Mídias sociais para profissionais autônomos

dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Mídias sociais para profissionais autônomos


As mídias sociais para profissionais autônomos podem representar um crescimento exponencial, tanto no faturamento, quanto na representatividade da marca ou do próprio nome do profissional.


Profissionais autônomos são aqueles que não possuem vínculo empregatício, bem como, não possuem exclusividade de prestação de serviços. Ou seja, você tem total controle sobre o seu negócio, inclusive, assume os riscos do seu ofício, sem que haja subordinação.

Acontece que junto com a enorme vantagem de ter autonomia sobre as tomadas de decisões, existe a responsabilidade em garantir o faturamento do mês e gerir as necessidades do próprio empreendimento.

Atualmente, uma das maiores armas do marketing para autônomos está nas mídias sociais, afinal, mais de 23% dos brasileiros trabalham dessa forma e precisam ser encontrados na rede.


A importância das mídias sociais


Quando dizemos que “há uma necessidade em ser encontrado nas mídias sociais”, a referência diz respeito ao fato de que, de acordo com os analistas do eMarketer, em 2013 mais de 79% dos brasileiros já tinham acesso a pelo menos uma rede social.

As mídias sociais para profissionais autônomos podem aproximá-los de sua audiência, e em função disso, é de extrema importância descobrir qual das redes é a melhor para investir seu tempo.

Quando você é capaz de identificar seu público e em quais redes estão, sua atuação passa a ser mais fluída e você pode interagir com cada um deles, melhorando o engajamento do seu negócio na rede.


Divulgue seus produtos e serviços


Um dos aspectos mais relevantes de marcar presença nas redes sociais, é a divulgação de produtos e serviços - a menos que efetuar vendas, não seja o seu maior propósito (o que duvido muito).

Para que isso aconteça, é importante construir canais para os clientes. Ou seja, é interessante ter um blog ou site, e claro, criar perfis profissionais nas principais redes sociais, a fim de que te encontrem na internet.

Para fazer isso de maneira eficiente:

  • Crie um padrão em todas as redes (dados de contato, descrições, foto de perfil, etc).

  • Utilize um design (template) que tenha a ver com seu negócio.

  • Publique conteúdo relevante. Muitos clientes chegam até os negócios através de artigos e vídeos que solucionem suas dúvidas. Por isso, é importante estabelecer uma relação de confiança, oferecendo um conteúdo de qualidade – para as pessoas que procuram por seus serviços.

  • Insira cases de sucesso e depoimentos de seus clientes.

Tudo isso pode te ajudar a aumentar sua cartela de clientes, e por consequência, elevar o faturamento.


Invista no relacionamento com o cliente


Depois de ter criado seu perfil profissional nas redes, é necessário investir no relacionamento com o cliente. E isso pode ser feito de duas formas:


Ter uma presença frequente nas mídias sociais

De nada adianta criar canais de comunicação e não atualizar frequentemente. Você pode pesquisar sobre os melhores horários para fazer novas publicações, e assim, manter um programa de frequência. Exemplo: 1 a 3 publicações semanais.

Uma boa dica é pesquisar as palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação, pois através delas você consegue aumentar seu engajamento na rede.

Utilize a ferramenta Keyword Planner, do Google, que sugere as palavras-chave com base nas pesquisas de usuários que tenham interesse em produtos e serviços relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você for advogado, insira dados relacionados a sua função, e a ferramenta revela quais os termos mais buscados diante do tema.


Responder seu público nas redes

Entenda que as mídias sociais para profissionais autônomos, assim como para qualquer outro tipo de negócio, requerem tempo e disposição para que dúvidas sejam solucionadas.

Isso quer dizer que é preciso responder novos comentários, enviar mensagens para novos seguidores e interagir com o perfil dos clientes.

Responder as críticas e sugestões é tão necessário, quanto responder aos elogios, sendo assim, atente-se a isso!


Aumente o faturamento


E como aumentar o faturamento através das redes sociais?

Existem alguns caminhos que podem ser seguidos por profissionais autônomos que desejam captar novos clientes e fidelizar os já existentes. Por exemplo:


Investir em canais mobile

A maioria dos brasileiros acessam a internet através dos smartphones e em virtude desse cenário, investir em soluções mobile para o seu negócio, pode ser um fator fundamental para o seu sucesso!

Isso não significa que você precisa oferecer um aplicativo exclusivo para o seu cliente (pelo menos não no início), mas soluções como o WhatsApp, Telegram e até mesmo, um site responsivo (que funcione em computadores, tablets e smartphones sem sofrer alterações) podem e devem ser utilizadas.


Ofereça uma plataforma para transações financeiras

Ao oferecer a opção de uma plataforma digital para os clientes efetuarem o pagamento, além de facilitar a vida do comprador, que poderá escolher entre pagamento via boleto ou cartão de crédito, por exemplo, você ainda conta com a segurança que as ferramentas desse tipo oferecem.

Dentre as opções mais utilizadas temos:

  • PagSeguro

  • Mercado Pago

  • Nubank


Crie WEBINÁRIOS

Chamado de Webinar - “web based seminar”, o termo quer dizer seminário realizado pela internet.

Para realizar reuniões de negócios, implantações de novas técnicas, lançamentos e promoções, esse tipo de ação online tem se tornado cada vez mais, uma verdadeira máquina de vendas!

Isso porque, você é capaz de oferecer aos clientes um canal mais humanizado, que trata das dificuldades do cliente no famoso ‘um pra um’.

Vantagens de fazer um WEBINÁRIO:

  • Engajamento

  • Autoridade

  • Aumento nas vendas


Benefícios do Marketing Digital para profissionais autônomos


Em suma, o Marketing Digital tem a oferecer milhares de benefícios para profissionais autônomos, sobretudo, àquilo que cerca as mídias sociais e suas vertentes.

Para se dar bem no universo virtual, garantindo o sucesso do seu negócio e o destaque na rede, lembre-se de seguir alguns passos essenciais:


Planejamento

Crie um cronograma de publicações, escolha um dia para responder seu público e defina as mídias sociais que serão prioridades para o seu negócio.


Disciplina

Manter a organização pode te ajudar a ter disciplina e foco quanto a realização do seu trabalho na internet. Os resultados não são imediatos e é preciso ter paciência para alavancar um negócio online. Em função disso, construa uma base sólida, com a publicação de conteúdos regulares, ainda que isso leve tempo.


Parceiros

Fazer parceiros na internet é um excelente caminho para se sobressair em meio a tanta concorrência. Procure por outros profissionais que tenham interesse em fechar parcerias, assim vocês podem criar publicações que mencionem o trabalho de ambos, porém, cada um em seu respectivo site.


Promoções

Lance promoções, afinal, se você está iniciando um negócio precisará se destacar dos demais, e para o cliente, as promoções são como elogios aos ouvidos. Utilizar de cupons de descontos e pacotes de serviços é um bom caminho a se seguir.


Agora você já sabe como as mídias sociais para profissionais autônomos tem um enorme potencial e pode te ajudar a alavancar sua carreira.


Possui alguma dúvida ou sugestão? Comenta aqui e aproveite para compartilhar esse conteúdo com os amigos que estão começando um novo empreendimento.

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.