dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Marketing Digital para Escolas


Devido ao avanço da internet, o Marketing Digital para Escolas passou a ser essencial para as instituições a atingirem maiores resultados em meio às transformações.


Está claro que a jornada de compra mudou, e dentre as transformações mais evidentes, está o consumo da informação antes da decisão de compra.

Em outras palavras, atualmente o cliente pesquisa sobre determinado assunto na internet, antes de decidir se quer ou não obter um determinado produto ou serviço.

E é por isso, que na área da educação, o Marketing Digital para Escolas é tão importante. Afinal, é preciso atrair a atenção de alunos em potencial para garantir uma nova matrícula.


O que é Marketing Digital para Escolas?


O Marketing Digital para Escolas consiste em um planejamento de ações para alcançar determinado objetivo, que geralmente, visa aumentar as vendas e melhorar o engajamento da empresa na rede.

A existência de um plano de marketing é fundamental para construir uma relação entre o consumidor e a marca.

Para acertar no planejamento de marketing para escolas, é preciso conhecer o mercado, e sobretudo, quais as necessidades dos clientes.


Como criar um planejamento eficiente?


Para criar um bom plano de Marketing Digital para Escolas é preciso seguir alguns aspectos importantes:


Diagnóstico


Analisar os concorrentes e fazer um diagnóstico das campanhas existentes, é um passo fundamental para quem deseja criar um plano eficiente. É possível começar verificando quais as principais diferenças entre o seu serviço oferecido e o da concorrência. Além disso, para fidelizar os clientes já existentes e melhorar o relacionamento com cada um deles, é preciso conhecer suas necessidades básicas. Você pode fazer isso a partir de análises de engajamento nas redes sociais, sites ou campanhas no Google. Bem como, pode espiar os concorrentes no Facebook ou Instagram – verificando as respostas em comentários etc.


Persona


Outro aspecto a ser trabalhado está relacionado a definição de persona. É preciso ter uma persona bem definida para acertar na criação de um plano de ação, do contrário generalizar o público-alvo pode resultar na banalização do próprio serviço.

Os clientes atuais podem e devem ajudar na definição de persona, pois através deles é possível identificar as necessidades de cada curso, faixa etária, fase de ensino e assim por diante.

Em uma instituição de ensino infantil, por exemplo, a sua persona não pode ser uma criança. Neste caso, são os pais ou os responsáveis pela criança, pois ela não é tomadora de decisão. São estratégias assim que você precisa definir para atingir a persona correta e alcançar excelentes resultados.



Estratégias de Marketing Digital para Escolas


A seguir você confere as principais estratégias de Marketing Digital para Escolas:


Criar um site


Ter um site é primordial para quem deseja investir em Marketing Digital, independente do seu nicho de mercado. Para escolas, é interessante manter um site atualizado, atraente e responsivo (que funcione em qualquer tipo de dispositivo eletrônico).

Além disso, muitos alunos querem saber mais sobre os cursos oferecidos, e dentro do site pode existir um blog atualizado, com dicas e curiosidades sobre cada área abordada dentro dos cursos.


Criar perfis nas redes sociais


As redes sociais são a porta de entrada para qualquer negócio, afinal, boa parte dos futuros alunos utilizam essas mídias.

É importante ter sua persona bem definida para conhecer quais as redes de sua preferência – isso te deixa em vantagem e um passo à frente dos concorrentes.

Mas no geral, vale a pena ter um perfil profissional em cada uma das mídias sociais existentes (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube...).


Criar um cadastro em portais de ensino


Cadastrar sua escola em um portal de ensino pode ser um grande diferencial na capitalização de novos alunos. Isso porque, toda vez que algum usuário procurar por determinado curso oferecido no Google, suas chances de aparecer aumentam.

Além dos sites de classificados existentes, também é possível cadastrar sua escola em plataformas online, que são interativas e segmentadas.


Ativar a geolocalização


Incluir a localização do seu negócio no Google Maps é outra estratégia importante dentro do Marketing Digital para Escolas. Isso porque, as pessoas tendem a se interessar por escolas que estão mais próximas a sua residência ou trabalho. Portanto, é possível aumentar o número de alunos que moram perto, e assim, definir ações ainda mais assertivas.


Usar SEO


O termo SEO significa otimização para mecanismos de busca. Ele é definido por um conjunto de técnicas que visam melhorar o alcance orgânico de sites e blogs.

Aplicar as técnicas de SEO no seu negócio digital é uma maneira de gerar mais tráfego, que por sua vez, resultam em mais vendas.

É importante buscar assessoria especializada em Marketing Digital para aplicar o SEO corretamente e atrair o público certo para o seu empreendimento.


Ferramentas de Publicidade Paga


Além das estratégias mencionadas anteriormente, existem também as ferramentas de publicidade paga, que potencializam ainda mais o seu negócio na rede.

Para alavancar os resultados da sua escola o ideal é investir em:


Anúncio nas mídias sociais


Investir em anúncio no Facebook Ads e no Instagram são dois exemplos que funcionam muito bem! Como a maioria das pessoas acessam diariamente pelo menos uma das duas redes, as visualizações em anúncios pagos são muito maiores, do que aquelas de publicações sem o mesmo investimento.

A maior vantagem de investir nas mídias sociais está na segmentação. Através desses anúncios, é possível escolher qual público-alvo você deseja alcançar. O que é excelente para acompanhar o funil de vendas e aumentar o faturamento.


Anúncio no Google


Outro grande canal para investir em publicidade paga é o Google. A maioria de nós acessa o Google para efetuar pesquisas, principalmente, quando já estamos interessados em determinado assunto.

Agora, imagine se alguém já sabe qual curso deseja fazer e encontra sua escola na primeira página do Google. As chances dessa pessoa se matricular em sua instituição são bem maiores, concorda?

Por essa razão, os anúncios do Google Ads (plataforma de anúncios pagos do Google) são indicados para a maioria dos negócios que apostam no Marketing Digital.

A maior vantagem dos anúncios do Google para escolas, é que eles também podem ser segmentados, tanto pelas palavras-chave do seu nicho de mercado, quanto pela localização da sua instituição.


Uma ressalva importante sobre o Marketing Digital para Escolas, é que é necessário ir além da fase de captação. Ou seja, após o aluno ter efetuado a matrícula, é preciso aumentar o vínculo entre a escola e o estudante para evitar evasões. Isso pode ser feito com ações de Email Marketing, WhatsApp etc.

O processo de pós-venda é tão importante quanto o fechamento da primeira venda, sobretudo, porque geralmente são vendas contínuas, ou seja, que necessitam de pagamentos mensais.

Para prospectar novos clientes e mantê-los matriculados, aposte no Marketing Educacional e para isso, contrate uma agência especializada em soluções inteligentes.


Curtiu nossas dicas? Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações semanais.



comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.