do que elas querem de fato vender.

O que é Inbound Marketing?

O conceito tem como definição a ideia de criar um relacionamento direto com o cliente, visando conquistá-lo por meio de uma troca de informações relevantes e valiosas.

O grande objetivo é atrair o consumidor até a compra, ao invés de interrompê-lo, como é visto com frequência no Outbound Marketing, que usa de publicidade impertinente para chegar até o cliente de maneira inesperada e por vezes, indesejada.

O valor empregado à definição de Inbound Marketing se dá porque as empresas que usam dessa estratégia desejam se aproximar do cliente de maneira saudável e sem imposições. Em linhas gerais, usufruir das estratégias do Inbound Marketing é atrair clientes por meio de seu conteúdo, para apresentar soluções e transformar sua empresa através das experiências promovidas aos consumidores.

Objetivo do Inbound Marketing

Podemos dividir o objetivo do Inbound Marketing em 4 estágios:

Atração

Entregar conteúdo relevante aos clientes em suas redes sociais, website e blog, é um meio para atrair novos visitantes, que poderão se transformar em clientes em potencial.

Conversão

Depois de atrair novos visitantes o objetivo é convertê-los em leads, através de gatilhos, como um eBook, infográfico, webinar ou um formulário de cadastro específico. A ideia é construir um relacionamento para gerar mais vendas.

Vendas

Depois da construção e nutrição dessa relação, é chegado o momento em que acontece uma avaliação dos estágios de cada cliente para finalizar as vendas.

Encantamento

Mesmo depois de ter fechado a venda é preciso manter sua relação com o cliente. A ideia é continuar entregando um conteúdo de qualidade para que o consumidor se torne um promotor da sua marca e confie cada vez mais em seu serviço. Além de você poder oferecer produtos ou serviços complementares ao seu cliente, trabalhando com a estratégia do upgrade.

Estratégias presentes no Funil de Vendas

Existem ramificações dentro das estratégias do Inbound Marketing. Denominamos cada uma delas de acordo com as etapas do funil de vendas. E cada etapa tem um papel importante na decisão de cada cliente. Entenda as 3 etapas da jornada de compra s:

Topo de funil 

Aprendizagem e descoberta do seu negócio. A maior parte do seu público está nessa etapa, por isso de 70 a 80% do seu conteúdo deve ser destinado ao topo de funil.

Meio  de funil

Consideração e intenção do cliente. Aqui você tem uma pessoa que está considerando a importância do seu produto ou serviço. Indica-se que de 10 a 20% do seu conteúdo seja destinado a esse público, que está no meio do funil.

Fundo de funil 

 Avaliação e decisão de compra. Certamente o cliente que chegou até aqui está prestes a consumir o seu produto. Cerca de 10% do conteúdo deve ser específico para esse público, que já está a disposto a fechar negócio com você.

Ferramentas de Inbound Marketing

Conheça as principais ferramentas do Inbound Marketing e saiba como usá-las para engajar a sua audiência, criar autoridade na internet e aumentar suas vendas.

Blog

Existem várias plataformas gratuitas que possibilitam a criação de um blog para gerar conteúdo. A mais conhecida e funcional é o WordPress. Além de ser um gerenciador de sites, a plataforma possibilita a criação de conteúdo corporativo e é bastante automatizada.

Email marketing

Esse é um sistema de automação que possibilita a entrega de conteúdo relevante de maneira rápida e eficaz! Dentre as plataformas mais conhecidas está o Mailchimp. Vale a pena conhecer!

Plug-ins de SEO

Para garantir a otimização do seu site, você precisa garantir o uso de plug-ins de SEO. Com elas é possível estudar as melhores palavras-chave para usar no site, além de analisar métricas para descobrir como está a aceitação do seu conteúdo.

Agora ficou fácil compreender a importância de aplicar as estratégias do Inbound Marketing em seu negócio, não é mesmo? Não perca mais tempo e comece agora mesmo!


bottom of page