A importância da identidade visual para o seu negócio

dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

A importância da identidade visual para o seu negócio



A identidade visual revela a essência da empresa além de mostrar para o mundo os valores e os princípios que norteiam os negócios. É através da identidade visual que a empresa é facilmente reconhecida no mercado.

Por tudo isso, a construção da identidade visual requer atenção e profissionalismo. Não podendo ficar a cargo de amadores, os quais não possuem os conhecimentos necessários para criar tanto o design da marca, como também os elementos que irão compor a identidade visual da empresa.

No primeiro contato com a empresa, o público observa de imediato a composição do ambiente e outros elementos que compõem a sua identidade visual. Pode ser uma experiência positiva ou negativa, tudo depende do cuidado que se teve ao construir a marca.

Para causar um impacto positivo ao público e estabelecer uma relação de afinidade entre a marca e o cliente, é importantíssimo desenvolver um projeto de identidade visual alinhado ao perfil do negócio que facilite o reconhecimento da marca no mercado.

A composição da identidade visual

A identidade visual da empresa é composta por elementos como o logotipo, tipografia, fachada, vitrine, design interior, cartão de visitas, impressos (folhetos, embalagens), modelo de uniformes, envelopamento de veículos da empresa, brindes e todos os materiais que serão utilizados em ações de marketing, publicidade e propaganda.

A base para o desenvolvimento da identidade visual da empresa, como mencionamos no início deste post, são os valores e os princípios contidos na declaração de missão e de como a empresa quer ser reconhecida no mercado. Tudo tem que ser pensado em detalhes para compor a identidade visual, harmonizando formas, cores e imagem.

A identidade visual tem que ser aplicada também aos canais digitais – website, loja virtual, blog, páginas em redes sociais, outdoor, e nas demais formas de propaganda. Assim, a empresa será facilmente identificada. É importante que a identidade visual inspire credibilidade e uma percepção positiva sobre a qualidade do atendimento, produtos e serviços.

A importância da identidade visual

Algumas empresas, para economizar, transferem a amadores a missão de construir a identidade visual. O resultado é péssimo. O símbolo que identifica a marca na maioria das vezes não tem a ver com a essência do negócio. Erros na escolha de cores e texto, tipologia incoerente com a marca, são exemplos de deslizes que comprometem a imagem do negócio.

Você já prestou atenção na identidade visual das maiores empresas do planeta? Se a identidade visual não fosse importante, as grandes companhias não teriam essa preocupação. Bastava oferecer os produtos e serviços desejados pelo consumidor.

Mas essas grandes empresas levam a identidade visual a sério, tanto que, uma mudança no design, ainda que seja mínima, requer planejamento e estudo para avaliar se o impacto será positivo para a marca.

Outro detalhe importante: observe sempre a identidade visual de grandes empresas. O que elas têm em comum? Simplicidade.

Estude a identidade visual de grandes companhias como Coca-Cola, McDonald, Google, Apple, Samsung, Boticário, Natura, entre tantas outras, e perceba como elas possuem uma identidade visual simples, mas forte e significativa.

Portanto, analise a identidade visual de sua empresa e perceba o que pode ser modificado. Contrate uma agência especializada e experiente para desenvolver o projeto. Quando tudo ficar pronto, aproveite para realizar ações de marketing para promover a nova imagem da empresa.

Gostou dessa dica sobre identidade visual? Compartilhe e leia outros posts no blog!


comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.