top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Quanto devo investir em anúncios?


Dentro do plano de marketing de uma empresa, é importante destinar uma verba para investir em anúncios. Afinal, as campanhas publicitárias são determinantes para o fortalecimento da marca e aumento das vendas.


Está cada vez mais comum encontrar pequenos empreendimentos adotando estratégias, anteriormente, utilizadas apenas por grandes corporações. Um exemplo disso, está nos altos investimentos em ações de marketing.

No entanto, alguns profissionais ainda se perguntam “quanto devo investir em anúncios para de fato, obter bons resultados?”

Acontece que para essa pergunta, não existe uma verdade absoluta!

Descobrir qual o orçamento ideal para suas campanhas publicitárias, vai depender de uma série de fatores, sobretudo, àqueles relacionados a saúde financeira do seu negócio.


Tipos de Investimentos


Antes de tudo, você deve entender que existem basicamente dois grupos de investimentos em marketing:

  • Marketing Institucional – Ações destinadas aos clientes, visando a apresentação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Nesse caso, entram os investimentos relacionados aos anúncios de mídias sociais, Google etc. Bem como, materiais gráficos e desenvolvimento visual da empresa.

  • Marketing Comercial – Ações para elevar o faturamento, principalmente, em situações sazonais – datas comemorativas, por exemplo.

No primeiro caso, o investimento em anúncios precisa ser constante e a recomendação, é que seja estabelecido um valor fixo que esteja dentro do que o planejamento de marketing prevê.

Já no Marketing Comercial, o percentual do investimento pode variar bastante. Isso porque, tanto o segmento da empresa, quanto as sazonalidades do mercado podem influenciar no faturamento esperado.

Apesar de não existir um valor fixo que represente o ideal para investir em anúncios, economistas garantem que ficar entre 3% a 5% do faturamento total da empresa, pode ser um bom percentual de base.


Como planejar o investimento em anúncios?


Antes de definir um orçamento para investir em anúncios, é fundamental que haja um planejamento estratégico por parte da equipe de marketing.

A verba destinada a esse investimento deve ser estipulada a partir dos objetivos, pré-estabelecidos, que deverão ser alcançados no decorrer de cada campanha.

Em outras palavras, é preciso planejar as ações de maneira organizada, para obter sucesso com o investimento em anúncios.

Para planejar esse investimento, você deve investigar quais os melhores canais para criar suas campanhas, bem como, quais as ferramentas serão utilizadas:

  • Investir em anúncios do Facebook e Instagram?

  • Anunciar no Google?

  • Patrocinar links em outros sites?

  • Contratar profissionais para gerir campanhas e mensurar os resultados?

Diante dessas questões, você terá uma base sólida para dar continuidade ao planejamento, que por sua vez, deve conter outros questionamentos importantes:

  • Qual será seu ROI (Retorno Sobre Investimento)?

  • Quanto irá gastar para se destacar da concorrência?

  • Sua marca terá mais autoridade na rede?

O planejamento de ações para investir em anúncios, acontece a partir de uma série de dúvidas e questões, relacionadas a importância desse investimento para destacar sua empresa no seu segmento.


Conclusão


Em linhas gerais, não há uma regra para responder à pergunta de ‘quanto devo investir em anúncios?’. Afinal, certamente você não possui as mesmas metas e objetivos que seus concorrentes.

O mais importante é ir atrás de conhecimento e de mão de obra qualificada para garantir o sucesso de suas campanhas.

Investir em profissionais para gerenciar seus anúncios, é um passo fundamental para assegurar o retorno sobre o investimento. Pois planejar e aplicar as ações de marketing, demanda esforço e técnicas de mercado especificas, do contrário, você pode estar perdendo tempo e jogando seu dinheiro no lixo.


Ficou com alguma dúvida sobre como alavancar o seu negócio através de anúncios? Fale com um de nossos consultores!

bottom of page