top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como planejar ações de marketing


Aprender a planejar ações de marketing, pode ser essencial para difundir sua participação no mercado e sustentar o crescimento de sua empresa na rede.


O planejamento de ações de marketing, tem por objetivo, alcançar as metas estabelecidas para o desenvolvimento de uma marca, produto ou serviço.

Entretanto, muitas pessoas ainda ignoram o fato de que planejar ações de marketing, está além de dar um simples suporte ao time de vendas.

Na verdade, o plano de marketing é um forte atenuante das estratégias do Marketing Digital, que por sua vez, tem sido o maior ativo de muitas empresas.

Isso porque, esse planejamento é uma ferramenta que não serve apenas de apoio, mas também, tem sido o alicerce para manter muitos negócios em ascensão.


O que é um plano de marketing?


Basicamente, o plano de marketing é uma ferramenta de gestão, que busca manter a competitividade de uma empresa no mercado, sobretudo, liderando seu segmento.

Para planejar ações de marketing é necessário conhecer o seu nicho de mercado, principalmente, seus concorrentes e as estratégias utilizadas por eles.

E a razão disso, é que o seu planejamento vai exercer grande força sobre cada campanha executada, assim como, influenciará o posicionamento da sua marca no mercado.

Portanto, independentemente do seu objetivo, a ideia será aumentar a participação do seu negócio no mercado, e o plano de ação serve para sustentar sua marca de maneira positiva.

Para assegurar maior assertividade nas ações de marketing, o ideal é contar com profissionais especializados em elaboração e acompanhamento estratégico. Assim, caso necessário, será mais fácil lidar com correções e alterações que garantam a imagem positiva da empresa na rede.


Organização e observação do público-alvo


De antemão, para fazer com que as ações de marketing sejam efetivas, é preciso conhecer o público-alvo, e isso só é possível, a partir da organização e observação do mesmo.

Reunir informações e coletar dados, é imprescindível para aplicar estratégias e obter bons resultados diante do plano de ação.

Sabendo que o público-alvo é um determinado grupo de pessoas com características semelhantes, que por ventura, pode ou não consumir de você – o ideal é definir sua persona.

A persona é o perfil ideal de cliente, ou seja, quem apresenta uma série de comportamentos que se adequam a realidade do seu produto/serviço.


Como criar a sua persona para as ações de marketing?


Para garantir a organização necessária para seguir com o plano de ação, é preciso entender como criar a sua persona. E para isso você pode criar formulários online, ou ainda, realizar pesquisas pessoalmente, e assim, conhecer a fundo as necessidades de algumas pessoas.

Mas ao responder algumas perguntas simples, já é possível identificar a persona ideal para suas ações de marketing. Como por exemplo:

  • Qual a jornada de compra do seu cliente?

  • Em quais canais de comunicação eles estão presentes?

  • Quais as metas e os objetivos dos seus clientes?

  • Quais seus sonhos e como você poderá resolver os seus problemas?

Quer criar sua persona de um jeito ainda mais simples? Clique aqui e confira nosso post ;)


Planejamento de ações destinadas ao seu público


Depois de ter organizado a estrutura necessária para conhecer seu público e sua persona, o próximo passo é criar ações que atendam suas necessidades.

Lembre-se da importância de agir em função desse público em potencial. Fugir desse objetivo, pode resultar em um plano furado e sem fundamento algum.

Algumas ações de marketing que podem ser implementadas em seu negócio:


Comunicação direta com o cliente

O ideal é definir padrões para atrair a atenção dos clientes e reter a audiência do público. Para fazer isso, pense no que será oferecido (qualidade, preço, comodidade...). Além disso, utilize dos canais apropriados para falar abertamente com os clientes (redes sociais, email, WhatsApp etc.).


Análise do mercado e concorrência

Conhecer os fatores internos e externos que podem impactar o meio em que sua empresa está inserida, é muito importante para difundir seu planejamento de marketing.

Portanto, estude os produtos e serviços ofertados, bem como, a maneira em que são recebidos pelos clientes. Analise ainda os feedbacks, tanto sobre o atendimento, quanto sobre a qualidade dos produtos/serviços – tanto da sua empresa, quanto dos concorrentes.

Através dessa análise é possível traçar um plano de marketing efetivo e que realmente gere resultados positivos para o seu negócio.


Desenvolvimento de um cronograma

Ter um cronograma em mãos é essencial para planejar ações de marketing.

A partir dele, é possível monitorar as métricas e fazer um levantamento dos resultados. Diante do cronograma, você será capaz de avaliar o seu plano de ação, determinando o que ainda precisa ser melhorado para alcançar o sucesso!

Seu cronograma deve deliberar sobre quando cada ação será realizada, bem como, quais os esforços serão necessários para que cada tarefa seja executada com perfeição.

Para montar seu cronograma de marketing, você deve definir o objetivo e as metas da campanha; produzir uma planilha com os dados (registrar é sempre muito importante); definir os canais que serão usados; definir o orçamento que será destinado para a execução das campanhas; executar e coletar feedbacks.

Esse processo é contínuo e deve ser atualizado com antecedência antes do término de cada plano de ação.


Diante dessas estratégias, você já será capaz de planejar ações de marketing bem-sucedidas e realistas, tornando sua trajetória legítima e congruente.


Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo com os amigos do Facebook e nos conte como está o plano de marketing do seu negócio.

bottom of page