dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

Como usar influenciadores digitais na sua estratégia de marketing

Os influenciadores digitais proporcionam a sua credibilidade para que as empresas cheguem no público desejado. Veja como utilizá-los na sua estratégia de marketing!


Esses indivíduos também são capazes de gerar engajamento e influenciar o comportamento de consumo dos seus seguidores. Por isso, eles são uma ótima tática para os negócios venderem mais e alavancarem os seus resultados.

Essa estratégia também é chamada de Marketing de Influência. Ela visa engajar as pessoas na internet, que sejam referência no seu segmento de mercado, influenciando a sua decisão de compra. Certamente, em algum momento, você já foi impactado por uma ação desse tipo nas suas redes sociais!

Neste artigo, abordaremos alguns dos conceitos que envolvem essa prática e como aplicá-la na sua empresa. Acompanhe.


Saiba o que é um influenciador digital


Os influenciadores digitais são referências em suas áreas de atuação e possuem uma forte presença online. Geralmente, eles estão em canais como Instagram, YouTube, Twitter, Facebook e TikTok. Dessa forma, eles são capazes de produzir conteúdos que atinjam a forma como os usuários compram.

Por isso, é comum ver o digital influencer realizando propagandas de serviços ou produtos em suas redes, de forma espontânea e divertida. Normalmente, eles são pagos — o que gera negócio tanto para ele quanto para a empresa patrocinadora.

Um dos pontos interessantes dessa estratégia é que, nem sempre é necessário contratar a pessoa com mais seguidores. Nesse cenário, existem diferentes nichos e muitos pequenos negócios podem fazer parcerias para engajar seu público e criar um relacionamento.

Quando esse método é colocado em prática, trata-se de uma questão de tempo para os seguidores se envolvem com a sua marca. Além disso, tenha em mente que os influenciadores digitais têm grande poder de persuasão e, hoje, muitos usuários da internet confiam no que eles propagam.


Veja como usar influenciadores digitais na sua estratégia


Após entender o que é um digital influencer, você é capaz de conhecer como utilizá-los em uma estratégia de marketing digital. Então, confira nossas dicas para desenvolver uma campanha que gere resultados!


Tenha um objetivo definido


O primeiro passo para usar influenciadores digitais é criar uma persona para seu negócio. Depois, defina um objetivo claro para sua ação de Marketing de Influência. Alguns exemplos de metas a serem traçadas incluem:

  • Gerar vendas para a marca;

  • Gerar reconhecimento para a empresa;

  • Captar leads;

  • Aumentar a sua presença digital.

Além disso, escolha o melhor meio de comunicação para colocar em prática essa estratégia. Nesse momento, é pensado nos influenciadores digitais como um investimento para a sua marca. Por exemplo, se você é novo no mercado, é interessante que eles falem sobre o seu produto para despertar interesse no público.


Escolha um tipo de influenciador digital


Outra etapa importante é estabelecer qual o melhor tipo de influencer para o seu negócio. Para isso, mapeie os influenciadores digitais do seu segmento de modo a contratar a pessoa ideal para divulgar a sua marca.

Lembre-se de desconectar o seu gosto pessoal nessa tarefa. Isso porque, muitas vezes, a figura pública que você pensa que é legal pode não ser a certa para promover os seus produtos.

Hoje, existem diferentes nichos de influencers com uma quantidade de seguidores plausível, que geram resultados mais satisfatórios com um orçamento que cabe no seu bolso. Conheça alguns dos tipos de influenciadores:

  • Fit celeb: é aquela pessoa que é famosa, mas que encaixa perfeitamente no seu segmento;

  • Top celeb: são as celebridades que todo mundo conhece;

  • Jornalista: tem um alto alcance e influenciam por meio do que escrevem e falam;

  • Trendsetter: é o indivíduo conhecido por ser super conectado, que pode ajudar a posicionar sua empresa;

  • Público interno: diz respeito aos próprios funcionários da organização;

  • Autoridade: é o que entende o que está falando e são capazes de gerar leads qualificados para o seu produto ou serviço;

  • Ecossistema: é um conjunto de influenciadores dentro de um nicho que divulgam a mesma marca.


Estabeleça um tipo de estratégia com influenciadores digitais


Agora que você conhece os diversos tipos de influenciadores digitais, é necessário escolher aquele que se adéqua ao seu propósito a fim de criar uma estratégia eficiente. Há três maneiras de usar esses indivíduos:

  • Campanha: aqui, você cria ações estabelecidas durante um período específico com foco em objetivo final;

  • Ativação: trata-se de uma inserção pontual, como a participação da celebridade em um post patrocinado;

  • Embaixadores: nesse caso, a marca cria um relacionamento com o influenciador de modo que ele seja um promotor contínuo dos seus produtos ou serviços.

Uma vez que a empresa decide desenvolver uma ação com influenciadores digitais, é fundamental selecionar as pessoas certas para representar a marca. Então, tenha cuidado e avalie o histórico, as métricas, a liberdade de produção de conteúdo e não se esqueça de mensurar os resultados.


Entenda qual a relação dos influenciadores digitais com as marcas


Atualmente, a colaboração entre os influencers e empresas é uma grande tendência. Muitas delas precisaram se adaptar para acompanhar essa transformação e relacionar-se com os seus clientes na internet. Isso porque os influenciadores digitais são pessoas com cada vez mais relevância nos meios de comunicação.

Geralmente, os negócios enviam o seu produto ou serviço para esses indivíduos de forma gratuita, porém, em troca de exporem a sua opinião nas redes sociais. Além disso, muitos também são pagos pelas marcas para falarem e divulgarem um produto para os seguidores.

Por exemplo, uma loja de roupa online pode contratar um influenciador digital para divulgar as suas peças e também, oferecer um cupom de desconto. Assim, mais pessoas ficam interessadas por aquela propaganda e tendem a correr no site para comprar.

Outros segmentos, por exemplo, criam um time de influencers para se tornarem referência na sua área. Normalmente, vemos isso acontecer em setores como o de esportes, suplementos alimentares, entre outros.


Agora que você sabe como usar influenciadores digitais na sua estratégia, conte com esse método para conquistar o seu público e gerar mais vendas. No entanto, lembre-se de analisar e mensurar os seus resultados para verificar se as suas ações de marketing estão gerando os ganhos esperados ou se é preciso alterar a campanha. Caso tenha dificuldades de implementar essa tática na sua empresa, conte com uma agência especializada em marketing.


Gostou deste conteúdo? Conta pra gente ;)