top of page
  • Foto do escritorBruno da Roma

O que são leads e como convertê-los em clientes

Leads são potenciais clientes da sua empresa. Entender como eles avançam na jornada de compra é um pouco mais complexo que isso e é determinante para o sucesso do seu negócio. 


Muitos empresários que ainda estão começando a ingressar no mundo do marketing digital não entendem bem a importância da conversão de leads. Por isso, nós formulamos esse artigo para aprofundar um pouco sobre o assunto. Confira!



O que é um lead?


Lead é um potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio, pois já demonstrou interesse no seu produto.


De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal em que ele tenha chegado.


Por conta disso, muitas estratégias de marketing focam na geração de leads. Embora nem todo lead vá se tornar um cliente, quanto mais leads você tiver, mais potencial você tem para transformá-los em clientes de fato!


Grande parte das pessoas que estão conhecendo uma marca não estão prontas para comprar. Então, elas ainda precisam passar por um processo de amadurecimento da decisão de compra.


As equipes de marketing e vendas ficam em contato com os leads, enviando conteúdos, até que eles estejam prontos para comprar. Aí, sim, a abordagem de venda tende a ser mais efetiva. *Sem spoilers, mas é o que estamos fazendo contigo, neste momento :)


Como conseguir leads?


O processo de obtenção de leads é bem delicado. Ele ocorre quando um usuário fornece alguma informação pessoal (dados de contato) para a sua empresa, como o seu e-mail ou WhatsApp, por exemplo.


O mais importante a se lembrar, no entanto, é que você deve continuar fazendo conteúdo de qualidade para o seu lead. Afinal, é por conta de um interesse no seu nicho que essa pessoa se tornou um lead em primeiro lugar. Logo, vale a pena estimular esse interesse.


Aprenda a aumentar a sua conversão de leads


Existem algumas táticas que você pode adotar para aumentar sua conversão de leads:


Apostar em um conteúdo em vídeo


Um vídeo pode ser especialmente atraente, sendo uma boa aposta para atrair os leads;


Usar técnicas de SEO


O SEO torna o seu conteúdo mais acessível através do Google, aumentando o seu alcance. Isso ajuda a atrair mais leads.


Invista na capacitação de seus profissionais de vendas


A atuação do time de vendas é importante para o andamento do processo de conversão. Tenha certeza de que seu time é qualificado e preparado para agradar o seu lead.


Crie e-books


Invista na criação de e-books que se aprofundam em um tema específico, que vá sanar uma dor muito comum na maioria dos leads do seu negócio. Isso tende a ter uma aceitação muito grande.


Como nutrir os leads?


Depois de capturar informações que possibilitem contato posterior com o seu lead, é fundamental nutrir esse relacionamento. Para isso, é preciso:


  • Definir a sua persona;

  • Criar e entregar materiais que o ajudem no avanço da compra;

  • Monitorar os resultados dessas ações.


O processo de nutrição de leads é essencial para a conversão dos clientes


Ao conduzir o lead pelo funil de vendas, é possível despertar seu interesse para suas opções disponíveis e fazer com que ele fique cada vez mais próximo e identificado com essas soluções.


Assim, o seu lead passa a ter maior confiança na sua solução ou no seu produto. Logo, com uma confiança maior na sua marca, as chances desse lead comprar de você é muito maior!


Conclusão


Com tanta competição pela atenção dos consumidores, fazer uma boa gestão de leads é o primeiro passo para garantir que a sua empresa esteja em contato com usuários que podem se tornar clientes de fato.


Parte do trabalho da gestão de leads é criar uma experiência completa para os seus possíveis clientes. Mas como fazer isso de forma eficiente? A Roma pode te ajudar!


Comments


bottom of page