top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Quem é essa Bettina? Quais lições tiramos desse caso?


Descubra quem está por trás de Bettina, o “meme milionário” que viralizou na internet.


Bettina Rudolph, a jovem milionária do Youtube, ou melhor dizendo, da empresa de investimentos, Empiricus, ficou famosa por viralizar na internet depois de aparecer em um anúncio da empresa, no qual trabalha como copywriter.

Provavelmente, em algum momento da sua navegação diária, você esbarrou com algum vídeo dela.

No anúncio, Bettina diz ter ficado milionária em apenas 3 anos, investindo um valor inicial de R$1.520,00. Mas o que deixou a internet alvoroçada, foi justamente, a maneira como disse isso:

"Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado".

Até aí, tudo bem! Acontece que a continuação do vídeo, dizia que qualquer um poderia realizar o mesmo feito, desde que clicasse em um link da Empiricus, dando a entender que a empresa forneceria conselhos financeiros. Quando na verdade, tratava-se da venda de produtos.

Como você já deve imaginar, esse assuntou rendeu muito “pano para manga”, chegando ao ápice do Ministério Público de São Paulo abrir um inquérito para investigar se houve riscos e informações relevantes ao consumidor, por parte da empresa.

O que significa que o poder público deseja averiguar se houve, o que caracteriza: propaganda enganosa no anúncio.


Quem é Bettina?


A garota que chama atenção por sua bela aparência, e esbanja persuasão em sua comunicação, é formada em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Apesar de ter apenas 22 anos de idade, Bettina demonstra já ter tido diversas experiências, como por exemplo, ter trabalhado como voluntária no Egito. Quando voltou de sua viagem, diz ter enviado um e-mail para o Felipe Miranda, CEO da Empiricus, na intenção de conseguir um emprego.

A garota conta ter recebido um ‘incentivo’ do pai, para começar seus investimentos dentro da empresa. Mas antes de começar sua carreira aos 19 anos, ela deu aulas de dança e fez estágio na faculdade que cursou.

Dentro das suas maiores realizações financeiras, Bettina diz ter conseguido levar a mãe para Fernando de Noronha, que era um sonho antigo da família.


Por que virou meme?


Depois do vídeo anunciado no Youtube, Bettina virou meme e foi alvo de inúmeros ataques virtuais. Apesar do anúncio, até então parecer só mais uma sacada publicitária, a internet não perdoou! E através dele, surgiram milhares de questionamentos relacionados a idoneidade da empresa Empiricus.

Com tamanha repercussão, a garota transformou-se em uma verdadeira celebridade instantânea, e diz que leva tudo numa boa (será?).

Acontece que em uma de suas respostas a diversos jornais e programas de TV, Bettina diz que ‘existe hora para brincar, mas que ela faz parte de um grupo de fazedores’, referindo-se ao fato de estar apostando em uma cartada que acredita ser de grande potencial (investir na empresa em que trabalha).

Ela ainda conclui dizendo que “as pessoas não querem a verdade, querem apenas polêmica”. E continua sua ação publicitária, quando diz que as pessoas querem se sentir melhor, por algo que sequer irão lutar para conquistar.

Diante disso, fica aí a reflexão sobre como ela se sente em relação aos memes e agressões vindas das redes sociais.


Qual foi a sua resposta?


Bettina até gravou um vídeo em resposta aos ataques que recebeu. Nele ela mostra alguns dos milhares de tuítes relacionados ao seu nome:

"Só chegou no R$ 1 milhão, porque é bonita";

"Papai que deu o dinheiro";

"Barbie rica";

"Tia Patinhas brasileira";

"Só conseguiu por causa do namorado rico".

Mas a verdade é que Bettina é muito mais do que apenas um rostinho bonito se defendendo. Ela faz parte de uma poderosa máquina publicitária, onde a cada nova resposta, existe um forte potencial de marketing.

No vídeo-resposta, Bettina reafirma seus ganhos, e novamente propõe aos usuários que descubram por si só, como foi que ela se tornou uma milionária. Mas para isso, é preciso clicar nos anúncios da empresa. O que só comprova o poder da publicidade e ainda, destaca o Marketing da Empiricus, que viu no meme, uma verdadeira oportunidade de fazer dinheiro.

Mas será que isso funcionou?


O papel das redes sociais


A primeira grande informação que temos para analisar, é que a própria Empiricus afirmou ter conseguido 1,1 milhões de inscritos para os vídeos de Bettina, no Youtube.

Isso quer dizer, que através das redes sociais e de todo o engajamento relacionado ao vídeo, a empresa atingiu um número assombroso de seguidores.

Mas nem tudo é flores! E como já sabemos, a campanha da empresa teve muitas derrapadas e gerou diversos problemas. Se pararmos para pensar, no vídeo, Bettina vende um sonho de consumo, mas não explica quais os mecanismos para alcançar tantos benefícios. Como a mensagem não teve fundamento, a imagem da empresa foi abalada.

Devemos considerar que o intuito inicial era atingir o maior número de pessoas e aumentar as conversões. E provavelmente, a Empiricus conseguiu muitos leads com essa campanha.

Mas será que todos os leads serão convertidos e valerá a pena todo o investimento inicial? Ou ainda, será que a empresa irá dar a volta por cima, e apagar a fama de ‘propaganda enganosa’?

Em todo caso, é possível iniciar uma reflexão sobre como as redes sociais podem influenciar um negócio, seja de maneira positiva ou negativa.

Dependendo da maneira como o Marketing Digital é aplicado, o seu negócio pode ir do mil a um milhão. Bem como, pode chegar ao fundo do poço em questão de segundos!

A lição que fica é que, você pode e deve aproveitar as redes sociais para alavancar a sua organização, mas é preciso ter foco e saber exatamente que público deseja atingir. Do contrário, seu negócio pode acabar virando uma verdadeira piada.


Quer conhecer 30 possibilidades de alavancar o seu engajamento nas mídias sociais? Clique no botão a baixo e crie conteúdos excepcionais para a sua marca:



bottom of page