top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Quais são os principais indicadores das mídias sociais?


Os indicadores das mídias sociais são essenciais para o acompanhamento de resultados. Afinal, as métricas são determinantes para o aprimoramento de estratégias, no que diz respeito a aplicação de novas campanhas.


Considerando o Facebook e o Instagram como sendo as principais redes sociais do momento, é fundamental conhecer quais são os indicadores dessas mídias e como eles afetam positivamente ou negativamente o crescimento do seu negócio.

Primeiramente, vale ressaltar que as redes sociais são uma das melhores ferramentas de divulgação do mundo. Isso porque, através delas é possível alcançar novos visitantes; transformá-los em leads e convertê-los em clientes.

Dentro do Marketing Digital existe a possibilidade de visualizar as métricas das campanhas em tempo hábil, o que resulta em grandes oportunidades de melhorias – enquanto a campanha ainda está no ar.


Qual a importância de conhecer os indicadores das mídias sociais?


Entender como os indicadores das mídias sociais funcionam, resulta em melhores investimentos e maior domínio sobre a performance do seu negócio na internet.

Em linhas gerais, fica mais fácil criar um planejamento estratégico quando você está ciente de quais as métricas que podem definir o sucesso de uma campanha – gerando mais faturamento e otimizando os processos aplicados.

Entretanto, é preciso dizer que nem no Facebook, nem no Instagram, existe uma “fórmula de bolo” que determina o ápice ou o fracasso de um negócio.

Na verdade, muitos elementos podem impactar os resultados de suas campanhas. Tudo o que você precisa fazer é, analisar as métricas e cruzar os dados para descobrir o que é mais relevante para sua persona, e assim, obter resultados mais expressivos diante de cada objetivo.


Principais indicadores das mídias sociais


Em cada uma das principais redes sociais, é possível encontrar meios para analisar o desempenho de suas campanhas.

No entanto, selecionamos as principais métricas das duas maiores redes: Facebook e Instagram – para te ajudar a entender como elas funcionam.


Alcance

O alcance informa qual a distribuição de suas publicações no feed de cada um dos usuários que acompanham suas redes. Ele consiste em apresentar o número de pessoas que visualizaram sua rede, seja de maneira orgânica ou paga.


Engajamento

O engajamento tem por objetivo mensurar o envolvimento do seu público com suas publicações – considerando as curtidas, comentários e compartilhamentos. O engajamento é essencial para construir sua imagem de marca, pois através dele você é capaz de entender a aceitação do seu negócio pelos seus fãs nas redes.


Impressões

As impressões revelam o número de vezes que uma publicação foi visualizada. Sendo que cada visualização conta como uma impressão, mesmo que o mesmo usuário já tenha visto mais de uma vez.


Interações

Aqui, entram as curtidas, os comentários e compartilhamentos. Essa métrica é determinante para observar a qualidade de cada uma das interações e assim, descobrir o comportamento de sua persona.


Taxa de Cliques – CTR

As taxas de cliques são fundamentais para avaliar se os cliques recebidos em cada campanha, correspondem as visualizações existentes. Isso é fundamental para aprimorar suas estratégias de Marketing.


Taxa de rejeição

Através da taxa de rejeição você descobre quais campanhas não receberam interações ou foram fechadas logo depois de abertas. Isso é excelente para criar melhorias nos conteúdos que são publicados.


Tráfego

O tráfego mede o volume real de acessos que uma página recebe. Através dele é possível cruzar dados e melhorar o direcionamento de cada campanha.


Sabendo quais são os indicadores das mídias sociais e como aplicá-los em suas estratégias de Marketing Digital, fica mais fácil impactar positivamente o seu público nas redes. E você, quais métricas costuma analisar? Deixe seu comentário e compartilhe nosso conteúdo em suas redes.

bottom of page