top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Configurando a página do Facebook


Configurar a página do Facebook é um passo importante no desenvolvimento do seu negócio online. Afinal, a fanpage é o cartão de visitas de uma empresa, e a partir dela, novas possibilidades podem surgir para o seu empreendimento.


A página do Facebook, também conhecida por fanpage, representa o perfil corporativo de um negócio. Através dela, é possível oferecer serviços, montar uma loja, ativar um chat online e muito mais.

No Brasil, milhões de pessoas utilizam o Facebook diariamente, e migrar sua empresa para essa rede de relacionamento, é mais importante do que você imagina!

Dentre as principais vantagens de ter uma fanpage para o seu empreendimento, estão:

  • O aumento na autoridade de marca;

  • A possibilidade de utilizar diversos formatos de divulgação;

  • A análise comportamental do público-alvo;

  • O planejamento estratégico de campanhas.

Além dessas vantagens, após criar e configurar a página no Facebook você descobrirá outros benefícios em manter o seu perfil empresarial na rede.

A seguir, confira um passo a passo intuitivo para configurar a página no Facebook!


Como criar uma página no Facebook?


Primeiramente, é preciso criar uma página no Facebook, e para isso, acesse o Facebook com sua conta pessoal. Depois siga as seguintes instruções:

  • Ao abrir o seu Facebook, acesse a área de páginas que fica localizada no menu a esquerda da sua timeline.

  • Clique em “Criar Página” e uma nova página se abrirá para a ‘seleção de categoria do seu negócio’.

  • Escolha em qual categoria seu negócio se adequa melhor (negócios locais, empresa, marca ou produto etc.).

  • Em seguida, preencha corretamente os dados sobre o seu negócio e confirme para finalizar – certifique-se de não quebrar nenhuma regra do Facebook (leia os termos de páginas).

  • Pronto! A página foi criada!


Como configurar a página do Facebook?


Agora que sua página foi criada, é preciso aprender como configurá-la, visto que, essa etapa é fundamental para que seus clientes e público-alvo se interessem por suas publicações.

Para configurar a página do Facebook, a ferramenta oferece um layout intuitivo e bem simples de usar. Confira a sequência:

  • Uma área para inserir uma descrição sobre o seu negócio irá surgir, e nela você pode descrever sua empresa em até 155 caracteres. Seja breve, porém informe aos clientes o que eles precisam saber sobre seus serviços;

  • Feito isso, você terá a opção de inserir uma imagem de perfil para a página. Pode ser um logotipo, ou outra imagem que represente o visual da marca.

  • A opção de “adicionar a página aos favoritos” aparecerá, e é só confirmar para seguir.

  • Depois, é hora de definir o público preferido para a página. Essa etapa é muito importante, pois através dela, você conseguirá determinar a quem deseja alcançar com suas publicações. Foque em sua persona, ou seja, as pessoas que possuem maior potencial de comprar do seu negócio.

  • Ao preencher todos os dados do seu público, como idade, dados demográficos, preferências etc. – você precisa personalizar a fanpage. Clique em “Adicionar uma capa” e escolha uma imagem com dimensões de 828 x 315px (tamanho ideal para capa de Facebook).

  • No canto direito da tela você verá a opção “sobre” – adicione um endereço, telefone, link e o horário de funcionamento do seu negócio.

  • Você pode ainda, criar um botão de chamada para sua página. Para isso, clique em “Adicionar um botão” que fica abaixo da foto da capa da página. Selecione o botão que fica no menu suspenso e siga as instruções de inserção. Por fim, clique em “concluir”.


Como adicionar um administrador na página do Facebook


A princípio, sua página foi criada e já está configurada, mas é importante descobrir como adicionar uma função a alguém – que nesse caso, será o administrador da página.

Para alterar ou adicionar a função de um administrador de página no Facebook, você precisa:

  1. Clicar em Configurações na parte superior da sua página;

  2. Clicar em Funções administrativas localizada à esquerda;

  3. Digitar na caixa de busca, o nome ou o email do usuário que será o administrador;

  4. Clicar em Editor no menu suspenso, e atribuir nova função da página;

  5. Em seguida, clicar em Salvar e digitar a senha do seu perfil no Facebook para confirmar a ação.

Como resultado dessa configuração, você terá uma página ativa e pronta para ser utilizada com frequência por você e sua equipe.

Lembre-se que outras funções extras podem e devem ser exploradas, como o uso de respostas rápidas e o recurso de loja, por exemplo.

Além disso, é importante manter a regularidade nas publicações, assim o Facebook entende que sua página é relevante e passa a recomendá-la para outros usuários.


Agora que você já aprendeu como configurar a página do Facebook, compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e comenta aqui embaixo como está sendo sua experiência ao utilizar essa ferramenta em seu negócio.

bottom of page