top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como posicionar minha marca para o Natal?


Entenda a importância desse período para o crescimento do seu negócio. E saiba quais são as melhores estratégias para posicionar sua marca no Natal.


Antes de mais nada, precisamos dizer que essa é a época mais esperada do ano!

Luzes se espalham pelas cidades, músicas natalinas soam por corredores de shoppings, e até mesmo, é possível cruzar com um Papai Noel ou outro, por vias públicas.

Todavia, é justamente essa mágica que o Natal desperta nas pessoas, que movimenta o cenário comercial. Afinal, vender sonhos e fomentar expectativas, são coisas que o comércio faz muito bem!

Mas como usar esse momento para posicionar sua marca no Natal?


Qual a importância do Natal para o comércio?


Embora existam outros períodos sazonais, que impulsionam as vendas e ajudam a desafogar as prateleiras de muitas empresas, sabemos que o Natal é a data mais relevante para o comércio mundial.

Isso porque, antes mesmo de dezembro dar as caras, o comércio começa a se aquecer, oferecendo milhares de ofertas incríveis para os consumidores.

Ao mesmo tempo que os clientes se deparam com descontos progressivos de até 70% em algumas ocasiões, se alegra ao presenciar uma enxurrada de promoções provindas da Black Friday.

Mas o Natal em si, é um verdadeiro fenômeno! E nos últimos tempos, essa realidade tem sido ainda mais forte. Isso porque, as vendas online estão impulsionando todo o comércio.

Um exemplo disso, foi no ano de 2016, quando o faturamento do comércio eletrônico resultou em mais de R$7 bilhões. Na época, a projeção do SPC Brasil, foi que no ano seguinte as lojas virtuais se tornariam o principal canal de compras dos consumidores brasileiros. O que se confirmou e desde então, isso vem crescendo gradualmente.


7 Estratégias de venda para posicionar sua marca no Natal


Mas diante de tamanha importância para o comércio, como posicionar sua marca no Natal?

Selecionamos 7 estratégias que você pode colocar em prática para vender mais no período natalino:


1 – Capture contatos


O primeiro passo é a captura de contatos, sobretudo, porque através dessa estratégia você conseguirá criar uma lista de emails poderosa, que irá te ajudar a construir sua audiência, e consequentemente, vender mais!

Para isso, crie uma landing page e insira caixas de formulários em seu site. Ofereça uma isca digital em troca de cada contato, como por exemplo, um ebook, um banner com descontos etc.


2 – Faça disparos de Email


Depois de ter uma boa quantidade de contatos, é hora de usá-los a seu favor!

Aproveite esses dias antes do Natal, e planeje suas ações de Funil de Vendas.

Segmente os contatos de acordo com a jornada do cliente, e insira promoções, artigos e dicas, com base nas demonstrações de interesse dos clientes.

A ideia é deixar o email o mais personalizado possível, visando o fechamento de novas vendas e a fidelização dos clientes.


3 – Crie uma página com ofertas


Essa data merece uma página especial, portanto, crie uma página com ofertas imbatíveis!

Ofereça produtos de qualidade com um ótimo custo-benefício. Para isso, a dica é espionar os concorrentes e garantir descontos reais, que possam encantar seus clientes e gerar lucro para sua empresa.


4 – Invista em links patrocinados


Talvez, essa seja a melhor estratégia para posicionar sua marca no Natal.

Através dos anúncios pagos você consegue melhorar o engajamento do seu site e alcançar o público que realmente tem interesse em seu produto ou serviço.

Temos o Google Ads e o Facebook Ads que oferecem um alto poder de segmentação. Ambos funcionam muito bem e vão servir para te auxiliar na definição da jornada de compra do cliente e na realização do remarketing.


5 – Use as redes sociais


Utilizar as redes sociais para promover sua marca será sempre uma das melhores opções de marketing.

Elas são ideais para construir um bom relacionamento com os clientes, por meio da análise comportamental de cada um deles.

No Facebook, publique textos e imagens com links para suas páginas de vendas, já no Instagram, crie vídeos e carrosséis que possam chamar a atenção dos seguidores e levá-los para o site de sua empresa.


6 – Crie uma lista de desejos


Essa estratégia vale a muito a pena, principalmente para quem tem produto em estoque, pois pode incentivar os consumidores a comprarem produtos que por vezes, estão esquecidos em sua memória.

Faça banners com imagens em alta resolução, e crie chamadas para ação que sejam persuasivas e interessantes!


7 – Aproveite o clima natalino


“Enfeite” seu site e suas redes sociais com o clima de Natal. Não precisa ser algo que altere a personalidade da sua marca, mas é essencial que você demonstre seu interesse em encantar seus clientes por meio desse clima tão fraterno.


Black Friday + Natal


Por fim, será que dá para associar a Black Friday e o Natal?

Sim! Na verdade, o ideal é que seja feito isso.

Aproveite as ações de marketing da Black Friday para somar forças com as estratégias de posicionamento de marca do Natal. Ao unir forças, o seu potencial de vendas tende a aumentar exponencialmente!

Não perca o fio de meada, deixando o clima esfriar. Execute campanhas da Black Friday, enquanto inicia o planejamento de suas campanhas natalinas.


E aí, você já começou a trabalhar suas estratégias para o Natal? Deixe seu comentário!

bottom of page