top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Por que devo investir em podcasts?

Os podcasts são um conteúdo em formato de áudio e uma das suas vantagens é o fato deles poderem ser ouvidos por qualquer pessoa, em qualquer hora e lugar.


Esse formato de mídia vem crescendo desde 2017 no Brasil, principalmente devido à sua disponibilização em ferramentas de streaming, como o Spotify. Qualquer pessoa que deseja expor suas opiniões ou transmitir informações sobre os mais diversos assuntos pode ter um podcast.

Um dos seus pontos relevantes é a praticidade. Atualmente, muitos indivíduos têm cada vez menos tempo para lidar com as atividades do dia a dia e consumir conteúdos. Com isso, os podcasts surgem para otimizar esse processo, trazendo um entretenimento por meio da transmissão da voz.

Continue lendo e descubra se vale a pena investir nesse canal de comunicação!


Veja alguns motivos para investir em podcasts


No Brasil, o consumo de podcasts cresceu 67% em 2019. Diante disso, muitas empresas passaram a utilizá-lo para fazer marketing em formato de áudio, na intenção de conquistar mais clientes e promover produtos ou serviços.

Dessa forma, o mercado publicitário começou a se interessar por esse recurso. Um dos motivos para isso acontecer é sua capacidade de otimizar o tempo dos usuários — nos quais podem consumir conteúdos enquanto realizam outras tarefas.

Além disso, esse recurso é uma oportunidade para as empresas falarem diretamente com seu público-alvo e divulgar seus produtos. A seguir, confira algumas razões investir em podcasts!


Praticidade


Como comentamos, esse formato de mídia traz praticidade. Com cada vez mais conteúdos surgindo na internet, torna-se impossível ter tempo para acompanhar todos eles. É nesse momento que entra os podcasts. Por serem um meio de comunicação em áudio, as pessoas podem ouvir quando e onde quiserem. Sendo assim, ele é capaz de obter um grande alcance nas mídias.


Baixo custo de produção


Diferente de um canal no Youtube que requer equipamentos mais caros, por exemplo, os podcasts possuem um baixo custo. Com um simples microfone, como o do celular, é possível gravar um conteúdo para essa mídia e publicá-lo. O mais importante é manter a qualidade do áudio, de modo que o ouvinte entenda claramente o que está sendo falado.


Público fiel


Existe uma proximidade muito forte entre um indivíduo que fala em um podcast e aqueles que estão ouvindo. Por isso, a tendência é criar um público bastante fiel ao seu conteúdo. Isso significa que as pessoas que ouvem um podcast tem um grau de fidelidade maior do que em outras mídias, como vídeos.


Diferentes formatos e plataformas


Há muitas maneiras de criar um conteúdo em formato de áudio. Eles podem ser uma narração, documentário, conversas informais, entrevistas, entre outros. Além disso, é possível criar uma estrutura para cada episódio, com edição de áudio, inserção de músicas e outros recursos. Atualmente existem diversos agregadores de podcasts, como:

  • Spotify;

  • Deezer;

  • SoundCloud;

  • Google podcasts;

  • WeCast.


Gerar conteúdos para clientes


Muitos negócios podem usar esse canal de comunicação para aumentar suas vendas e gerar conteúdos para os clientes. Em um podcast você pode divulgar seu produto, informações sobre seus serviços e abordar diversos assuntos relacionados a sua empresa. Diante dessa facilidade e praticidade, essa mídia torna-se cada vez mais uma tendência.

Agora que você conhece mais sobre os podcasts e entende algumas razões para investir nesse formato, não perca tempo. Comece implementando essa ideia na sua empresa e criando um canal de comunicação para aproximar-se dos seus clientes, resultando na melhoria do relacionamento com o consumidor.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos ;)

bottom of page