top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Quatro anos de aprendizado no império romano


O ano de 2015 ficou marcado com a fundação da Roma inteligência em marketing. Uma empresa que nasceu focada em gerar resultados reais para nossos clientes.


Há exatos quatro anos, nasceu a Roma, uma empresa especializada em marketing, que tinha como foco obter resultados para seus clientes. A princípio a empresa iniciou os trabalhos com o desenvolvimento de logotipos e gestão de mídias sociais. Era apenas isso que oferecíamos aos nossos clientes, afinal, em 2015 vivenciamos o “boom” das mídias sociais. O Facebook estava em um de seus melhores anos e os negócios eram meio que obrigados a estar nesta rede.

Erramos muito, muito mesmo. Com o tempo começamos atender a pedidos em que não éramos experts e por falta de foco no negócio, nosso império quase ruiu - assim como o histórico império romano. Começamos a desenvolver websites, criar convites de aniversários e banners comemorativos – isso até deu um fôlego financeiro no início. Nada contra as pessoas ou empresas que desenvolvem este tipo de material, mas não era esse o caminho que queríamos seguir.

O ano de 2016 foi um pouco turbulento. Resolvemos oferecer o serviço de marketing político. Quanto aprendizado tiramos deste trabalho. Foram dias e dias virando a madrugada, fechando arquivos e preparando materiais para a campanha eleitoral daquele ano. Ao todo, criamos e gerenciamos a campanha de 30 candidatos, de quatro cidades diferentes. Como disse antes: que aprendizado!

Foram dois anos de erros, erros e mais erros. Admitimos isso com muito orgulho! Pois hoje podemos olhar para o trabalho que começamos há quatro anos e ver que evoluímos absurdamente. É cada trabalho que olhamos e comparamos, que não acreditamos no quanto “amador” era o que fazíamos. Mas o tempo está aí exatamente para isso, mostrar-nos que estamos em constante mudança e que, quando dedicamos os resultados são excepcionais.


Erros e mais erros. O que vem depois disso?


A partir de 2017 colocamos a Roma nos trilhos novamente. O primeiro passo foi refazer nosso planejamento estratégico. Tudo aquilo que imaginávamos que era a Roma, foi por água abaixo. A realidade era totalmente diferente do que definimos como o ideal – depois de dois anos de trabalho, já podíamos comparar o real com o ideal.

Reposicionamos nossa marca, foi um trabalho de branding gigantesco para transformar nossa marca. Refizemos nossa persona, portfólio e website. Pronto! Agora estávamos prontos para reiniciar nosso negócio. É uma pena que nem tudo que planejamos funciona como queremos.

Foi mais ou menos isso. Por falta de dedicação e investimento, foi o primeiro momento nesse tempo todo que pensamos em derrubar nosso império. O Brasil estava vivenciando uma crise financeira histórica e não adianta, quando a falta de dinheiro chega nas empresas, a primeira área a sofrer cortes é o marketing.


“Eu sempre ouvi os professores dizendo isso em sala de aula, mas até então não havia enfrentado uma crise financeira de tamanha proporção, tocando meu próprio negócio.”


É, realmente essa historinha dos professores é baseada em fatos reais. Isso foi muito triste para nós da Roma. Perdemos clientes da noite para o dia, formando um efeito cascata. Por um momento, mantemos a Roma funcionando sem investir dinheiro e tempo. A empresa apenas ficou aberta, sem receber um sequer cliente na esperança de um dia – muito breve – voltar a aquecer a economia do país.


O que não nos deixou desistir?


Eu costumava dizer que se fosse hoje, não abriria um negócio de forma alguma. Não sei se foi um pouco traumático esse início, que acabou assustando um pouco. Mas hoje, vejo que não é bem por aí. Consigo enxergar os erros, as dificuldades e os aprendizados com outro olhar. Encaro tudo isso como um tapa na cara, para encarar o mundo e acreditar nos meus sonhos.

Desde o primeiro dia de abertura da empresa, utilizamos o slogan: “alavancando negócios”. Realmente é bastante amplo este slogan. Cada vez que paro para pensar, o que é alavancar um negócio, tenho a sensação de que essa frase é muito mais que um slogan, mas sim a nossa razão de existir. É realmente através disso que direcionamos cada estratégia para nossos parceiros. Quando recebemos feedback de clientes que conseguiram aumentar suas vendas, por menor que seja a proporção, mas que foi com o trabalho que realizamos, o sentimento é de dever cumprido e claro, duplicar, triplicar, quadruplicar essa meta alcançada, torna-se nosso desafio.Parte superior do formulário

Essa sensação de parceria e eficiência nos resultados entregados, foram essenciais para manter nosso negócio em funcionamento.


Como a Roma alcançou bons resultados?


Não existe receita para alcançar bons resultados. Existem metodologias, que são cientificamente comprovadas, é claro, mas que possuem adaptações diferentes para cada tipo de negócio. Por exemplo, um negócio B2B (business to business) segue uma estratégia totalmente diferente da estratégia indicada para um negócio B2C (business to consumer).

