top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais da sua marca

O engajamento nas redes sociais é uma das formas das empresas ganharem visibilidade, fortalecerem a marca, criarem um relacionamento com o cliente e aumentarem suas vendas.


No entanto, chamar a atenção dos usuários da internet pode ser um grande desafio para os empresários e gestores. Isso se torna ainda mais complicado em um mercado competitivo, o que pode deixar um negócio estagnado nas mídias sociais.

Porém, apenas estar presente nas redes não é suficiente. É preciso ter uma estratégia eficiente de marketing. Dessa forma, é possível conseguir curtidas, compartilhamentos e comentários para criar um espaço que seja capaz de alavancar as suas vendas.

Continue lendo e confira algumas dicas de como aumentar sua relevância nas mídias sociais!


A importância do engajamento nas redes sociais


Engajamento refere-se a qualquer interação que uma pessoa tem com sua empresa. Isso pode ser por meio de um comentário, uma curtida ou compartilhamento em uma publicação. Com seguidores engajados, sua empresa consegue formar uma audiência que confia e gosta dos seus produtos ou serviços. Ao conquistar fãs da sua marca, você consegue obter muitos benefícios, como:

  • Fidelização do cliente;

  • Aumento do tráfego no seu site;

  • Divulgação e reconhecimento da sua marca;

  • Crescimento das vendas.

Contudo, para garantir essas vantagens, é fundamental construir um relacionamento com o cliente e ter uma boa comunicação. Por isso, além de estar presente nas redes sociais, sua marca precisa criar um diálogo com o consumidor. Portanto, o engajamento nas redes sociais é uma forma de conquistar esses pontos positivos para sua marca destacar-se da concorrência.

Porém, um problema muito comum entre os empreendedores é chamar atenção dos clientes e engajá-los. Na intenção de facilitar esse processo, separamos algumas técnicas que ajudam a atrair os consumidores. Acompanhe a seguir!


Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais


Se uma empresa não tem uma boa estratégia de marketing e uma linguagem adequada para falar com o seu público, provavelmente, ela criará publicações desalinhadas. Isso faz com que ela obtenha resultados poucos satisfatórios.

Além disso, as mídias sociais precisam ser entendidas como um meio que se obtém ganhos a longo prazo. Então, não basta apenas publicar de vez em quando. Alguns passos serão necessários para deixar seus posts ainda melhores. Veja as dicas que separamos para você!


Crie conteúdos relevantes


A criação de conteúdo com base nas necessidades da persona, como é feito no marketing de conteúdo, é uma ótima maneira de melhorar o engajamento nas redes sociais. Por isso, é interessante buscar resolver os problemas dos seguidores. Uma dica, é oferecer soluções de acordo com seu produto ou serviço.

Para isso, você pode criar conteúdos originais que sejam do interesse dos seus clientes. Por exemplo, posts que esclarecem suas dúvidas ou que acrescentem algo a eles. Isso pode ser feito por meio de fotos, vídeos, textos, infográficos, etc. Assim, você consegue melhorar seu engajamento, aumentando o alcance das publicações e melhorando o tráfego.

Além disso, seu negócio pode explorar diferentes formatos nas mídias sociais para atrair mais consumidores. Porém, é sempre importante ficar atento ao seu público a fim de perceber quais são suas necessidades, quais tipos de publicações eles se interessam mais e em quais meios de comunicação eles estão presentes.


Faça anúncios otimizados


Além da criação de conteúdos de qualidade, você precisa fazer anúncios otimizados para que seus clientes tenham interesse em compartilhá-los e comentá-los, proporcionando uma interação.

A utilização de CTAs (call to action), por exemplo, pode ser uma ótima maneira do seu público comentar e compartilhar seus conteúdos. Essa técnica trata-se de uma chamada para o leitor realizar uma ação, como pedir para ele comentar se gostou do seu post.

Além dessa estratégia para melhorar o engajamento nas redes sociais, você pode utilizar os “ads”. Eles estão presentes em canais como o Facebook e Instagram e são incríveis para fazer remarketing. Isso significa que você pode atrair a atenção de potenciais clientes que já demostraram interesse nos seus produtos ou serviços, aumentando a taxa de conversão dos anúncios.


Conheça a sua persona


Como dissemos, o conhecimento da persona é fundamental em uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de criar um conteúdo relevante. Ela é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. A partir disso, você consegue criar uma personagem que tenha relação direta com quem sua marca deve conversar.

Geralmente, a definição de um grupo de pessoas como público de sua empresa é muito abrangente. Isso prejudica a produção de conteúdo para suas redes sociais. Ao adotar o conceito de persona, é possível direcionar o post de forma adequada, já que você conhecerá suas dores e seus objetivos. Além disso, ela ajuda a identificar a linguagem ideal para você utilizar nas suas publicações, quais temas abordar e muito mais.


Tenha uma identidade visual


Uma empresa que investe na sua identidade visual consegue destacar-se da concorrência e deixar seus meios de comunicação ainda mais profissional. Esse recurso também ajuda a melhorar a autoridade da marca, além de aperfeiçoar sua imagem no mercado e atrair clientes.

É importante ter em mente que essa melhoria no visual do seu empreendimento também é uma forma de melhorar o engajamento nas redes sociais. Isso porque muitos consumidores são atraídos por marcas que transmitem uma imagem positiva e confiável.


Monitore e mensure os resultados


Outra dica importante no marketing digital é a análise a mensuração dos resultados das suas interações nas mídias sociais. Essa é uma estratégia que ajuda sua empresa a observar quais publicações são do interesse do seu público. Além disso, é por meio dessa técnica que um gestor consegue verificar se os conteúdos têm algum impacto nos seus clientes.


Agora que você entende a importância do engajamento nas redes sociais e conhece algumas dicas para melhorá-lo, comece aplicando-as nos seus meios de comunicação. Dessa forma, você poderá obter resultados satisfatórios e atrair mais clientes. Caso você precise de ajuda com essa estratégia de marketing digital, conte com nossa equipe!


Nós da Roma somos uma empresa especializada em marketing que pode ajudar você a crescer no mercado e alavancar seu negócio. Oferecemos serviços de mídias sociais, branding, inbound marketing e Google Ads. Acesse nosso site e conheça mais!

bottom of page