top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como aplicar o storytelling em meu negócio?


Storytelling é uma das maneiras mais apropriadas de contar uma história para atrair o seu leitor. A ideia é promover um serviço ou produto com elementos visuais ou textuais interessantes.


É importante aprender como aplicar o storytelling em seu negócio, afinal, o uso da técnica pode ser um grande diferencial para aumentar a notoriedade de sua marca no mundo.

Mais conhecida na literatura, a técnica de storytelling tem sido utilizada também, em diversas áreas da comunicação, visto que a proposta é fortalecer o branding e aumentar a aproximação entre marca e consumidor.


O que é storytelling?


A técnica do storytelling é uma maneira de contar histórias atraentes! Em outras palavras, a ideia é atrair e converter novos clientes, com base na criação de uma boa história a respeito da marca.

Na publicidade fica fácil ter essa percepção, quando os clientes – o tempo todo - estão recebendo mensagens convincentes, de que os produtos e serviços oferecidos, irão solucionar seus problemas de maneira simplificada (mesmo que a princípio, não haja problema algum).

Acontece que, se engana quem acredita que aplicar essa técnica em seu negócio, é uma tarefa fácil. Na verdade, não é! Muitas vezes o produto não é tão atrativo, e para construir boas histórias é preciso “investigar” a vida dos próprios clientes.

A seguir confira um passo a passo de como aplicar o storytelling em seu negócio de maneira sucinta e eficaz!


Como criar o início da narrativa


Para criar uma história existem muitas maneiras e diversas técnicas narrativas. Mas dentre uma das técnicas mais utilizadas no marketing está a jornada do herói. E será a partir dela, que vamos envolver nossos novos clientes dentro da nossa própria história.

Segundo estudiosos, existem 12 estágios essenciais para detalhar a narrativa e dar vida ao ambiente do personagem. Sendo eles:


1 - Mundo comum – O cotidiano do personagem, antes de conhecer seu produto ou serviço.


2 - O chamado da aventura – Quando o personagem se dá conta do problema, e entende que é preciso buscar uma solução externa.


3 - Recusa do chamado – O medo e a incerteza de que realmente precisa mudar algo e aceitar novos desafios.


4 - Encontro com mentor – O primeiro contato do personagem com aquilo que poderá mudar sua situação. É aqui que a marca se apresenta ao cliente.


5 - Cruzamento do primeiro portal – O personagem resolve abandonar seu antigo cotidiano e decide aceitar o desconhecido para dar vasão aos problemas.


6 - Provações, aliados e inimigos – Novas regras são apresentadas ao personagem e nessa etapa ele precisa passar por testes e conhecer novas soluções.


7 - Aproximação – O personagem vence as provações e está pronto para a próxima etapa.


8 - Provação difícil ou traumática – Nessa etapa, existe muita tensão no ar, pois qualquer escolha poderá resultar na satisfação plena, ou na insatisfação do personagem.


9 - Recompensa – O personagem decide enfrentar a tensão anterior e decide que merece sua recompensa!


10 - O caminho de volta – Agora que já tem em mãos o que conquistou, precisa fazer o caminho de volta.


11 - Ressurreição do herói – Nessa etapa o personagem mostra o que aprendeu com as etapas anteriores, incluindo, a conquista de sua recompensa.


12 - O regresso com o Elixir – Finalmente, o personagem volta ‘para casa’. Cheio de aprendizados e o melhor, com sua recompensa em mãos.


É claro que nós “redesenhamos” os princípios básicos da Jornada do Herói, com base nas etapas que devem ser construídas ao aplicar a técnica de storytelling em seu negócio. Contudo, para cada história existirá um tipo de personagem diferente e é preciso criar uma linguagem assertiva, que seja adequada para o seu público alvo.

Antes de desenvolver sua história, lembre-se que seus personagens são reais e possuem sentimentos. Não idealize nada!


Como aplicar o storytelling através do marketing digital


Depois de ter aprendido a contar uma boa história, precisa compreender a importância de aplicar o storytelling em sua marca. O que sua empresa precisa fazer é:


Sensibilizar os clientes

Emocionar o consumidor através de uma narrativa envolvente.


Fortalecer a imagem da marca

A ideia é personificar sua empresa através da história contada.


Passar por cima das crises

A superação é algo que gera valor ao seu serviço ou produto. Demonstrar força para lidar com as crises, é um passo importante no que se vai contar aos clientes.


Destacar-se dos concorrentes

O seu serviço pode ser o mesmo que o de outras empresas, mas a maneira como você conta sua história, pode transformar o seu negócio em um sucesso ímpar!


Transformar o consumidor

Sua marca pode e deve, alterar o comportamento de seus consumidores. Fazendo com que melhorem suas vidas e atuem positivamente na sociedade.


Feito isso, responda as seguintes questões:


Quais histórias devo contar?

Você pode abordar os consumidores com campanhas diferentes, desde que fale a verdade e conecte as pessoas à essência do seu negócio.

Atraia e aproxime os clientes da sua marca, utilizando de técnicas que favoreçam a disseminação da sua marca, por meio de crenças e valores.


Como contar uma boa história?

Dentro das estratégias do marketing digital existem muitas opções para se contar uma boa história. Como por exemplo:

  • Infográficos

  • Email Marketing

  • Vídeos

  • Artigos

O Importante é criar uma experiência única para o cliente. Oferecendo soluções criativas durante todo o trajeto.


Quando contar a história?

Não existe uma regra no storytelling. Mas é preciso estar em sintonia com todo o restante do seu planejamento estratégico.

Uma boa estratégia é optar por datas simbólicas, geralmente, aquelas em que envolve os sentimentos das pessoas, como o Natal, por exemplo.


Por que razão contar uma história?

É simples: para envolver clientes e colaboradores, a fim de estreitar os laços e melhorar a comunicação dentro e fora da empresa.


The end


Por fim, é preciso entender que a construção de uma imagem bem-sucedida depende muito de como a organização envolve as emoções de seus clientes, em suas próprias histórias.

Para descobrir como aplicar o storytelling em seu negócio, é preciso conectar-se afetivamente com o consumidor. Criando um vínculo de confiança e respeito de ambas as partes.


E aí, o que achou do nosso texto? Espero que você tenha gostado e que tenha ajudado a aplicar esta técnica infalível em seu negócio ;)

bottom of page