top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como obter resultados com o marketing digital?



A importância das mídias digitais

Com o aumento da importância das mídias digitais, muitos empreendedores começam a se perguntar como é possível obter resultados melhores dentro das estratégias online. Isso depende muito da característica do negócio, porém uma coisa é certa: qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e segmento, pode e deve apostar no marketing digital para se tornar mais competitiva dentro do mercado. Hoje em dia, empresas que não dão atenção para o meio online estão perdendo muitas oportunidades de divulgação por meios mais baratos e muito mais efetivos do que aquelas feitas offline.

Como definir a estratégia

Para realizar uma estratégia que funcione é preciso definir quais os resultados esperados, isso faz com que todas as ações realizadas apontem para um mesmo objetivo. Empresas que querem se comunicar com seus clientes de forma efetiva e segmentada precisam entender algumas estratégias importantes e também seguir alguns passos essenciais para conseguir chegar lá.

Os passos para o sucesso

A primeira coisa que precisa ser feita é a geração de tráfego no seu site. Através de ferramentas como o Google Analytics, é possível ter informações muito ricas e dados como número de pessoas que entram no site, quais menus são mais acessados, quanto tempo o usuário passa em cada parte do site, entre outros. Para conseguir um bom resultado com marketing digital é necessário saber analisar esses dados e estabelecer metas e métricas para enxergar se as estratégias estão realmente fazendo a diferença.

Depois disso, o primeiro passo para ter sucesso com marketing digital e com redes sociais é conhecer a fundo o seu público, o mais importante aqui não é somente o conteúdo que é criado, mas para quem ele é criado. O marketing digital se baseia em conteúdo certo, para a pessoa certa no momento certo. Para conseguir essas respostas é preciso criar uma persona através de pesquisas com seus próprios clientes.

O que fazer com a persona já definida

Com a persona desenhada é realizada a jornada de compra da mesma, onde é possível enxergar todas as oportunidades de conteúdo, canais de divulgação e momentos certos para a distribuição de cada conteúdo. Essas duas etapas são fundamentais antes da realização de qualquer material digital.

Com a persona sempre em mente, os profissionais de marketing sabem qual a melhor maneira de conversar com seu público, o que atrai ele e o que definitivamente não chama a atenção. Trabalhar sempre com conteúdos relevantes e que fazem a diferença na vida das pessoas que os consomem é muito importante para conseguir resultados positivos no marketing digital.

A verdadeira diferença do marketing de resultados

A grande diferença desse tipo de marketing é que a segmentação é muito importante. Antes as empresas faziam comerciais de televisão para atingir o maior número de pessoas possível, sem pensar se aquelas pessoas eram realmente seus possíveis clientes. Hoje tudo mudou e o marketing digital permite que estratégias sejam desenhadas da maneira mais segmentada possível, sendo muito mais fácil atingir potenciais clientes, investindo um orçamento de maneira muito mais certeira.

Com as estratégias desenhadas é só colocar em prática e nunca deixar de analisar os resultados, mudanças de planos também são muito possíveis no marketing digital e acontecem sempre quando algo não sai como planejado.


bottom of page