top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Entenda o que faz um gestor de tráfego

Você sabe o que faz um gestor de tráfego? É fundamental entender tudo sobre essa área e descobrir como os especialistas podem ajudar a impulsionar o seu negócio!


Assim como o marketing se desenvolveu a partir do meio digital, o mesmo também pode ser dito sobre o gestor de tráfego.


Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que visa aumentar o fluxo de visitantes de um determinado local dentro da internet. O profissional responsável por essa gestão está ligado a diversas plataformas da internet, como buscadores e redes sociais.



Gestão de tráfego: o que é e para que serve?


A gestão de tráfego busca atrair mais visitantes para um site, blog ou uma rede social. Esses usuários podem ser atraídos organicamente (ou seja, por meio de conteúdos publicados pelo negócio) ou por estratégias de tráfego pago, em que as empresas realizam investimentos financeiros para aumentar a sua visibilidade.


Como funciona a gestão de tráfego?


Diversas funções envolvem a gestão de tráfego. Dentre elas, o segmento de público e a escolha de quais canais digitais são indicados para cada empresa.


Quais são os tipos de tráfego?


A seguir, apresentamos os principais tipos de tráfego existentes. Acompanhe:


Tráfego orgânico


O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que ocorre de maneira natural, a partir de pesquisas em buscadores como o Google. Porém, para que o negócio apareça nas melhores posições da busca é importante investir em marketing de conteúdo, focado na estratégia de SEO, que vai ajudar os buscadores da internet e te ranquearem nas primeiras posições.


Tráfego pago


O tráfego pago acontece por meio de anúncios em redes sociais, sites e mecanismos de busca, sempre com algum custo para quem contrata.


O Google Ads, o Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e Youtube Ads, por exemplo, são alguns dos principais canais de tráfego pago.


Existem dois tipos de tráfego pago:


Rede de pesquisa: ocorre quando a página patrocinada aparece nas primeiras posições da busca. Esse tipo de tráfego aparece com a tag “anúncio”.


Rede de display: ocorre quando a empresa compra um espaço em sites que têm parceria com o Google. 


Tráfego de E-mail Marketing


Esse tipo de tráfego ocorre quando as pessoas clicam nos links recebidos no seu e-mail. Geralmente, ele vem após o usuário se inscrever no site para receber algum conteúdo.


Nos casos em que os leads fornecerem os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de conversão são bem maiores!


A empresa deve aproveitar para investir nesse relacionamento, enviando bons conteúdos, descontos que irão reverter em aumento de clique na sua página e com grandes chances de conquistar o lead.


Tráfego direto


O tráfego direto é aquele em que o usuário já conhece o site de alguma forma e digita o nome da página no buscador. Por exemplo: eu já conheço a Romadigital, aí vou lá no Google, sei que o site deles é o romadigital.co e eu já escrevo isso direto lá e entro no site.



Mas o que faz um gestor de tráfego, afinal?


O gestor de tráfego é o profissional responsável por identificar qual a melhor estratégia que se adequa ao objetivo de cada cliente. É ele quem vai direcionar o cliente, para focar no tráfego pago, por exemplo, ou para o tráfego orgânico. Ou até mesmo para as duas estratégias em conjunto.


O gestor de tráfego, resumidamente, será o responsável por levar um volume maior de pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço, para a sua loja digital. Agora, a estratégia que o gestor de tráfego vai utilizar, vai depender de vários fatores. E a forma de atingir as pessoas interessadas pelo seu negócio, é outro ponto também.


Podemos afirmar que este profissional é um dos principais responsáveis pelo sucesso de vendas do seu negócio!

wp-romadigital.gif
bottom of page