top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como captar os meus primeiros leads?


Está tentando captar os seus primeiros leads? Não sabe nem por onde começar? Nós vamos lhe ajudar.

Primeiro, vamos entender o que é Lead

A palavra lead consiste basicamente em um consumidor em potencial que interagiu com o seu conteúdo, clicando no seu anúncio, acessando sua página, baixando algum material ou entrando em contato através de um formulário.

Para conseguir captar um lead, utiliza-se diversas estratégias como por exemplo, criação de infoprodutos para trocar pelo contato de seu cliente em potencial. E para efetuar essa captação é necessário criar uma chamada para ação que realmente seja de interesse dele, estas chamadas são conhecidas como Call-to-Action no universo do marketing digital, as famosas CTA’s.

Crie conteúdos gratuitos para sanar alguma dúvida específica que a sua persona tenha em relação ao seu segmento de mercado, mas crie um conteúdo que tenha relevância de fato. Conteúdo “mais ou menos” tem um monte disponível.

Coloque-se no lugar do seu cliente. Você compraria um produto sem pesquisar a procedência? Compraria um material online sem saber se terá algum tipo de retorno? Ou, contrataria algum serviço sem ter referência? Por questões como estas, o conteúdo acabou ganhando maior relevância e é isso que as pessoas buscam: saber o que é, como fazer, por que ter, onde encontrar, etc.

Que tipo de material eu posso oferecer?

Sabendo que você vai adotar esta estratégia em seu negócio para conseguir os seus primeiros leads, nós listamos alguns tipos de materiais gratuitos que podem ser criados como uma atração para a captação dos mesmos.

1 – eBook

O tipo de infoproduto gratuito mais utilizado para captação de leads é o eBook. A escolha do tema é o primeiro e mais importante passo, escolha um que tenha relação direta com o seu negócio, mas que seja voltado para a sua persona, por exemplo se você tiver uma empresa voltada para a área de saúde, crie um material dentro da área de saúde, direcionado para o que os seus clientes costumam a ter mais dúvidas.

Ajude o seu cliente a encontrar respostas para algo que ele possivelmente não encontraria de maneira fácil. O jeito de você passar essas respostas tem que ser o mais prático e direto possível. Textos longos e complexos não chamam tanta atenção, por mais que o conteúdo seja perfeito. A não ser que o seu conteúdo seja voltado para uma persona mais complexa e culta, é claro.

2 – Planilhas

Se o seu tipo de negócio for por exemplo uma consultoria de negócios, as planilhas caem como uma luva.

Você pode criar planilhas de gestão de finanças pessoais e disponibilizar gratuitamente para o seu público em troca de algumas informações, como nome, email, empresa, se a empresa possui alguma consultoria, entre outras.

Vale lembrar que a quantidade de informação que você quer solicitar do lead, vai de acordo com o estágio do mesmo no funil de vendas. Logo, se ele está no topo do funil, geralmente é solicitado nome e email, para que ele não ache estranho deixar tanta informação para uma empresa que acabou de conhecer. E é lógico, com essas informações já é possível ir trabalhando com ele, fazendo-o avançar de etapa dentro do funil, oferecendo conteúdos mais completos.

3 – Checklist

Uma outra opção de infoproduto gratuito para captação de leads é a disponibilização de algum tipo de checklist.

Vamos combinar que organização é um assunto que está em alta!

Ciente dessa informação, avalie então, sempre de acordo com o eu negócio, que tipo de cheklist você pode disponibilizar que irá gerar um interesse do seu público.

4 – Vídeos

A última opção que damos para você gerar um infoproduto gratuito para o seu público são os queridinhos vídeos.

O mais importante é preocupar-se com que tipo de conteúdo atrai a sua persona. Avalie o que ela tem pesquisado e que tipo de assuntos demonstra interesse. Faça um teste com alguns clientes que você já possua e analise os resultados.

A partir dessas informações crie vídeos que levem para o seu público essas informações relevantes. Uma dica é utilizar sempre o “Como”, ou seja, como fazer isso ou como fazer aquilo. Vídeos com esses títulos tendem a atrair mais visitantes e respectivamente gerar mais leads.

Criei um material bacana. E agora?

O conteúdo por si só não vai gerar leads para você, é preciso ter uma página de explicação com um formulário para download. Essa página é a chamada: landing page.

A landing page é uma página criada com o objetivo de conversão dos usuários em leads. Nessa página você vai explicar o que é o seu conteúdo e convencer o consumidor de qual a vantagem de deixar suas informações nessa página em troca do respectivo material.

Esse é o penúltimo passo para a captação dos seus leads.

E qual o último passo?

A divulgação! Sem divulgar a sua página e o seu conteúdo torna-se muito complicado conseguir atrair esses leads.

Crie uma chamada bacana e divulgue em suas mídias sociais, talvez seja também o momento de fazer um post patrocinado para aumentar o alcance desse post e também da sua captação de leads.

Ah, é importante que você divulgue em mais de um canal. Faça um pequeno planejamento para lançar o material que vai te ajudar a captar os seus primeiros leads. Siga essas dicas e sucesso!

Você quer receber uma ajuda da Roma para colocar tudo isso em prática e começar a captar seus primeiros leads? Entre em contato conosco agora mesmo. Será um grande prazer poder alavancar o seu negócio.


bottom of page