Negócios que vendem bolachas devem trabalhar diferente de negócios que vendem carros. Ambos são produtos físicos (não são serviços), que podem saciar a necessidade da mesma persona, porém em momentos diferentes. Essa mesma persona, pode muito bem comprar uma bolacha a qualquer momento, mas ao comprar o carro, o tempo é um pouco diferente. Há um período de pesquisa maior, pois não é todo dia que se compra um carro, não é mesmo?

Mas então, como nós conseguimos atingir nossos objetivos? Foi com muito trabalho. Vou listar os três tópicos que considero principais para chegar ao sucesso:


Consistência

Um negócio criado da noite pro dia, não passa credibilidade. Muito menos um negócio que iniciou há um tempo, parou, depois de um tempo voltou e etc.

Percebemos ao longo do tempo que a consistência é a mais relevante estratégia de uma marca. Por mais que você seja pequeno é importante definir um planejamento com ações assertivas. Que seja publicar um post no blog por semana! Mas defina o dia e publique esse post sempre no mesmo dia da semana. Isso já demonstrará que você, independente do seu tamanho, é dedicado ao seu negócio e persistente. Sempre está ali, fazendo.


Presença digital

Não dá para imaginar um negócio hoje em dia sem pensar em seu posicionamento digital. Pelo menos uma página no Facebook é obrigatória, caso contrário, você não existe.

A facilidade que o meio digital trouxe para nós é tanta, que não conseguimos mais viver sem. E claro, quando vou procurar um negócio, ou procurar referências, a primeira coisa que faço é abrir o Google e pesquisar sobre. Não se preocupe tanto com o quão profissional está o seu trabalho, apenas faça e faça com consistência. Lembre-se que “feito é melhor que perfeito”. Mas caso precise de alguém com expertise no assunto, sabe com quem contar. Não é mesmo?


Bom relacionamento

Além da presença digital e da consistência em nossas ações estratégicas, a vida sempre nos mostrou que o bom relacionamento é tudo. Cerca de 60% dos nossos clientes chegaram até nós através de indicação.

O networking é uma palavra que demorou para entrar no meu vocabulário, mas depois que entendi o que era, jamais esqueci.

Participe de eventos, pequenos, médios ou de grande porte, apresente seu negócio com a maior humildade, troque conhecimento, ensine, aprenda e faça sua rede de contatos crescer.


O que o ano de 2018 nos preparou


Que ano, meus amigos! Desafio atrás de desafio. Trabalho atrás de trabalho. Foi a maior doideira de todos os tempos.

O ano de 2018 começou tímido, como quem não queria dar as caras. A palavra mudança resume tudo o que foi vivido nesses doze meses de pura adrenalina. Nosso modelo de negócio foi pivotado pelo menos cinco vezes e nosso website mudou de cara umas quatro. E pra variar, nossa marca também acabou mudando.

Sabe aquela velha frase: “quando a água bate no bumbum – a palavra não é bem essa, mas tá valendo – as coisas mudam”? É, foi mais ou menos isso que aconteceu.

Estava eu, sem um faturamento mensal que ao menos me sustentasse, formado há mais de um ano, com a cobrança dos pais, para dar um “jeito” na vida. Foi aí que simplesmente fui em um evento de negócios – fui apenas por ir – e na troca de conversas aparece um abençoado que precisava exatamente de um serviço que eu “manjava”, mas não oferecia pela Roma – até então. Foi a combinação perfeita: o cliente com a necessidade e eu com a solução. Viu só, o networking provando que existe e faz a diferença.

Bom, o cliente assinou o contrato comigo e me salvou financeiramente. Mas não é esse o principal ponto. Eu tinha uma solução que poderia ser muito bem oferecida pela Roma, mas com o desespero e a correria, acabei nem percebendo. Foi uma luz que brilhou lá no fim do túnel. E é lógico que o túnel é cumprido, e fomos trabalhando e alavancando o nosso próprio negócio cautelosamente.


O que será do agora e do futuro?

Prefiro responder sobre o futuro primeiro. O que ele nos preparar, estaremos prontos para mais uma vez errar, aprender e mudar. É assim que o ciclo das coisas funciona.

E o agora? Agora, nos resta muito trabalho. Errar e aprender aconteceu com tanta frequência que se tornou um hábito, acontecendo no dia a dia, de forma natural. Estamos trabalhando 100% dedicados em oferecer as melhores soluções para nossos clientes, participando de eventos que trazem inovação no universo do marketing.

Quando ouvimos que uma estratégia de marketing não funciona mais e que agora as coisas são de outro jeito, ficamos doidos, mas buscamos entender o que é, para seguir as novas tendências do mercado.

Uma vez ouvi dizer que os sonhadores não são aqueles que simplesmente sonham, mas sim, aqueles que tornam seu sonho realidade, e sonham o futuro para o agora.

Por mais erros que cometemos, sempre tivemos a vontade de reerguer nosso império. Esse é o jeito Romano de ser.

bottom of page