top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como uma marca criou o ícone do natal?


Como uma marca criou o ícone do Natal e simplesmente, fez dele o maior símbolo afetivo de todos os tempos? Entenda a relação entre o Natal e a Coca-Cola.


Certamente, quando pensamos em Natal, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça, é a Coca-Cola.

Enquanto ouvimos centenas de "jingle bells", vemos ursos polares se abraçando, crianças felizes, e claro, o bom velhinho sorrindo e brindando com sua garrafa gelada.

A maior marca de refrigerantes de todo o mundo, realmente fez um belo trabalho de marketing, quando resolveu apostar em campanhas natalinas para criar um sentimento de pertencimento nas pessoas.

Ou seja, a Coca-Cola popularizou a imagem do Papai Noel, fazendo com que sua marca se transformasse em um símbolo que agrega valor as famílias e leva alegria aos lares de milhares de pessoas em todo o planeta.


A Coca-Cola criou o Papai Noel?


Mas como uma marca criou o ícone do natal?

Eventualmente, é comum ouvirmos por aí, que foi a própria Coca-Cola quem criou o Papai Noel. No entanto, a história do bom velhinho nasceu em 280 d.C. - onde na Turquia, havia um homem que ajudava pessoas pobres, colocando moedas em suas chaminés.

Contudo, em 1930 quando a história do velho caridoso já estava bem popular entre os americanos da época, a Coca-Cola resolveu apostar nessa ideia e quis 'brincar' com o imaginário de seus consumidores.

Sendo assim, a marca contratou um ilustrador para criar uma campanha de marketing na época do Natal.

Foi assim, que o Papai Noel que conhecemos hoje - com terno vermelho, gorro e uma garrafa de Coca-Cola na mão - surgiu, aparecendo em outdoors, revistas e outros meios de divulgação da época.


Como uma marca criou o ícone do Natal?


O que aconteceu de fato, foi que através da campanha de natal da Coca-Cola, o Papai Noel se padronizou. Ou seja, a partir da sua imagem difundida pela marca, houve uma distribuição da imagem visual criada para o velhinho.

Portanto, a empresa contribuiu para que as grandes massas reconhecessem o Papai Noel como um senhor barbudo, barrigudo, de terno e gorro vermelho, e claro, com a garrafa ou lata de refrigerante na mão.


E o que o marketing tem a ver com isso?


Ainda que, sabiamente a Coca-Cola não expresse a ideia de que os consumidores devam comprar seus refrigerantes porque são os melhores do mercado, já deu para perceber que o marketing da empresa, realmente é um dos melhores do mundo.

Isso significa que eles sequer, precisam dizer 'compre nosso produto', pois a cada nova campanha, suas ações mostram o sentimento vivido por quem consome o refrigerante.

E isso é uma bela estratégia de marketing!

A ideia sempre foi despertar um sentimento nas pessoas, mexendo com seus imaginários e fazendo com que acreditem que em qualquer circunstância, vale a pena ter uma Coca-Cola sempre à mão.

Mais que isso, o marketing da empresa foca na lei da ação e reação. Ou seja, a Coca-Cola invade o pensamento dos indivíduos, levando a ideia de que para se viver um momento feliz em plenitude, é preciso estar acompanhado de um produto que de fato seja tão bom!


O storytelling dando um pitaco


Decerto, outra grande estratégia da empresa, é usar do Storytelling para encantar ainda mais sua audiência.

Ao contar uma história, a empresa consegue se conectar as famílias, o que resulta no que chamamos de Marketing de Experiência, que por sua vez, usa da emoção dos clientes para gerar engajamento e fidelização.

Inegavelmente, podemos dizer que a Coca-Cola realmente representa o Natal. Ainda que não tenha criado o Papai Noel, foi quem deu vida a ele em nossos imaginários.


E você, o que tem feito para despertar o encantamento em seus consumidores? Deixe um comentário aqui no post e confira nosso artigo sobre Como posicionar sua marca para o Natal.

bottom of page