dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

Como usar o Direct do Instagram no marketing digital

Hoje, o direct do Instagram se tornou uma excelente ferramenta de marketing digital, favorecendo muitas empresas que querem divulgar sua marca.


A plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, ajudando os negócios que desejam melhorar o relacionamento com o consumidor e aumentar sua visibilidade. Diante disso, um de seus recursos é o direct, uma ferramenta que pode ser usada por contas comerciais e pessoais na qual sua função é enviar mensagens individuais.

Sabemos que, para atingir os consumidores na internet, as empresas precisam estabelecer uma relação próxima com os usuários. Portanto, a troca de mensagens se torna uma grande oportunidade para solucionar uma dúvida, ganhar confiança e até mostrar um produto.

Para ajudar você, separamos algumas dicas de como usar o direct do Instagram no marketing digital. Acompanhe!


Ofereça suporte


É muito comum que os clientes enviem dúvidas sobre produtos ou serviços no direct do Instagram. Além disso, muitos desejam pedir uma ajuda específica, verificar alguma informação e até mesmo fazer reclamações.

Por isso, é importante que seu negócio esteja preparado para oferecer suporte aos clientes por meio desse recurso. Geralmente, é interessante utilizar mensagens próximas ao cliente e acolhedoras, que satisfaçam as suas necessidades. Assim, esse meio de comunicação estará sempre à disposição do seu público, fortalecendo a marca e desenvolvendo uma relação com o consumidor.


Reconheça, relacione e premie os seguidores mais leais


Outra maneira de usar o direct do Instagram ao seu favor é para se aproximar dos seus seguidores mais leais e premiá-los.

Tenha em mente que esses indivíduos já compartilham seus posts, curtem suas publicações e interagem com a sua marca. Uma vez que você passa a reconhecê-los com prêmios, é possível obter efeitos ainda mais positivos.

Normalmente, as recompensas não precisam ser físicas. Você pode enviar cupons de desconto, convites para eventos, brindes da marca e entre outras ações.

No final, isso ajuda na divulgação da sua empresa, pois o consumidor certamente vai querer mostrar para todos os seus seguidores e amigos o mimo que ele recebeu da marca que tanto gosta.


Colete feedbacks


O direct do Instagram é uma ótima estratégia de marketing digital para coletar opiniões e fazer pesquisas. A partir dela, você pode pedir sugestões para seus clientes a fim de ter uma estimativa de validação do produto ou serviço.

Por exemplo, a ferramenta de enquete que a própria plataforma disponibiliza nos stories é uma ótima maneira de coletar feedbacks. Há também o recurso de caixa de perguntas, em que você faz uma pergunta e seus seguidores respondem no campo sugerido.


Utilize mensagens programadas


Uma das melhores táticas do direct do Instagram para o seu marketing digital são as mensagens programadas. Elas são automáticas e você pode criá-las de forma personalizada, de modo que sejam enviadas quando o perfil do seu negócio ganha um novo seguidor, por exemplo.

Quando um usuário do Instagram recebe uma dessas mensagens, ele se sente reconhecido e tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua marca. No entanto, esse recurso não faz parte da plataforma. Ele precisa ser feito por meio de aplicativos de terceiros.

Portanto, o direct do Instagram, assim como a própria plataforma, é uma ferramenta para divulgar seus produtos e gerar mais vendas. Para melhorar ainda mais esses pontos, você também pode contar com profissionais especializados em marketing para criar estratégias para sua marca. Assim, é possível conquistar sua audiência por meio das ações mais certeiras.


Gostou das dicas deste artigo? Para transformar sua empresa, conheça nossos serviços de marketing.