top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Por que compensa investir no digital?


Não sabe por que compensa investir no digital? Nesse artigo apresentamos como essa área está em constante ascensão, e como o Marketing Digital pode alavancar suas vendas!


Um mercado sem crises, com inúmeras possibilidades e repleto de profissionais curiosos e extremamente qualificados. É assim que podemos apresentar o Marketing Digital no Brasil.

Apesar de parecer um sonho, a verdade é que ao migrar suas estratégias de marketing para o meio digital, o seu negócio realmente pode dar uma guinada! Isso porque, dentro da internet o mercado não para de crescer.

Influenciado pela cultura de outros países, o Brasil recebeu o Marketing Digital de braços abertos. Tanto que, essa estratégia tornou-se fundamental para o sucesso de qualquer modelo de negócio.

Atualmente, seja qual for o segmento, bem como, o tamanho da empresa, é preciso estar no mundo virtual para alavancar milhares de usuários. A seguir, você entenderá a importância disso!


Marketing Digital em Alta


No Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas utilizando a internet. E isso nos coloca em 4º lugar no ranking mundial de usuários.

Segundo uma pesquisa do IBGE, a internet tem sido a principal fonte de comunicação do país, com mais de 70% dos domicílios conectados à rede.

Esses dados representam uma mudança expressiva nos hábitos das pessoas, sobretudo, nos hábitos relacionados ao consumo.

O Ibope Media aponta que quase 65% dos internautas brasileiros afirmam que são influenciados por comentários de outros usuários, antes de efetuar uma compra.

Tendo isso em vista, nota-se a importância de migrar para o digital e trabalhar um plano de marketing efetivo e que corresponda às necessidades dos clientes.

De acordo com a 18º Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021 – o uso de mídias tradicionais está em queda. No entanto, a estimativa é que haja um aumento de 12% dos investimentos em mídias digitais até 2021.

Portanto, está mais do que respondido por que compensa investir no digital, certo? Ainda tem dúvidas? Então, continue a leitura!


Por que compensa investir no Digital?


Se ainda não está convencido, vamos aos principais motivos para investir no digital:


Referência no Mercado


Para que sua empresa seja referência no seu segmento de atuação, é preciso adotar uma estratégia digital.

Isso inclui a atuação constante nas mídias sociais, um site responsivo (que funcione em qualquer dispositivo), um blog que ofereça conteúdo de qualidade para seus clientes e visitantes, e claro, uma boa gestão de mídias.

A maior vantagem disso, é que a sua marca passa a ter autoridade na internet, ou seja, quando alguém procurar por um produto ou serviço que você oferece, o Google automaticamente vai indicar o seu site ou páginas, para que ele efetue a compra.

Mas é preciso criar valor para sua audiência, antes de oferecer a solução para seus problemas. Por isso, entregar conteúdo que responda dúvidas e dê dicas, é imprescindível dentro das estratégias de marketing digital.

Você pode fazer isso por meio de artigos para blog, vídeos, infográficos, ebooks, webinars etc.


Segmentação do público


Outro motivo por que compensa investir no digital é a possibilidade de segmentar campanhas publicitárias.

Portanto, através da internet você consegue redirecionar suas ações de marketing, exatamente para a sua persona, o que gera um aumento nas conversões, afinal, você gasta menos e vende mais.

Em outras palavras, você investe em ações que vão alcançar pessoas que possuem um potencial de compra, seja por já ter se interessado em seu negócio, ou por pesquisar produtos/serviços relacionados a ele.

Entenda que em uma campanha aberta (não segmentada) seus investimentos poderiam ser exorbitantes, sem oferecer a garantia de que sua persona seria alcançada.

Mas através do Marketing Digital, é possível monitorar as atividades dos clientes, conhecer seus hábitos de consumo e entender quais suas preferências de compra. Tudo isso pode e deve ser usado a favor do seu negócio digital.


Resultados Mensuráveis


A maior vantagem de investir no digital está na mensuração de resultados.

Poder avaliar os resultados das campanhas e dos investimentos, através de inúmeras métricas oferecidas pelo Marketing Digital, é um diferencial para alcançar os objetivos da empresa.

Para mensurar seus resultados, é preciso avaliar de acordo com os KPIs (Key Performance Indicators). Os indicadores de performance vão dizer quais as métricas são mais relevantes para o seu negócio e como você pode melhorar suas estratégias para vender mais!

A maioria das empresas focam em métricas de topo de funil (atração), número de curtidas e seguidores em redes sociais. Mas também, há empresas que apostam nas métricas de retenção, o que é essencial para consolidar a marca.

É preciso estar atento para não considerar apenas as métricas de vaidade (números de seguidores, curtidas e visitas em sites), sem avaliar as métricas mensuráveis, que no caso podem te mostrar a taxa de permanência dos usuários em suas páginas, bem como, o número de visitantes únicos de um site, número de leads, oportunidades e vendas.


A verdade é que para ter uma boa estratégia de marketing digital e evitar erros na escolha das métricas a serem avaliadas, vale a pena contratar uma empresa especializada, que possa oferecer consultoria e soluções pertinentes ao seu negócio.


Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e fale com um de nossos consultores!

bottom of page