top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como crescer com o Instagram Stories


Você possui uma conta no Instagram e não sabe como fazer para alavancar suas vendas? Descubra como aumentar suas conversões com o Instagram Stories.


Se você tem um negócio e precisa criar conteúdo de maneira consistente, saiba que é possível aumentar suas conversões com o Instagram Stories.

O Instagram é uma plataforma que oferece aos usuários uma experiência inovadora. Afinal, através dessa rede social, é possível criar imagens e vídeos dinâmicos, com o intuito de aumentar a interação entre as pessoas. Talvez a maior vantagem do Instagram esteja relacionada aos recursos, e é aí que entra a ferramenta Stories.

Um ponto importante sobre essa ferramenta, é que ela foi feita para ser efêmera! Isso porque, uma história do Instagram fica online por apenas 24 horas, o que difere esse recurso das demais publicações da plataforma.

Contudo, para aprender mais sobre como crescer no Instagram Stories, leia esse artigo até o final e saiba como usar esse recurso a favor do seu negócio.


Quais são os recursos do Instagram Stories


O Instagram Stories é uma ferramenta que pode garantir o engajamento de publicações, o que é excelente para quem possui um negócio online ou uma loja física.

Mas para conseguir o resultado desejado é preciso conhecer os principais recursos do Instagram Stories. A seguir confira o que separamos para você:


Responder Stories com fotos e vídeos

Você pode criar respostas criativas, com o botão nova câmera. Para isso, basta selecionar o botão enquanto assiste os Stories de um perfil. Depois é só enviar!


Inserir adesivos e textos

Ao criar um Stories é possível colar adesivos, textos, hashtags e até sua localização. É só buscar a opção desejada e clicar para adicionar.


Criar enquetes

Sua empresa pode criar uma enquete simples, com as opções de respostas: sim/não. Esse recurso funciona bem para quem deseja fazer uma pesquisa de mercado, por exemplo.


Rebobinar vídeos

Para criar vídeos criativos, ainda existe a opção de reprodução reversa. Antes de iniciar a gravação, é só selecionar o formato de câmera rebobinar e começar a gravar.


SuperZoom

Essa é uma das funções mais utilizadas do Instagram Stories, pois através dela é possível destacar um produto ou serviço, aumentando o zoom de um vídeo em um ponto estratégico da tela.


Transmissão Ao Vivo

Já pensou em fazer suas transmissões ao vivo, seja de um produto novo, ou de uma notícia sobre sua empresa? O Stories proporciona essa experiência e possibilita a interação instantânea do perfil com os outros usuários.


Destaque

Outro recurso muito interessante é o Destaque. Você pode salvar seus Stories em sua tela principal do Instagram (feed). Isso evita que ele desapareça em 24 horas como é de costume e ainda, guarda informações relevantes para o seu público.


Boomerang

Essa opção é bastante usada por quem gosta de criar vídeos rápidos, como se fossem fotos em movimento, são os chamados Gifs. É um recurso bem divertido e atrai muita gente!


Quais as melhores práticas?


Mas afinal, quais as melhores práticas para aumentar suas conversões com o Instagram Stories?

Estrategistas do Marketing Digital afirmam que isso pode depender da quantidade de seguidores, do nicho de mercado e da consistência das publicações. Por exemplo, os algoritmos do Instagram podem penalizar perfis que criam muitas publicações em seu feed. Mas isso não ocorre nos Stories, o que favorece perfis que gostam de criar muito conteúdo.

Acontece que para obter resultados expressivos, é preciso criar uma boa estratégia de conversão que seja adequada para o seu perfil. Algumas contas comerciais do Instagram podem publicar mais de 20 Stories por dia, sem sofrer nenhum problema. Pois possuem seguidores que interagem com cada uma das histórias.

Enquanto outros perfis, podem não render da mesma forma, o que deixa a conta obsoleta. E pode prejudicar sua autoridade perante a plataforma.

O ideal é desenvolver um conteúdo que atraia as pessoas certas, fazendo com que todas elas interajam com sua marca. Mesmo que para isso, você faça apenas 5 Stories por semana.


Quando publicar no Stories do Instagram?


Tenha em mente que você terá apenas 24 horas para se destacar das demais histórias e tentar ficar a frente no feed dos seguidores.

Sendo assim, a preocupação deve estar associada ao conteúdo criado. Quanto mais criativo for, maior a chance do seu Stories chamar a atenção das pessoas.

Na verdade, existem muitas teorias da conspiração relacionadas as visualizações do Stories, mas o que se sabe até agora, é que a plataforma prioriza o número de interações dos outros usuários com seu perfil. Ou seja, aqueles usuários que te mandam Direct, curtem suas fotos ou visitam seu perfil, tem maiores chances de visualizar seus novos Stories.

Mas o integrante da equipe de comunicação do Instagram, Paige Thelen afirma que os algoritmos da plataforma se baseiam em vários fatores, sendo os mais importantes:

· Possível interesse no conteúdo;

· Frequência de publicações;

· Nível de relacionamento com a pessoa.

Isso sugere que os algoritmos ‘empurram’ seus Stories para pessoas que acessam publicações relacionadas as suas histórias. Por isso, é muito importante focar na qualidade do conteúdo e não na quantidade de Stories.


Como aumentar a conversão de clientes


E agora que você já entendeu como funciona a criação e publicação do Stories, como usá-lo para aumentar a conversão de clientes?

Selecionamos algumas estratégias que podem aumentar suas vendas e te ajudar a crescer no Instagram Stories. Confira abaixo:


1 - Use a abuse dos recursos disponíveis – Faça colagens, crie vídeos divertidos, fotos coloridas e tudo mais que seja chamativo e atraente! Faça do Stories um espaço de publicidade gratuita e divulgue sua marca de maneira inteligente!


2 - Crie Call to ActionsUm estudo revelou que cerca de 10% dos seguidores assistem os Stories. Se em cada uma de suas histórias, você criar chamadas para ação - seja para efetuar uma compra no seu site, visitar seu blog, ou conhecer uma outra rede social – existe uma boa chance de realizar ao menos, uma nova conversão por Stories.


3 - Recurso Deslize Para CimaSe o seu perfil já tem mais de 10 mil seguidores, ele foi contemplado com o recurso “Deslize Para Cima”, que possibilita a inserção de links externos através do Stories. Desse modo é possível levar os seguidores para uma loja virtual, website do seu negócio, etc.


4 - Sacola de compras – Dá para inserir uma sacola de compras em suas novas histórias, direcionando os usuários aos produtos que estão a venda. Esse recurso facilita a navegação, agilizando a negociação do cliente com sua marca.


5 - Compartilhe outras histórias – Quando um usuário te marcar em alguma publicação, você pode compartilhar em sua história, fortalecendo seu relacionamento com o cliente e mostrando aos novos seguidores que sua marca valoriza seus consumidores.


6 - Use as enquetes para conhecer seu público – Para saber exatamente o que seu público espera do seu negócio, você pode criar enquetes semanais, como uma espécie de termômetro que avalia o perfil de cada um deles.


Depois de conhecer as estratégias de conversão para o Instagram Stories, é só aplicar em seu perfil e começar a usufruir dos resultados. Caso queira uma ajuda para aplicar essas estratégias em seu negócio, fale com um de nossos consultores gratuitamente!

bottom of page