O que é branding? E como ele pode ajudar no seu negócio?

dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

O que é branding? E como ele pode ajudar no seu negócio?



Quando se pensa no mercado contemporâneo, não importa qual seja o seu negócio, possuir um diferencial é algo que coloca sua empresa em destaque diante de muitos concorrentes.

Com muitas empresas surgindo, ter "algo a mais" a oferecer deve ser levado em consideração.

Contudo, essa não é a única preocupação que se deve ter. Na verdade, essa apreensão pode se tornar uma ferramenta bastante positiva, deixando apenas de ser um erro a ser corrigido ou algum item novo que a sua empresa adota. Na hora de analisar uma marca, muita gente sequer sabe como tal empresa trabalhou naquilo, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

O branding, ferramenta indispensável para qualquer empresa, é o responsável por aumentar seus resultados e ainda garantir uma presença mais forte do seu negócio no mercado. E, para se beneficiar dessas vantagens, é importante conhecê-lo e saber como funciona.

Branding: o que é?

Branding é justamente um conjunto de tarefas destinadas a gerar e manter a imagem de uma marca. Essas diretrizes determinam a personalidade do seu negócio em todos os seus aspectos, seja num slogan, nas normas institucionais, nas vendas, no relacionamento com o cliente, enfim, em todas as etapas na qual a empresa trabalha.

Por trabalhar com muitas variáveis, se engana quem pensa que o branding só está relacionado a marketing. Comunicação, psicologia, sociologia e planejamento são algumas das áreas abordadas pelas diretrizes do branding de uma empresa.

Por isso, o branding é algo essencial a qualquer empresa, uma vez que esse sistema afeta não apenas o negócio, mas também o consumidor.

Etapas do branding

Pense no branding como se fosse uma receita de bolo. Existem diversas receitas, cada uma com estilo diferente e próprio. No entanto, se você errar alguma etapa, pode colocar a receita em risco. É a mesma coisa com o branding. Existem processos a se cumprir e que podem ser feitos à maneira da empresa, mas se forem realizados de maneira errada, tudo desmorona.

Personalidade: crie a história da empresa. Como nasceu? Há quanto tempo no mercado? Com o que ela trabalha? Detalhes como esses entram para criar o perfil do negócio.

Identidade: isso engloba não só a identidade visual, mas todo o trabalho de naming de maneira forte e impactante. Investir em uma identidade marcante, com logotipo, slogan e design arrojados de acordo com a história da empresa causa uma presença ainda maior.

Equipe treinada: branding também envolve os colaboradores. Torná-los parte do processo faz com que eles também sigam com o propósito que a empresa deseja atingir. É bom deixar essas informações claras para a equipe, além de treiná-la de acordo com os objetivos da empresa.

Reconhecimento: tudo isso precisa ser reconhecido pelo público. Invista em divulgar sua empresa, crie meios de comunicação de fácil acesso, aposte em plataformas que estejam em harmonia com as informações da empresa, enfim, torne sua empresa conhecida e prestigiada.

Ao adotar o branding como principal aliado da sua empresa, você verá que ela estará mais forte no mercado e melhor posicionada, gerando resultados positivos.


comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.