Game Of Thrones é uma série americana exibida pelo canal de TV a cabo HBO. Sucesso absoluto, já é uma das séries mais premiadas do mundo!
Ainda que muitos não gostem das fábulas que permeiam o universo de Game Of Thrones, ninguém pode negar que a série é um verdadeiro sucesso! No ar desde 2011, com “As Crônicas de Gelo e Fogo”, a produção de David Benioff e D.B Weiss, é baseada nos livros de George R.R. Martin.
Já no primeiro ano de exibição, a série recebeu indicações a grandes prêmios da TV americana, como o Globo de Ouro e o Emmy. Acontece que quem levou os dois primeiros prêmios relacionados a Game Of Thrones foi o ator Peter Dinklage (Tyrion Lannister), como melhor ator coadjuvante.
O ano é 2019 e a série estreia a oitava e última temporada. Serão apenas seis episódios, porém repletos de ação e adrenalina. E podem esperar as redes sociais bombarem com assuntos relacionados a este grande sucesso.
O início da história
Uma série que envolve fantasia e muito drama, acontece em um cenário medieval, e se passa nos Sete Reinos de Westeros.
A história começa com a viagem do Rei Robert Baratheon à Winterfell, que tem o intuito de pedir a seu antigo companheiro de batalha, Ned Stark que seja a mão do rei (um cargo reservado a pessoas de confiança, que deverá cuidar das tarefas do trono). Os dois lutaram juntos na Revolta de Robert, mais conhecida como Guerra do Usurpador, que destituiu o Rei Louco, Aerys Targaryen do poder.
A história também revela que os dois amigos perderam Lyanna Stark durante a batalha, que foi “sequestrada” por Rhaegar Targaryen. A personagem é irmã de Ned, e prometida em casamento de Robert. A partir deste grande acontecimento, surgem as histórias cabulosas desta crônica.
Premiações da série
Game of Thrones ganhou o título de série do Primetime, por bater o recorde em 2016, com 38 vitórias no Emmy. Após esse feito, em 2018 a série foi novamente indicada para a categoria drama, levando para casa 9 novos prêmios, das 22 indicações. Totalizando 47 Emmys em 7 anos.
A série recebeu indicação à categoria principal de melhor série dramática, todos os anos em que concorreu. Mas foi com as temporadas 5 e 6 que de fato conseguiu vencer!
O sucesso em torno das premiações se deve a equipe técnica. Fotografia, montagem, efeitos visuais, maquiagem e figurino, sempre levam prêmios para casa. Porém, não se pode desmerecer a equipe de atores, que tem como Peter Dinklage, o maior vencedor de todo o elenco.
De onde vem o sucesso
Depois de se confirmar como um verdadeiro fenômeno de audiência, Game of Thrones promete encerrar o ciclo com chave de ouro.
Considerada uma das séries mais bem-sucedidas da HBO, foi capaz de arrematar fãs em todo o planeta, incluindo celebridades, como o ex-presidente dos EUA, Barack Obama.
Além das majestosas produções visuais, o roteiro conta com cenas de violência, sexo e traição, o que serve como um tempero a mais para os aficionados pela série. Não há como negar que Game of Thrones tornou-se um fenômeno cultural, e a alguns dos motivos para isso, você pode conferir a seguir:
Linguagem inclusiva
Isso significa que a série foi capaz de ‘conversar’ com todos os públicos! Fãs de ficção, terror, games, política, enfim, seja qual for o motivo, é possível se encantar com as tramas e se solidarizar com os personagens. O maior ponto forte da série deve ser esse! Onde ela é capaz de oferecer entretenimento para todas as pessoas.
Em todos os momentos, a série apresenta elementos que atraem as pessoas, por mais que elas contestem o gênero fantasioso que a cerca.
Ação e intrigas
Com um roteiro que apresenta inúmeras reviravoltas, os fãs ficam impressionados com a flexibilidade apresentada na trama. Personagens considerados ‘principais’ morrem de maneira inesperada, sem contar que os dramas pessoais são sempre muito intensos!
O fato de nunca poder esperar nada concreto do próximo episódio, aumenta a sensação viciante em torno da série. E em tom de adrenalina, segura os fãs pelo colarinho, minuto a minuto.
Vingança e guerras
A polêmica por trás das mais variadas cenas de violência, contribui para o sucesso da série. Os diretores não poupam cenas de guerras e de mortes sangrentas, e todo mundo sabe que isso garante uma enorme audiência.
Redes Sociais
A internet contribui para o sucesso de Game of Thrones. Nisso não há dúvida!
Os comentários nas redes sociais causam muita euforia entre os fãs, que criaram grupos exclusivos sobre a série. Redes como Facebook e Twitter são utilizadas por usuários que analisam os episódios, deixando suas objeções, na esperança de serem ouvidos.
Além disso, os memes e as análises, levam a série para pessoas que ainda não assistiram. Fazendo com que a rede de fãs aumente, através de meios que estão além das telas da HBO.
O melhor de tudo é que atores e diretores também começaram a interagir com o público, angariando seguidores de todos os cantos do mundo.
O que o marketing tem a ver com isso tudo
É claro que o marketing está atrelado a tudo isso, afinal existem muitas estratégias publicitárias por trás do sucesso! Além da transmissão na TV, a série lançou uma cerveja!
A cervejaria belga Ommegang em parceria com a HBO, produziu uma série de bebidas inspiradas em Game of Thrones. As embalagens ilustram o Trono de Ferro e a escuridão da árvore sagrada.
Sem contar que outras ações épicas para promover a série também foram criadas:
Fez um dragão sobrevoar a sede da HBO;
Lançou peças teatrais;
Bicicleta com o trono de ferro;
Caminhão de comida dos Sete Reinos;
Tatuagens sobre a série na segunda temporada.
A maneira como o conteúdo é distribuído e o incentivo ao compartilhamento, faz parte das estratégias de marketing da emissora, que consegue somar seguidores e fãs de todas as idades e etnias.
E você é mais um fã da série? Compartilhe sua opinião com a gente e deixe seu palpite sobre o grande final da série ;)
Winter is here!
Comments