top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como criar um título atrativo?


Quer aprender como criar um título atrativo através de técnicas simples, porém poderosas? Selecionamos dicas matadoras que vão encantar seus clientes!


Inegavelmente as pessoas são atraídas pelos títulos das publicações. E isso resulta em uma responsabilidade grandiosa no que diz respeito a criação de títulos que convertem, afinal, é preciso acertar em cheio, do contrário suas publicações podem ser facilmente ignoradas.

Portanto, aprender como escolher os melhores títulos para seus posts, é um passo importante na criação de um conteúdo de qualidade e que seja facilmente encontrado no Google.

A seguir, selecionamos algumas técnicas para definir títulos que atraem, a fim de impulsionar suas publicações, aumentando o tráfego do seu blog e redes sociais.


Técnicas para definir títulos que atraem


Com o intuito de melhorar o tráfego orgânico das suas páginas, nada melhor do que descobrir o que está por trás do sucesso de grandes sites que conseguem atrair milhares de usuários diariamente. A começar, pelas técnicas utilizadas por eles, sobretudo, na construção de seus títulos matadores!


Técnica AIDA


Com o propósito de criar um título imbatível, utilize a AIDA da seguinte forma:

  • Atenção – Use um termo que chame a atenção, pode ser uma palavra de escassez, por exemplo;

  • Interesse – Ofereça um benefício ao leitor, fazendo com que ele queira ler o texto até o final;

  • Desejo – Combine o benefício com o senso de urgência (seguindo ainda, o exemplo da palavra de escassez);

  • Ação – Crie uma chamada para ação que possa estar além do título, como é o caso das CTA’s que aparecem no compartilhamento dos artigos (ex: “saiba mais clicando aqui”).

Para derrubar a dúvida de como criar um título atrativo rapidamente, basta seguir esse guia simples, porém altamente eficaz!


Técnica dos 4U’s


Da mesma forma, você pode seguir com a técnica dos 4US, que pode ser representada assim:

  1. Seu texto deverá ser ÚTIL para os leitores;

  2. Seu título precisa ter um senso de URGÊNCIA;

  3. O benefício do título precisa ser algo ÚNICO;

  4. Os “3U’s” anteriores precisam ser ULTRA-ESPECÍFICOS.


Como criar um título atrativo a partir de estratégias simples


Com toda a certeza, depois de conhecer as principais técnicas para criar um título atrativo, fica mais fácil destrinchar as demais estratégias que podem deixar seus títulos ainda melhores.

A seguir, confira algumas dicas importantes para acertar na hora de definir seus títulos:

  • Dê um comando – Quando você cria um título que diz aos leitores exatamente o que fazer, certamente será mais fácil receber um clique no link. As pessoas gostam de ser guiadas, por isso, é fundamental usar essa técnica a seu favor.

  • Crie títulos com perguntas – Para despertar a curiosidade dos leitores, é importante fazer títulos com perguntas, afinal, geralmente as palavras-chave utilizadas pelos usuários são em formato de perguntas, o que pode melhorar seus resultados na busca orgânica do Google.

  • Use listas – Quando o título é enumerado, as pessoas esperam encontram diversas possibilidades para resolver seus problemas e dúvidas, por isso, geralmente essas publicações possuem mais acesso do que as demais.

  • Faça provocações – Ao criar um título provocativo você causa controvérsia e isso chama muito a atenção dos usuários na internet. Nesse sentido, apontar erros é uma boa ideia, como por exemplo: “7 erros que você deve evitar no marketing digital”.

  • Ensine – Ao criar um título didático, como é o caso desse artigo “como criar um título atrativo”, você estimula o usuário a aprender algo novo com seu post, o que é excelente para chamar a atenção de novos leitores.


Como otimizar um título atrativo?


Por fim, temos uma dica incrível que vai lapidar ainda mais seus títulos atrativos: a otimização!

Para otimizar um título, você cria um tipo de orientação para os mecanismos de buscas, que conseguem indexar e encontrar seu post com maior facilidade.

Anote aí algumas dicas de otimização:

  • Crie um título com no máximo 65 caracteres;

  • Reduza a URL no título, deixando apenas a palavra-chave como sendo principal;

  • Use a palavra-chave do artigo no início do título.

Através dessas ações simples, você será capaz de criar títulos atraentes e matadores!


E aí, gostou dessas ideias? Então compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e continue nos acompanhando aqui no blog.

bottom of page