dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

O Digital nunca foi tão forte!

Em tempos de pandemia, o universo digital nunca foi tão forte! Trabalho home-office, internet banking em evidência, educação online, aplicativos com dicas de cuidados com a saúde e muito mais!


Quando a primeira conexão virtual foi estabelecida entre o Instituto de Pesquisa de Stanford com a Universidade da Califórnia, talvez ninguém pudesse prever a que ponto chegaríamos!


Naquele outubro de 1969, a Arpanet começou a alterar o rumo da história!


De lá para cá, vimos nascer serviços digitais, que hoje são imprescindíveis para nossas vidas. Como por exemplo, o e-mail, as redes sociais e os aplicativos de smartphones.


A verdade é que, a internet mudou nossa noção de tempo e espaço! Hoje todo mundo acessa, de maneira instantânea, dados históricos, dados bancários, mapas inteiros de rodovias, e até mesmo, fotos de Marte.


E hoje, no ápice do novo coronavírus, as ações digitais se revelam soluções eficientes para casos críticos. Como por exemplo, nascem recursos e ferramentas de comunicação que facilitam negociações bancárias, o consumo de produtos e serviços e a preservação da saúde por meio de mecanismos virtuais.


O digital nunca foi tão forte, sobretudo, na expansão de negócios


Eventualmente, já é comum fazer negociações online. Estamos acostumados a consumir produtos, serviços e, principalmente, refeições, através de sites e aplicativos.


Contudo, no cenário atual em que todo o mundo se encontra (pandemia da COVID-19) o digital nunca foi tão forte!


Empresas inteiras estão migrando seus escritórios para dentro das casas de seus próprios colaboradores. Portanto, a modalidade home-office agora ganha destaque no mercado, e quem já trabalhava assim, finalmente, têm seus dias de glória.


O que isso representa, na realidade, é a possibilidade de expandir muitos negócios, que por sua vez, podem enxergar na crise, novas oportunidades. A começar por empresas tradicionais que estão investindo na modalidade 'delivery', fazendo entregas de produtos à domicílio, coisa que até então, não acontecia.


Além disso, muitas marcas começaram a oferecer consultoria via web, transformando seus colaboradores em verdadeiros influenciadores digitais. Sem falar das escolas que colocaram seus professores diante às telas para produzirem suas aulas virtuais.


O setor da saúde é outro grande exemplo, que enxergou na crise a possibilidade de crescimento. Muitas clínicas e hospitais, bem como, universidades, criaram aplicativos com orientações sobre o novo vírus. Dentro desse recurso, incluem seus outros serviços, impulsionando seu alcance para outras doenças específicas.


Ferramentas que facilitam a comunicação digital


E para salientar o fato de que o digital nunca foi tão forte, a cada momento surgem novas ferramentas de comunicação, que visam aprimorar os hábitos digitais.


A começar por ferramentas de comunicação interna, que são essenciais para nutrir o relacionamento entre empresa e colaboradores:


  • E-mail Corporativo - Seja para anexar arquivos e documentos, ou mesmo, para tirar dúvidas, o e-mail corporativo é um grande aliado de muitos empreendimentos;

  • Workplace - É a rede social corporativa do Facebook, onde todos os colaboradores conseguem se manter conectados, inclusive, por chamadas de vídeo;

  • CRM - Utilizar um CRM (Customer Relationship Manager) também é importante para organizar e registrar todas as interações feitas com os clientes. O CRM nada mais é que, uma incrível ferramenta de gestão.


Com relação a comunicação externa, é preciso enfatizar o fato de que, há uma forte alteração nos hábitos digitais, por isso, saber exatamente o que pode impactar os consumidores é o melhor caminho para enfrentar qualquer tipo de crise. 


Dentre as melhores ferramentas de comunicação externa, temos:


  • Mídias Sociais - Elas saem em disparada, no que se refere à fonte de informação. Ano passado a Agência Brasil, revelou em pesquisa que, quase 80% dos brasileiros afirmam receber notícias através das redes sociais. WhatsApp, Facebook e Instagram lideram as posições entre as plataformas que mais produzem e disseminam esse tipo de conteúdo.

  • E-Mail Marketing - Outro meio eficiente de garantir o contato com seus clientes e fornecedores, é por meio do E-mail Marketing. Empresas conseguem nutrir o relacionamento com o cliente através de campanhas promocionais, avisos importantes etc.

  • Assessoria de Imprensa - Algumas empresas também podem recorrer às parcerias com canais de comunicação. Contar com um espaço na impressa digital, pode ser essencial para garantir que a informação seja passada em grande escala.


Continue acompanhando nossas publicações para não perder nenhuma novidade!

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

selo clube de empresários

© Roma inteligência em marketing, 2020. Política de Privacidade.