top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Instagram Shopping: como vender seus produtos pela rede

O Instagram shopping é uma funcionalidade do app que chegou no Brasil em 2019. A partir disso, muitas empresas passaram a enxergar essa ferramenta como um local de divulgação de produtos.


Atualmente, diversas pessoas gostam de interagir em redes sociais como o Instagram. Uma plataforma que atua como uma vitrine, permitindo publicar fotos, vídeos, stories e muito mais. Essa rede social também é uma forma de apresentar ao público diferentes mercadorias, facilitando a comunicação entre a empresa e o consumidor.

Além do mais, com o Instagram shopping, um negócio pode marcar seus produtos nas publicações. Assim, ele consegue levar o usuário até a página de venda do item. Continue lendo e saiba como incluir esse recurso no seu perfil!


Veja como se cadastrar manualmente


Existem duas maneiras de configurar seus produtos nessa rede social. Você pode adicioná-los por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook ou cadastrar-se manualmente.

Antes de tudo, é importante usar a versão mais atualizada do aplicativo e estar de acordo com as políticas comerciais da plataforma.

Outro requisito para vender produtos com o Instagram shopping é ter um perfil comercial. Você pode alterar o seu indo nas “configurações” da sua conta. A seguir, confira um passo a passo sobre como fazer o cadastro manualmente:

  • Crie sua loja no Facebook: vá em “configurações”, clique em “modelos e guias” e adicione a guia “loja”;

  • Altere o método de finalização de compra: você pode escolher entre finalizar a compra em outro site ou mensagem para comprar.

É importante destacar que, ao selecionar a opção de enviar mensagem para comprar, não será possível enquadrar seu perfil no módulo de marcações de produto. Lembre-se também que, após finalizar seu cadastro, a sua loja do Facebook vai para aprovação e apenas após aprovada é que será possível iniciar a configuração no Instagram.


Aprenda a configurar o Instagram


Primeiramente, não esqueça de alterar seu perfil para o comercial. Depois disso, vincule sua conta do Instagram à sua página do Facebook. Assim, você pode começar a cadastrar seus produtos na sua loja.

Para isso, vá em “configurações” e habilite a opção “produtos”. Caso esse recurso ainda não estiver disponível, é possível que a sua conta não tenha sido aprovada para uso do Instagram shopping ou ela ainda está em análise.

Se tudo ocorreu como esperado, você pode realizar a marcação de um item selecionando a sua foto e escolhendo a opção “marcar produto”. Tenha em mente que em cada publicação é possível marcar até cinco itens. Além disso, para ativar a guia de compras no feed é necessário ter no mínimo 9 publicações com marcações de produtos.

Dicas para alavancar suas vendas com o Instagram Shopping


Agora que você sabe como vender seus produtos nessa rede social, é interessante mostrar aos seus seguidores sobre esse novo recurso. Assim, eles descobrem que podem comprar pelo aplicativo de forma fácil, segura e rápida.

Outra dica é otimizar suas publicações. Isso pode ser feito postando com mais frequência, realizando as marcações corretamente e incluindo os preços certos.

Ao seguir as dicas acima e configurar corretamente o seu perfil no Instagram shopping, é possível começar a vender na plataforma. Ainda, uma dica para atrair mais clientes, é o investimento em marketing. Isso pode melhorar a qualidade dos seus posts e gerar mais interesse nos clientes.


Então, se você deseja aumentar as suas vendas, saiba que nós da Roma podemos ajudar. Oferecemos serviços de mídias sociais para alavancar seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

bottom of page