dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Títulos que convertem


Os títulos que convertem podem definir o sucesso do seu conteúdo. Pois através deles, é possível despertar a curiosidade do leitor, causando uma boa primeira impressão.


A criação de conteúdo é parte essencial da estratégia do Marketing Digital, sobretudo, porque através dele é possível aumentar o faturamento e melhorar o posicionamento de marca.

Nesse hiato, escolher títulos que convertem, tanto para artigos, quanto para vídeos no Youtube, por exemplo, é uma maneira de atrair a atenção dos visitantes e garantir um aumento na audiência.

Dentro do Marketing Digital muitas estratégias devem ser aplicadas para chamar a atenção dos usuários, que por sua vez, querem ter suas dores solucionadas e seus problemas resolvidos.

Na maioria das vezes, é justamente através do Título, que conseguimos atrair o leitor certo para nosso conteúdo. O que resulta em um lead qualificado para adentrar nossa jornada de compra.

Existem algumas maneiras para criar títulos que convertem, e a primeira delas, é através de Ferramentas de Criação de Títulos.


Ferramentas de Criação de Títulos


O Título precisa resumir tudo aquilo que seu conteúdo irá entregar, bem como, precisa chamar atenção à primeira vista.

Pensando nisso, algumas empresas do segmento, disponibilizaram gratuitamente ‘ferramentas para criar títulos incríveis’. A seguir, você confere algumas delas:


Máquina de Títulos

A Rock Content em parceria com a RD Station, lançou o site Máquina de Títulos, onde o usuário insere 3 termos diferentes, relacionados ao conteúdo que irá publicar, e automaticamente o site sugere uma lista com 7 ideias de títulos.


Blog Ideas Generator

Aqui temos uma ferramenta criada pela Hubspot. A Blog Ideas Generator sugere 5 títulos a partir das informações que você adiciona no site. Nesse caso, vale adicionar as 3 palavras mais importantes para resumir o seu conteúdo.


Avaliador de Títulos SEO

Outra ferramenta da Rock Content, porém dessa vez, ela avalia o título já criado. Nesse quesito, o Avaliador de Títulos SEO fornece uma avaliação completa do seu título, a fim de dizer quais modificações poderão aumentar suas chances de conversão e ainda, indica a melhor otimização para SEO.


5 Exemplos de títulos que convertem


1 - Título que oferece um benefício

O título que oferece um benefício é aquele que está focado na transformação.

Portanto, para criar um título que converte usando um benefício, você pode utilizar os seguintes termos:

  • “Grátis”

  • “Como fazer”

  • “Aprenda”

  • “Descubra”

Todos esses termos oferecem um benefício ao leitor, ou seja, ele sabe que ao clicar em seu artigo vai aprender algo, descobrir algo ou ainda, obter algo gratuitamente.


2 - Título com apelo emocional

Nesse caso, você pode usar palavras que poderão causar emoção nos usuários.

Termos como:

  • “Perder”

  • “Atrair”

  • “Conquistar”

São maneiras de impactar o leitor, fazendo-o sentir empatia pelo texto.


3 - Título com números

Nesse exemplo, você tem muita liberdade para construir seus títulos, pois é possível criar um conteúdo em formato de lista, passo a passo, tutorial etc.

Por exemplo: “5 exemplos de títulos que convertem”. Perceba que o título informa que o leitor receberá 5 opções diferentes para aplicar em seus conteúdos. Sendo assim, ele já sabe que dentro do artigo encontrará uma lista numerada.


4 - Título com perguntas

Para quem deseja criar títulos que convertem, utilizar perguntas pode ser uma grande sacada.

Muitas vezes nas buscas diretas, nós utilizamos uma pergunta para encontrar o conteúdo que procuramos. E nada melhor do que criar um título em formato de pergunta, para alcançar esse tipo de usuário.

Por exemplo: “Como posso aumentar meu tráfego orgânico?”

Se você criar um artigo com esse título, e muitos usuários digitarem essa frase com interrogação no Google, as chances do seu conteúdo ser indicado primeiro, serão bem maiores!


5 - Título de escassez

Também chamados de títulos com prazo de validade, esse tipo de título atrai a atenção dos usuários através do gatilho mental de escassez. Ou seja, o usuário que clica em um título assim, realmente acredita que pode estar perdendo algo se não acessar o conteúdo rapidamente.

Exemplos de títulos de escassez:

  • Última Chamada para aprender 10 maneiras de emagrecer em casa”

  • Só Hoje você receberá um incrível material sobre Marketing Digital”

  • Não perca a chance de descobrir 5 segredos para atrair o par perfeito?”


Conclusão


O segredo para criar títulos que convertem está na escolha do gatilho mental, afinal, eles exploram os medos, as inseguranças e os desejos das pessoas.

Portanto, você precisa definir se o seu conteúdo será direcionado para escassez, reciprocidade, curiosidade, segurança etc.

Dessa forma, fica bem mais fácil alcançar o objetivo de melhorar o engajamento do seu conteúdo e aumentar suas conversões.


Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações.

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.