top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como acompanhar as campanhas de mídias sociais


Aprender como acompanhar as campanhas de mídias sociais é importante para ajustar o orçamento e redefinir estratégias. Afinal, diante dessas métricas, a equipe de marketing consegue analisar os resultados e melhorar o desempenho de futuras ações.


No chamado marketing tradicional, descobrir os números que comprovam os resultados positivos de uma campanha, é um verdadeiro desafio. Até porque, raramente será possível mensurar o retorno de ações como, panfletagem ou outdoor, por exemplo.

Acontece que no marketing digital é possível acompanhar detalhadamente as métricas de campanhas, sobretudo, das mídias sociais – que por sua vez, são cada vez mais efetivas.

Dentro do ambiente digital, cada ação é mensurável, resultando em um plano de marketing assertivo e de grande potencial.

Talvez a maior vantagem em descobrir como acompanhar as campanhas de mídias sociais, seja o fato de ter sempre em mãos um relatório detalhado, que revela o retorno (ou a ausência dele) em cada uma das ações aplicadas pela equipe de marketing.

Diante desse documento valioso, fica mais fácil traçar novas estratégias para futuras campanhas, bem como, ajustar as campanhas que já estão ativas.


Quais métricas avaliar?


Para acompanhar campanhas de mídias sociais o seu relatório precisa ser o mais legível possível, ou seja, claro e objetivo.

Portanto, será necessário criar uma estrutura de fácil compreensão. O ideal é distribuir as informações por tópicos, criando uma coerência entre cada uma das informações.

Todo relatório de mídias sociais conta com uma informação direta, sobretudo, de acordo com os objetivos de cada campanha. Afinal, o intuito desse documento é entregar os resultados, a fim de aperfeiçoar as estratégias já existentes.

As métricas são estatísticas, e dentro das mídias sociais existem diversos números que podem ser levados em consideração na hora de montar um relatório.

Entretanto, o que torna uma métrica mais relevante que a outra, é o fato dela comprovar o desempenho das páginas, do contrário, ela pode ser irrelevante para fazer parte do documento.

Sendo assim, se o seu objetivo com as mídias sociais é melhorar sua autoridade na internet e aumentar seu reconhecimento de marca, as métricas mais importantes para se acompanhar, são chamadas de KPIs (indicadores chave de performance):


Alcance e impressões

Quantas pessoas visualizaram e foram alcançadas por sua marca.


Engajamento

Quantidade de envolvimento com a sua página.


Crescimento da página

Nesse caso é preciso combinar dados para chegar a um número aproximado. Mas no geral, o crescimento da página é medido pelo número de curtidas, seguidores e comentários. Aqui também entra um conceito chamado “métricas da vaidade” (que pode ou não, ser relevante para o seu negócio, desde que estejam dentro do seu objetivo final).


Além delas, outras métricas podem se tornar importantes dentro do contexto analisado, como por exemplo, o número de conversões e o tráfego gerado.


A importância de ter um relatório detalhado


Depois de aprender como acompanhar as campanhas de mídias sociais, é necessário compreender sua real importância e todas as vantagens agregadas a esse processo de marketing.

Com um relatório detalhado você terá:


Reajuste estratégico

Através dos dados analisados é possível conhecer mais sobre determinado público e persona, para criar campanhas com atributos mais efetivos. Muitas conversões acontecem a partir dessa análise detalhada.


Reconhecimento de marca

Com um relatório detalhado é possível melhorar a imagem do seu negócio na rede. Isso porque, fica mais fácil descobrir comentários negativos sobre sua empresa, ou ainda, saber em quais canais sua marca possui mais representatividade. Tudo isso influencia diretamente no impacto gerado pelas redes sociais.


Análise dos concorrentes

Quando você tem em mãos um relatório de mídias sociais, consegue mensurar sua participação no mercado dentro do seu segmento de negócio. Além de ser positivo para o aprimoramento de suas campanhas, você consegue descobrir onde os concorrentes estão errando. Esse processo é importante para sair a frente no mercado, oferecendo novas soluções para os clientes.


Diante dessas informações você será capaz de alinhar seu time de marketing com as necessidades do seu negócio nas redes sociais.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo em seu Facebook. E fale com um de nossos consultores para melhorar os resultados de suas campanhas nas mídias sociais.


bottom of page