top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

A importância das mídias sociais para o seu negócio



A partir do surgimento das mídias sociais e principalmente na década atual, ocorreu uma profunda mudança na forma com a qual as pessoas passaram a se relacionar. As redes sociais fazem parte da vida de pessoas de todas as idades, e já é a forma mais habitual de comunicação.

As interações sociais existem desde a pré-história e são fundamentais para os grandes processos de mudança e revoluções da humanidade, além da própria evolução. E em poucos anos, saltamos do telefone residencial para aparelhos celulares, computadores e internet.

A inovação das mídias sociais

A evolução que as mídias sociais criaram trouxeram grandes mudanças e alteração de conceitos de comunicação, principalmente quando se trata da relação de emissor e receptor. Tudo porque a massa sem identidade, que era alvo dos anúncios, passou a ser objetivada e direcionada.

Para os negócios, as redes sociais se tornaram imprescindíveis. Tudo porque a partir de um bom direcionamento estratégico é possível chegar diretamente ao seu público alvo, definido por idade, classe social, escolaridade, localidade, gostos pessoais etc. , para que eles recebam o target adequado.

A formação de opinião do consumidor, que antes era definida apenas pela publicidade em grandes mídias, hoje é feita exatamente sob medida para quem se deseja falar, ou seja, o consumidor ao qual o produto e a marca se destinam.

Outra diferença do conceito da comunicação é que se antes o consumidor era passivo às informações publicitárias, hoje ele também atua como formador de opinião, e muitas vezes é mais eficiente do que qualquer outra estratégia. Ele é incentivado a ter livre acesso aos blogs e perfis das redes sociais, onde pode curtir, comentar e compartilhar o conteúdo publicado.

A qualidade do conteúdo publicado se torna ainda mais importante, já que quando feito de forma equivocada pode causar uma reação contrária ao seu público alvo. Dessa forma, a reputação das marcas se dá a partir de ações positivas de seus seguidores, que incentivam direta ou indiretamente a utilização do produto oferecido.

Como tornar a empresa visível na mídia social

As empresas estão cada vez mais presentes na internet, aumentando substancialmente os investimentos na rede. Com a concorrência em busca de melhores ações que visem propagar e valorizar sua marca, é impossível ficar de fora e perder a oportunidade de fazer a diferença.

Investimentos em links patrocinados e campanhas de marketing digital não são mais uma aposta, mas itens fundamentais para atingir as metas estabelecidas. Ter perfil ou fanpages no Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Youtube, assim como a criação de estratégias para conquistar bons posicionamentos em sites de busca como o Google, são ações para uma empresa que visa sair a frente em seu nicho.

Campanhas que integram as mídias também estão sendo utilizadas com frequência. Publicidades direcionadas ao fim de um vídeo ou com uma imagem instigante onde o usuário é convidado para saber o fim da história pelo perfil da empresa nas mídias sociais já são bem eficientes e geram cada vez mais resultados para os negócios.

As campanhas de mídias sociais ainda possuem outro benefício: o de mensurar as campanhas e o retorno de investimento que elas estão proporcionando. O ROI (Return on investment) e o Google Analytics são algumas das ferramentas que proporcionam esta mensuração.

Como o consumidor está mudando, as empresas também precisam o acompanhar. Com conteúdo relevante, informações objetivas e reais, a interação deve estar sempre no foco das campanhas.

Qual é a realidade da sua empresa nas mídias sociais?

Deixe um comentário e conte para a gente!


bottom of page