dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

Linha editorial: como fazer?

A linha editorial é uma estratégia utilizada no Marketing de Conteúdo, que serve para definir quais assuntos serão abordados nas suas redes sociais.


Essa técnica é muito importante para o sucesso de uma empresa na internet. Para elaborá-la, é preciso criar os assuntos que se transformarão em conteúdos e pensar em questões como o público, suas principais dúvidas e a proposta de valor do seu negócio. Dessa forma, é possível qualificar seus visitantes e segmentar o tráfego recebido.

A seguir, explicaremos o que é linha editorial e como criar a sua. Acompanhe!


O que é linha editorial?


A linha editorial veio do jornalismo e é usada para definir as temáticas, valores e linguagens a serem abordadas em seus conteúdos das redes sociais ou de um blog. Nesse momento, é interessante criar essa estratégia que converse com sua persona, seu nicho, seus produtos e seu setor do mercado.

Basicamente, essa técnica proporciona um direcionamento para a criação de um conteúdo de valor. Afinal, com os assuntos definidos fica mais fácil divulgar informações importantes de cada tema. Ainda, ela é fundamental para a marca que deseja se comunicar de forma mais clara com seus consumidores.


Como criar uma linha editorial?


Agora que você entende o que é a linha editorial, veja algumas dicas de como criar a sua. Tenha em mente que essa tarefa não é complicada, mas é preciso ter atenção em todas as etapas, pois, exigem dados e pesquisas.


Conheça o seu nicho


O primeiro passo para elaborar sua linha editorial é conhecer o seu nicho. Nesse momento, procure destrinchá-lo para encontrar um segmento específico e os assuntos relacionados a ele. A partir disso, é preciso estudar esses dados para criar publicações que estejam relacionadas a sua área. Dessa forma, você impacta as pessoas certas.


Entenda a sua persona


A persona é essencial para qualquer negócio. Ela é capaz de transformar os processos da empresa e sua principal função é ajudar a entender quem são as pessoas que se interessam e se identificam com seus conteúdos. Com ela, você também terá informações valiosas na hora de criar a linha editorial das suas redes sociais.


Compreenda seus serviços


Entender o serviço ou produtos oferecidos pela sua empresa possibilita a criação de uma linha editorial eficiente. Por isso, faça uma análise SWOT — uma ferramenta que permite identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.


Defina seus temas


Após aplicar as etapas acima, é hora de pensar no conteúdo de fato. Sabendo que a linha editorial é formada por assuntos que serão abordados no seu perfil, escreva as temáticas com as quais você quer colocar em ação.

Para isso, faça um “brainstorm” e anote todos os temas que você gostaria de abordar em sua rede social. Depois, selecione alguns assuntos principais para compor essa estratégia.


Crie categorias de conteúdo


Por fim, crie categorias de conteúdos a fim de segmentar as temáticas e melhorar os resultados da sua empresa. Essa é uma etapa bastante importante para publicações em blogs. Nela, também procure definir a sua linguagem para a criação dos conteúdos.

Portanto, a linha editorial é uma técnica muito interessante para os gestores que desejam organizar os processos do seu negócio e criar conteúdos que gerem resultados. Além disso, ela está totalmente ligada à marca e seu público.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos ;)