top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

O que é marketing de conteúdo?


O marketing de conteúdo hoje se tornou uma estratégia para os negócios. Mas o que é de fato o Marketing de Conteúdo?

De uma forma bem simples, podemos dizer que o marketing de conteúdo é a utilização de conteúdos relevantes com alto impacto para a atração de clientes. Ele vem se tornando cada vez mais relevante ao longo do tempo e é considerado um dos pilares do inbound marketing.

A sua origem é registrada no ano de 1895, quando John Deere lançou uma revista chamada “The Furrow”, com o intuito de informar e esclarecer as dúvidas dos clientes, referente aos seus produtos. Atualmente a revista circula em mais de 40 países.

A partir daí o marketing de conteúdo passou por várias adaptações, mas nunca perdeu a sua essência. E hoje é considerado uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.

Para que você possa gerar o conteúdo que alcance o seu público-alvo é importante montar primeiramente a sua persona. Se você ainda não sabe como montar a sua persona, acesse o nosso artigo o que é uma persona e como criá-la.

Você sabe quais são as ferramentas de marketing de conteúdo mais comuns e que você pode utilizar na sua empresa? Bem, se você não sabia, isso agora não é mais o problema. Confira:

1 - Blog

Esse é o melhor e mais difundido canal de divulgação de conteúdo. O blog te torna próximo do seu público de uma maneira bem pessoal.

Para que o seu blog tenha uma boa conversão e uma grande quantidade de cliques, é importante saber utilizar técnicas de SEO básicas, pelo menos na utilização de palavras-chave.

Outro ponto importante é a consistência dos artigos, ou seja, o seu conteúdo deverá ter relevância para o seu público. Se você escreve artigos copiados, iguais a outros sites ou mesmo conteúdos vazios que não geram um valor ao público, esses artigos não irão converter e não irão fidelizar o seu público.

2 - Mídias Sociais

É outra forma de aproximar a empresa da sua persona e criar laços de amizade. Há muito tempo, as redes sociais deixaram de ser utilizadas apenas com a finalidade de entretenimento. E a grande maioria das empresas estão inseridas em, pelo menos, uma rede social.

E o que faz o marketing de conteúdo nas redes sociais? O mesmo que faz no blog! Conteúdo relevante e que traga algum tipo de valor para o seu cliente.

O melhor da rede social é o fato de vender sem estar diretamente vendendo. Mas como assim? Você vai gerar um conteúdo que faça com que o seu cliente admire a sua empresa. Faça a leitura do seu conteúdo valer a pena e fidelize o seu seguidor e cliente.

3 – Email marketing

Ao contrário do que se pensa, o email marketing ainda traz muito resultado para as empresas e é amplamente utilizado como ferramenta estratégica de marketing digital.

Utilizando uma boa estratégia na sua campanha de email marketing, você deve segmentar bem a sua persona. Ressaltando que a segmentação ajuda a aumentar a sua taxa de conversão.

Afinal, não vai trazer resultado você enviar um email falando sobre culinária tradicional para um receptor que está interessado em vida fitness.

4 – eBooks

Se você já possui um blog, a criação de um eBook se torna um pouco mais fácil. Junte todos os artigos que você tem com o mesmo tema e crie esse eBook, ajustando com cuidado para que tenha um conteúdo interessante e relevante.

Essa é uma das melhores maneiras de captação de leads, um dos principais motivos da geração do marketing de conteúdo.

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, que tal separar as opções para identificar qual a melhor ferramenta de geração de conteúdo para o seu negócio? Comece a captar novos leads diariamente através do marketing de conteúdo. Não sabe como fazer isso? Entre em contato conosco que lhe ajudaremos :)


bottom of page