top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Qual a importância da gestão de marca para empresas



Você já deve ter ouvido falar em branding, que é a gestão da marca de uma empresa. Mas você sabe qual a importância de gerenciar corretamente a sua marca e o que essa gestão significa para o seu negócio?

A marca nada mais é que a identidade da sua empresa, que vai ser a porta-voz do seu negócio e irá diferenciá-lo em meio à multidão.

Ter uma marca forte, significa desempenhar um papel ativo e forte perante a sociedade, independente do seu nicho de atuação.

Existem algumas ações a serem trabalhadas para enriquecer e elevar o seu potencial de marca e consequentemente, de vendas. Confira!

Processo de construção de marca

Para iniciar a construção de sua marca, você precisa traçar um plano de ação, definido por:

Nicho do seu negócio

Nessa etapa você esclarece ao seu público, qual sua área de atuação. Aqui você deve informar quais os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Posicionamento de marca

Toda marca deve se posicionar perante a sociedade, seja de maneira econômica, social, ambiental e etc. É o posicionamento de marca que irá te destacar dos demais concorrentes, e irá criar um elo de confiança e responsabilidade entre a sua empresa e consumidor.

Proposta que agregue valor à marca

Nesse aspecto é preciso ser claro e objetivo quanto às propostas de entrega ao consumidor. Ou seja, aquilo que você deseja garantir em termos de benefícios, ao cliente em troca dele consumir seus produtos.

Slogan

É uma mensagem direta e realista do que sua empresa representa para o mundo.

Após traçar esse plano de ação, você pode ativar fortemente o processo de gestão de marca, com o auxílio de ferramentas disponíveis no Marketing Digital, por exemplo.

Como gerir sua marca na internet

Primeiro você precisa compreender que sem a internet não existe uma marca que se sustente no mercado.

A internet revolucionou a linguagem que se construiu ao longo dos anos entre empresas e consumidores.

É extremamente necessário estar presente na internet, com uma equipe de estratégias de marketing digital que se empenhe em conversão de novos clientes e em manter a fidelização dos já existentes.

Montar uma pequena equipe, ou você mesmo se dedicar ativamente em gerir as páginas da sua empresa nas mídias sociais, em criar um blog ou site, e até mesmo, a sua loja virtual, vão alavancar a sua marca e fazer do seu negócio uma vitrine vista por um maior número de pessoas.

Lembre-se que para se sustentar na internet você precisa atualizar e alimentar diariamente suas páginas, pois os clientes confiam e consomem mais de marcas comprometidas com os usuários, que por sua vez, estão sempre esperando por novidades.

Dicas preciosas para uma boa gestão de marca

Jamais falte com a verdade

Seus clientes merecem e cobram sempre a verdade de você. Prometa apenas o que poderá cumprir!

Não difame outras empresas

Exalte as qualidades e os aspectos positivos do seu negócio, sem denegrir a imagem de empresas concorrentes.

Respeite as mudanças do seu cliente

Acompanhe as transformações do mercado sem enfrentar o posicionamento do seu cliente, isso com certeza vai te enaltecer e aproximará os consumidores com maior empatia por sua empresa.

Esperamos que tenha conseguido entender um pouco melhor sobre a gestão de marcas. Ainda dentro deste universo, quer saber um pouco mais sobre a importância da identidade visual? Baixe nosso eBook gratuitamente e fique por dentro!



bottom of page