dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

Como fazer um anúncio que converte?

Se você está com dúvidas de como fazer um anúncio que converte, neste artigo apresentaremos diversas dicas e técnicas que podem ajudá-lo.


A publicidade paga é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca. Uma vez que você atraiu seu público para sua página, a próxima etapa é garantir que esses visitantes comprem o seu produto ou se inscrevam para receber a sua oferta.

No entanto, muitos gestores têm dificuldades em transformar os cliques de um anúncio em reais conversões. Então, continue lendo e acompanhe as dicas que separamos para você criar anúncios que convertem!


Aprenda como fazer um anúncio que converte


Atualmente, diversas empresas apostam nas mídias pagas para divulgar sua marca, produto ou serviço. Elas utilizam plataformas como Facebook e Instagram, que são ferramentas excelentes para fazer marketing digital.

Contudo, os anúncios orgânicos diminuíram consideravelmente nas redes sociais devido aos seus algoritmos. Então, na intenção de contornar esse problema, a solução ideal seria investir em anúncios pagos. Porém, existem alguns casos em que esses anúncios não apresentam boas taxas de conversão.

Para a marca que investiu seu dinheiro, isso é bastante prejudicial. Mas, o problema pode estar na forma em que essas publicidades são criadas. Portanto, veja as dicas a seguir sobre como fazer um anúncio que converte a fim de melhorar os seus resultados e atrair novos clientes.


Defina os seus objetivos


Dependendo dos seus objetivos, há diferentes ações que devem ser estabelecidas para atingir o alvo desejado. Se você deseja promover um evento, por exemplo, a compra de ingressos e o cadastro no seu site são boas metas de conversão.

Nesse momento, é muito importante pensar no que você deseja alcançar para sua campanha e seu negócio. Isso pode variar entre gerar mais leads, montar uma lista de contatos, fechar mais vendas etc. A partir disso, é possível definir os outros elementos que ajudam a criar um anúncio que converte.


Segmente seus clientes


Redes sociais como o Facebook tem um grande poder de segmentação. Isso quer dizer que seus anúncios podem chegar exatamente nas pessoas que você deseja. Além disso, essa plataforma permite que você escolha quem deve ver e interagir com os seus anúncios.

Esse é o poder da segmentação de clientes. Essa estratégia permite que você crie campanhas personalizadas para um público específico visando atingir usuários que se interessarão pelo seu produto ou serviço.

Dessa forma, seu negócio consegue focar seus esforços no perfil ideal, podendo gerar mais lucro e converter mais usuários.


Varie seus anúncios


Outra dica de como fazer um anúncio que converte é criar ações variadas. Para isso, você pode apostar em diferentes formatos de anúncios na intenção de ver qual funciona melhor para a sua audiência e seus objetivos. Alguns exemplos de formatos são:

  • Vídeos;

  • Fotos;

  • Carrossel;

  • Texto;

  • Gráficos.

Esses testes ajudam o profissional a encontrar o formato ideal de anúncio. Assim, sua estratégia torna-se mais eficiente, melhorando a taxa de conversão.


Analise as campanhas dos concorrentes


Essa dica é fundamental para otimizar as suas próprias campanhas e encontrar um diferencial no mercado. Geralmente, os concorrentes vendem um produto similar ao seu, por isso, analisar quais táticas são utilizadas por eles pode trazer novas ideias para sua empresa. Isso ajuda a melhorar sua estratégia e criar anúncios que sejam atrativos.

Além disso, essa é uma maneira de evitar erros nas suas campanhas, já que você terá observado o que deu certo para a concorrência. Assim, é possível criar uma campanha mais eficiente do que as já existentes no mercado.


Anuncie nas horas de maior tráfego da sua audiência


Outra dica bastante importante sobre como fazer um anúncio que converte é prestar atenção no horário de publicação. Os profissionais que não são da área de marketing podem não se preocupar com esse ponto, mas ele é muito relevante. Afinal, como saber qual horário meu público está online?

É simples, você precisa analisar os dados e monitorá-los para perceber qual é o horário que há mais visitantes e interações. Normalmente, as redes sociais como Instagram e Facebook, oferecem um relatório com essas informações de graça — basta ter um perfil comercial.

Além disso, há diversas ferramentas de marketing digital que auxiliam nessa estratégia a fim de otimizar os processos e melhorar os resultados do seu negócio. Portanto, utilize esses recursos para analisar as horas de maior tráfego da sua audiência e veicular os anúncios com o objetivo de serem vistos pelos usuários.


Utilize técnicas de copywriting


Copywriting é uma técnica de escrita que tem como objetivo persuadir visitantes a realizarem uma ação. Geralmente, ela faz com que a pessoa clique em um anúncio, compre um produto, assine uma newsletter e entre outros.

Por isso, é muito importante que a mensagem esteja alinhada a proposta da campanha. Se isso não ocorre, os indivíduos podem abandonar a página e assim, você perde conversão.

Porém, aplicar o copywriting com eficiência exige conhecimento de quem é seu público e sua persona. Dessa forma, é possível optar por uma linguagem adequada a sua audiência, que chame atenção e impulsione o usuário a realizar uma ação.


Prepare sua landing page


O último elemento que auxilia na conversão é a landing page. Normalmente, o usuário que realizou a ação indicada no anúncio é direcionado para uma página do seu site. Por isso, ela precisa estar devidamente otimizada para atrair o cliente, sem que ele desista.

Se o link da campanha levar para uma página genérica, há uma maior possibilidade do usuário precisar navegar até onde deseja para adquirir o produto ou serviço que se interessou. Isso desviará a sua atenção. Portanto, o ideal é manter o foco no seu objetivo principal por meio de uma página de destino personalizada, o que aumenta chances de realizar uma venda.


Agora que você sabe como fazer um anúncio que converte, comece aplicando essas dicas no seu negócio. A partir delas, é possível atrair clientes, melhorar seus resultados e alavancar suas vendas. Você também pode contar com profissionais especializados para realizar campanhas e anúncios que geram mais venda e conversões.


Então, se você gostou deste artigo e se interessou em melhorar as suas campanhas, conheça nossos serviços de mídias sociais, inbound marketing, branding e Google Ads!