dicas de marketing e negócios

Qual a importância de estar presente nas redes sociais?

As redes sociais permitem romper as fronteiras da distância. Elas conseguem criar uma conexão entre pessoas e empresas para o compartilhamento de interesses e produtos, de qualquer lugar do mundo!


O Brasil mesmo, é o segundo país que possui usuários que passam mais tempo nas redes sociais em comparação com o restante do mundo, perdendo apenas para o México, segundo dados divulgados pela Comscore. Por isso, estar presente nas redes sociais tornou-se completamente necessário para os brasileiros que possuem qualquer tipo de negócio físico ou online, por permitir uma boa interação com os consumidores!

É importante que minha empresa esteja nas redes sociais?


A resposta é... SIM! Quando a sua empresa está presente nas redes sociais, propicia uma comunicação mais direta entre consumidores e a empresa. Para isso funcionar, é preciso falar a linguagem do seu público e ser ágil para responder as demandas dos leads para converter em clientes. Lembre-se: o consumidor gosta de um serviço rápido, pois pelo contrário, as chances de desistir da compra são enormes!

Entenda o comportamento dos consumidores!


Estar nas redes sociais também possibilita entender melhor o comportamento dos clientes. Com isso, é possível realizar um estudo aprofundado, buscando entender a percepção que eles têm sobre determinada marca, suas influências e estímulos no processo de decisão da compra. O objetivo é entender o que leva o consumidor a escolher aquele produto. Assim, você pode trabalhar com ações certeiras e oferecer soluções para melhorar o seu negócio!

Aumente o engajamento da sua empresa!


Com as redes sociais, o engajamento da marca também aumenta. Quando as pessoas entendem que podem ter um relacionamento diferenciado com a empresa, começam a interagir mais, opinando, elogiando ou até mesmo criticando as ações da empresa. Isso é ótimo para perceber o que está ou não agradando as pessoas!

Mas qual tipo de rede social usar?


Facebook


Essa rede social estava no primeiro lugar no Brasil em 2020 e o manteve em 2021, mas entrou em 2022 perdendo para o Instagram. Porém, ela segue sendo a mais utilizada pela população mundial, com mais de 2,91 bilhões de contas ativas (sendo 116 milhões delas brasileiras). Essa é uma ótima rede social para estabelecer conexões!

Instagram


Essa mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook! Hoje é possível postar fotos com proporções diferentes, além de outros formatos, como reels e stories. É essencial que o seu negócio tenha uma conta no Instagram, pois nela você pode caprichar no aspecto visual e abusar das fotos e vídeos que podem trazer bastante engajamento!

Twitter


A rede social atingiu seu auge em meados de 2009. Mas isso não quer dizer que todos os públicos pararam de usar a rede social. Desde 2020, o twitter voltou a crescer. São mais de 465 milhões de usuários no mundo todo, usando uma rede social com comunicação direta e com textos curtinhos.

Linkedin


Com foco em criar relacionamentos profissionais com outras empresas, é ideal para a escrita de textos no formato ‘’blog’’.



Quanto mais contas você tiver em redes sociais diferentes, mais chances você tem de expandir o seu negócio!

Para isso, conte com a Romadigital! Nossos serviços incluem desde a criação de conteúdo, até a gestão de todas as redes sociais da sua empresa! Vamos bater um papo? WhatsApp: (35) 3197-1752.