dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Por que likes não são tudo?


Ter muitas curtidas no Facebook ou no Instagram é mesmo incrível, mas será que isso indica aumento no faturamento? Entenda por que likes não são tudo e saiba o que realmente representa sucesso nos negócios.


Decerto, ter muitas curtidas nas fotos das redes sociais sugere que nosso perfil seja popular, ou no mínimo, interessante – afinal, ele desperta o interesse alheio. Mas será que no mundo dos negócios, isso realmente faz a diferença no que diz respeito as vendas?

Os likes servem para muitas coisas, como por exemplo, mensurar a própria autoestima. E isso serve tanto para perfis pessoais, quanto para perfis empresariais.

É comum nos depararmos com empresas que fazem de tudo para aumentarem suas curtidas no Facebook ou no Instagram. Sobretudo, porque acreditam que esse é um meio de estimular e promover seu engajamento nas redes.

E elas não estão erradas! As pessoas realmente se sentem mais estimuladas a seguir páginas e curtir publicações, que são mais populares, e geralmente, isso é medido de acordo com o número de curtidas que elas têm.

No entanto, existe um jeito de burlar o crescimento orgânico de uma página ou publicação – pagando publicidade para as redes sociais.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Revista SUPER, só no primeiro trimestre de 2019, o Facebook ganhou mais de US$3,5 bilhões com publicidade. Ou seja, isso revela o quanto pessoas e empresas estão ‘dando um jeito’ para sair na frente dos concorrentes e se destacar nas mídias sociais.


Mas então, por que likes não são tudo?


Embora a quantidade de likes possa encorajar outras pessoas a clicarem em suas publicações ou fotos, é preciso conhecer um termo que tem se popularizado entre os profissionais do Marketing Digital: as métricas da vaidade.

Em suma, as métricas da vaidade representam tudo aquilo que não ajudam nas tomadas de decisões. Ou seja, elas não devem ser ignoradas, porém não conseguem mensurar a saúde do seu negócio.

Para que fique mais claro e você possa compreender o que isso representa, confira as principais métricas da vaidade que podem ‘confundir’ seu plano de marketing:


Likes


Os famosos ‘corações’ no Instagram ou Twitter, bem como as diversas interações no Facebook, são consideradas a principal métrica de vaidade.

Afinal, isso apenas significa que as pessoas podem ter gostado da frase, imagem ou até mesmo, do artigo publicado em seu perfil, contudo, um like não é o bastante para dizer se elas estão preparadas, ou a fim de comprar um produto ou serviço da sua empresa.


Compartilhamentos


Outra métrica da vaidade que deixa muitos empresários encorajados, é o alto número de compartilhamentos.

No entanto, infelizmente o fato das pessoas compartilharem o seu conteúdo, não quer dizer que elas estejam pagando por alguma ideia sua.

Ainda que os compartilhamentos sejam algo bom para qualquer página empresarial, pois pode levar mais tráfego para seu site, ou página de vendas, eles não representam um aumento no faturamento.

Eles são importantes? Muiiiito. Mas não foque apenas nele. Entenda que a conversão que ele gera, deve ser muito mais importante que o simples compartilhamento.


Seguidores


Essa aqui é uma das métricas mais vaidosas do mundo!

Brincadeiras à parte, todo mundo deseja ter milhares de seguidores nas mídias sociais, mas isso também não dita regra sobre o sucesso do seu negócio. Principalmente, se você não tiver uma boa Estratégia de Marketing Digital.

Nesse outro artigo da Roma, você pode conferir os principais indicadores das mídias sociais. Vale a pena ler, pois lá falamos um pouco mais sobre qual a importância de conhecê-los bem!


Mas se likes são diferentes de venda, o que realmente importa?


Afinal, por que likes não são tudo atualmente?

Como explicamos anteriormente, existem as métricas que podem interferir negativamente na mensuração de resultados – mas isso, só se você não souber como analisar o seu negócio digital.

Diante disso, vale dizer que como todo bom investimento, é preciso calcular o ROI do seu negócio, afinal, você investe dinheiro em suas campanhas, em prol de resultados favoráveis para sua empresa.

E é por isso que os likes não são tudo, pois eles não servem como base para esses cálculos tão importantes!


E por que likes são diferentes de venda?


Porque o que realmente importa para afirmar se um negócio está ou não faturando como deveria, é um conjunto de fatores divididos em:

  • Taxa de Conversão de Campanhas – Tanto para campanhas no Google Ads, como no Facebook Ads – é a taxa de conversão que indica se o tráfego que está indo para suas páginas realmente está resultando em conversões.

  • Número de Visitantes – Através dele é possível descobrir quantas pessoas visitaram seu site pela primeira vez. Ou seja, ele difere do número de pageviews, que por sua vez, mostra quantas pessoas visitam o site em demasia. Isso representa a movimentação do funil de vendas e é essencial para garantir que sua audiência esteja em ascensão.

  • Conversões do funil – Por meio das conversões é possível dizer se as campanhas estão ou não funcionando. Um exemplo disso é, quando você recebe um novo assinante de newsletter, ou alguém baixa um conteúdo gratuito em seu site.

  • LTV (lifetime value) – Essa métrica revela o valor de cada cliente. Em síntese, é ela que te avisa quanto vale o custo com lead. Lembrando que quando os clientes retornam e compram repetidamente com você, o seu negócio tem mais lucratividade.

  • CAC (custo de aquisição por cliente) – Por fim, a métrica mais importante para empresas que estão avançando no segmento. Ela revela como está a taxa de crescimento anual e se o seu negócio está, ou não, saudável financeiramente.


Conclusão


Não se esqueça que é importante nutrir as métricas da vaidade, pois elas podem garantir que seu negócio seja bem visto e deslanche com maior facilidade.

Entretanto, não foque apenas nisso!


Para garantir que tudo saia como o planejado converse com um especialista em branding e tenha o controle total sobre a o rumo do seu negócio digital.

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.