top of page
  • Foto do escritorBruno da Roma

Como o Marketing Digital pode impulsionar o seu negócio?



Nunca se falou tanto em marketing digital. E isso faz total sentido! O raciocínio é simples: as pessoas estão conectadas, quase que o tempo todo. E agora, cabe a nós, empreendedores, sabermos como o marketing digital pode impulsionar nosso negócio.


Primeiramente, pense: qual é a porcentagem da sua persona que está conectada à internet hoje? O índice com certeza é alto! Para atingir esses usuários e fazer com que eles se tornem clientes, é fundamental que o Marketing Digital da sua empresa atue de maneira estratégica.


Então, se os clientes em potencial estão na internet, os negócios precisam estar também. Porém, sabemos que muitas vezes o empreendedor pode ficar perdido em como proceder.

Dessa forma, resolvemos te ajudar nesse texto. Vem conferir!


Você precisa conhecer as tendências do Marketing Digital


Se você é dono de um negócio, seja ele baseado no ambiente físico ou no ambiente virtual, é perda de tempo querer lidar com potenciais clientes da Nova Economia usando a mentalidade da Velha Economia.


Não existe outro jeito de ganhar escala, se não, através de estratégias digitais. Um negócio pode até funcionar sem estar imerso neste universo, mas as melhores oportunidades, com certeza aparecerão se você possuir um planejamento digital claro e executável.


Seu cliente consegue acessar as soluções do seu negócio pela internet?


Os dispositivos móveis acompanham a gente não só em casa, mas em qualquer lugar!

Do ponto de vista de quem tem um negócio ou quer empreender, a grande sacada é acompanhar a mudança de comportamento da tecnologia.


Com poucos cliques no celular, ficamos sabendo da previsão do tempo, encontramos um endereço, nos comunicamos através das mídias sociais, e, ainda, efetuamos e atendemos ligações telefônicas.


Assim, se o seu negócio não cabe em um celular, ele está fadado a desaparecer do mercado. E veja bem, até aqui não falamos de nenhum bicho de sete cabeças. Estamos falando de apenas, estarmos presentes no universo digital. É coisa bem simples mesmo!


Dicas práticas para impulsionar o seu negócio com o Marketing Digital


Esteja conectado


Primeiramente, é necessário ter o próprio site do seu negócio para demonstrar que realmente existem e gerar autoridade para os usuários que estarão chegando até vocês pela primeira vez.


Hoje, boa parte das pessoas que compram em lojas físicas tiveram produtos ou serviços buscados na internet antes. Por isso, é muito importante a empresa ter o próprio domínio.


Esteja em vários lugares


Além do site, é muito importante você estar presente nas redes sociais também, pois é ali que está grande parte da sua persona. O Instagram, por exemplo, alcançou em 2023 a marca de 113,5 milhões de usuários no Brasil, o que representa mais de 50% da população do país.


É óbvio que existem muitas redes sociais disponíveis. Será se você deve estar presente em todas as redes possíveis? A resposta é, não!


Está cada vez mais claro que as redes sociais estão segmentando cada vez mais o objetivo da sua plataforma. Cabe a você entender em qual das redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. E tudo isso deve estar bem claro no seu planejamento digital.


O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada para gerar conexões entre profissionais corporativos. Por tanto, se você é uma lanchonete de bairro, não faz muito sentido estar presente ali. Mas, se você é uma rede de lanchonetes, talvez já faça sentido. Pois o foco é atrair investidores, parceiros etc.


Seja encontrado na internet


Não adianta ter um excelente site publicado se ele não é encontrado! Ou seja, seu site precisa ser facilmente encontrado nos buscadores da internet, como, por exemplo, o Google.



Também invista em anúncios pagos


Você precisa investir em anúncios pagos para conseguir atingir o maior número de pessoas possível.


Através dos anúncios pagos você consegue quebrar a barreira do alcance orgânico (gratuito), que funciona de forma mais lenta. Essa estratégia funciona basicamente no formato de comprar um espaço para promover sua marca. Ou seja, você pode pagar o Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e o Google, para aparecer para um maior número de pessoas.


É claro que só aparecer não vai te trazer um retorno. Por isso é importantíssimo ter a estratégia bem definida para fazer com que essas pessoas alcançadas através dos anúncios pagos, sejam fisgadas por algum gatilho e tornem-se seus clientes. Assim, os anúncios pagos deixam de ser um custo para o seu negócio e passam a ser um investimento, pois vai te trazer retorno real - venda.


Explore o conteúdo


Crie um blog para escrever um bom conteúdo sobre a área em que a sua companhia atua.

Além disso, divulgue os conteúdos do blog nas redes sociais e crie campanhas de e-mail - newsletter - para entregar esses conteúdos para a sua base.


Os conteúdos, além de ajudar de fato a sua base de contatos, vai fazer com que os buscadores da internet comecem a entender que você possui autoridade no assunto. E assim, através do SEO - Search Engine Optimization (pt: otimização de mecanismos de busca) - o seu site começa a ranquear e quanto mais engajamento sua base trouxer no seu conteúdo, mais você vai subindo posições e consequentemente vai começar a aparecer nas primeiras posições. O que vai facilitar e muito no aumento dos seus resultados de forma orgânica.


Apresente as soluções!


Foque sempre em como a sua empresa pode ajudar as pessoas. Nesse sentido, o conteúdo é fundamental!


Lembre-se: o foco deve ser ajudar as pessoas! As pessoas fazem parte de empresas. E quando essas pessoas recebem uma ajuda sua, o sentimento de gratidão existe e isso vai ser convertido para você, lá na frente.


Salva isso aqui: divulgar dicas é uma estratégia melhor do que ficar divulgando promoções todos os dias.



Para finalizarmos, temos uma oportunidade única para você! Possuímos uma CONSULTORIA 100% GRATUITA para ajudar você nessa jornada. Quer saber mais? Clica no botão abaixo e fale com a gente!


bottom of page