top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

4 dicas para engajar ainda mais o seu Instagram



O Instagram é hoje a mídia social com o maior índice de crescimento no Brasil, chegando a mais de 50 milhões de usuários ativos.

Uma pesquisa realizada entre usuários brasileiros do aplicativo, mostrou que 83% deles seguem alguma empresa ou alguma marca específica. Além desse número, 50% ou seja, a metade dos respondentes afirma já ter adquirido um produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.

Sabendo que esta é uma mídia social que pode potencializar o seu negócio, preparamos este post com 4 dicas para engajar ainda mais o seu Instagram. Confira!

1 - Imagens de qualidade

O Instagram é um aplicativo inicialmente pensado para a fotografia. A ideia inicial da mídia social, era que o usuário pudesse criar seu álbum de fotografia em uma plataforma digital e além disso, que pudesse compartilhar essas fotos com amigos e conhecidos.

Desta forma é primordial utilizar imagens que chamem atenção para o seu negócio.

Utilize imagens de qualidade e que tenham uma relação entre si, ou seja, que possuam uma identidade visual. Se utilizar um padrão em uma foto, utilize o mesmo padrão em todas as outras fotos.

Além disso, é importante montar um feed organizado. Existem alguns aplicativos que auxiliam nessa montagem de feed, por exemplo: UNUM, Preview e Planoly.

2 - Textos chamativos

No Instagram não são apenas as imagens que importam. Suas legendas também precisam ser relevantes e chamativas. Você tem bastante espaço para desenvolver seu texto, porém o aconselhável não é abusar tanto deste amplo espaço. Aproveite esse espaço com textos diretos e criativos que ajudem a fortalecer o seu conteúdo destacando as vantagens do seu produto e/ou serviço.

Ao final do texto utilize também hashtags relevantes para o seu negócio, a fim de atrair novos seguidores e clientes em potencial.

O Instagram liberou recentemente uma função que permite seguir as hashtags, possibilitando acompanhar todo o conteúdo publicado através delas. Utilize bem essa novidade e tenha uma nova forma de divulgação da sua marca.

Você também pode colocar as hashtags mais relevantes para o seu negócio na sua biografia, para que seus seguidores identifiquem quais hashtags estão ligadas ao seu negócio. Não esqueça de acrescentar também em cada postagem.

Você sabia que a utilização das hashtags geram 12,6% mais engajamento?

3 - Stories e relacionamento

O stories é uma ferramenta do Instagram que deve ser amplamente utilizada. Isso porque atualmente traz um maior envolvimento do que o próprio feed e faz com que você tenha um bom relacionamento com o seu público.

O Instagram Stories possui 250 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Não deixe de responder todas as publicações e comentários dos seus seguidores, desta forma você criará um laço de amizade com o mesmo, podendo torná-lo seu futuro cliente.

4 - Publicações constantes

Um dos maiores motivos de engajamento no Instagram são as publicações constantes. Como engajar um público se você não mantém um conteúdo relevante para que ele venha a acessar?

Crie um conteúdo que mantenha o seu público interessado em visitar o seu perfil.

Crie uma identidade em suas publicações e mantenha postagens verdadeiras, as pessoas não gostam de perfis fora da realidade, muito pelo contrário os perfis mais seguidos são aqueles mais próximos da realidade, que mostram a pessoas como elas realmente são.

Por exemplo, se você tem uma empresa de fabricação de móveis, publique um vídeo do seu processo de fabricação, mostrando o dia a dia na fábrica, com os colaboradores. As pessoas querem se aproximar da sua empresa e conhecê-la.

Além do conteúdo verdadeiro é de grande importância que as postagens possuam um cronograma, para que o seu público tenha um conteúdo para consumir.

Entretanto, tenha cuidado para não postar em excesso. Procure saber qual o horário em que o seu público mantém maior engajamento, pois isso varia de perfil para perfil.

De acordo com essa informação você vai distribuir os horários das suas postagens, que podem ser de uma a três postagens diárias, o importante é não passar mais de um dia sem postar, quanto mais tempo sem postar mais o seu engajamento é reduzido.

As regras de engajamento mudam constantemente dentro do Instagram. Por isso é importante sempre acompanhar essas mudanças. Se você ainda tem dúvidas se deveria utilizar o Instagram como ferramenta para fazer o seu negócio crescer, acesse nosso artigo: a importância das mídias sociais para o seu negócio.


bottom of page