dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

4 erros de marketing para evitar em 2021

O marketing digital é uma ferramenta com grande potencial para aumentar a visibilidade de uma marca e alcançar seu público-alvo. No entanto, é preciso ter cuidado para não comer alguns erros de marketing.


Apesar desse recurso ajudar a impulsionar as vendas de uma empresa e, consequentemente, aumentar seu lucro, existem certos cuidados. Um empreendedor que quer se destacar nas redes sociais, por exemplo, precisa ter atenção e conhecimento para evitar alguns erros comuns que podem prejudicar seu negócio.

Então, descubra quais são os erros de marketing que você não deve cometer em 2021!


1. Comprar seguidores


Esse é um erro que muitas pessoas cometem. No entanto, é comum pensarem que essa prática pode melhorar seus lucros, bem como o reconhecimento e a quantidade de clientes. Porém, a compra de seguidores, além de ser algo que custa caro, traz diversos perfis falsos e de indivíduos que não se interessam pelo seu produto ou serviço.

Além disso, esse erro de marketing diminui a taxa de engajamento nas redes sociais, prejudica a reputação da empresa e seus conteúdos podem perder relevância para ao algoritmo. Portanto, apesar dessa ideia passar uma impressão de sucesso e de resultados, ela significa o contrário para os empreendedores que querem melhores ganhos para o seu negócio.


2. Deixar potenciais clientes sem respostas nas redes sociais


Uma vantagem das redes sociais é que elas permitem obter uma resposta imediata do público, com comentários e interações. Então, é interessante que as marcas estejam preparadas para esses meios de comunicação e respondam às perguntas e interações do seu público.

Isso é importante, principalmente, em casos de clientes que desejam tirar dúvidas sobre um produto. Geralmente, essa prática pode beneficiar uma marca, pois o cliente pode se identificar com ela e sentir-se bem atendido de acordo com a resposta. Isso traz benefícios futuros, como uma compra ou a garantia de um potencial cliente.


3. Copiar publicações de concorrentes


Você sabia que plágio é crime? Pois é. Ele está relacionado a esse erro de marketing. Sabendo disso, não é legal copiar publicações de concorrentes, tanto pela questão do plágio quanto por ser algo que pode diminuir a credibilidade do seu negócio no mercado.

Isso ocorre porque, ao copiar uma post que já existe, você estará apenas replicando uma informação. Ainda, ela pode não ser interessante para seu público, o que reduz a taxa de conversão.

Outra questão é que, ao copiar um conteúdo que já existe, dificilmente seu negócio conseguirá se destacar. Para atingir esse objetivo, é preciso criar conteúdos inovadores e interessantes. Desse modo, é possível obter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e atrair mais clientes.


4. Esquecer de mensurar resultados


Mais um dos erros de marketing que alguns gestores cometem diz respeito a mensuração de dados. Ignorar os números e persistir nesse erro pode prejudicar uma marca.

Atualmente, as redes sociais, como o Instagram, oferecem um relatório gratuito e detalhado sobre as interações e crescimento obtidos em sua conta. Nesse momento, é preciso entender como olhar os gráficos e interpretá-los. Assim, é possível analisar suas atividades na intenção de tomar melhores decisões e planejar ações de marketing adequadas.


Portanto, é importante entender os erros de marketing citados para não cometê-los a partir de 2021. Porém, se você tem dificuldade de realizar atividades que melhorem seus resultados, procure por um profissional especializado para auxiliar você nesse processo. Dessa forma, é possível melhorar a presença digital da sua empresa e aumentar seus clientes.


Este texto foi útil? Se deseja acompanhar mais informações como essa, siga a Roma nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.