top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Imagens Vs Vídeos


Imagens vs Vídeos: Qual dos dois formatos geram mais engajamento?


De acordo com a pesquisa “Mídias Sociais 360º”, mais de 70% das marcas nacionais utilizam imagens em suas publicações nas redes sociais, contra apenas 25% que preferem publicar vídeos.

Diante desses dados, imagina-se que as imagens geram mais engajamento nas redes. Mas será que essa realidade se confirma?


Como avaliar o engajamento das publicações?


Tanto no Facebook, quanto no Instagram – as duas maiores redes sociais do momento – o engajamento pode ser avaliado por uma série de fatores. Como por exemplo, o número de visualizações, interações, alcance etc.

Para avaliar o engajamento das publicações é preciso conhecer o seu público e entender como funciona o algoritmo de cada rede. Assim será mais fácil definir as próximas ações.

Portanto, você pode criar um cronograma de publicações e avaliar o número de curtidas, comentários recebidos, entrada e saída de visitas no stories, sobretudo, no horário em que cada post é publicado.

Ao observar os envolvimentos, é mais fácil traçar campanhas e alavancar o engajamento, aumentando a notoriedade da sua marca nas mídias sociais.



Como funciona o engajamento através de Imagens


As imagens funcionam muito bem, principalmente, porque são rápidas de fazer e entregam um conteúdo fácil de ser consumido.

Porém, existem algumas estratégias fundamentais para chamar a atenção do seu público através de imagens. Por exemplo:


Imagens com frases motivacionais

As pessoas adoram imagens que as coloquem para cima! Por isso, tanto no Facebook, quanto no Instagram, as publicações que apresentam frases motivacionais (que estejam alinhadas ao posicionamento da marca) possuem um número elevado de interações.


Fotos bem-humoradas

Outra maneira de melhorar o engajamento de imagens nas redes sociais é publicando fotos bem-humoradas. Os famosos ‘memes’ são essenciais para garantir a empatia de clientes e visitantes.


Imagens com assuntos atuais

Se algum assunto do momento, seja em âmbito político ou de entretenimento, tenha relação com os valores da sua marca, aposte em publicações relacionadas a isso. O engajamento dessas imagens é gigantesco, pois as redes monitoram essas publicações através do uso de hashtags, por exemplo, e ‘sugerem’ o seu post para um número maior de usuários.


Fotos nostálgicas

Imagens com personagens antigos, artistas, lugares e até mesmo, produtos alimentícios – tendem a causar comoção nas pessoas, que por sua vez, interagem mais com as publicações.


Como funciona o engajamento através de Vídeos


Para a surpresa de muita gente, uma pesquisa revelou que os vídeos geram mais engajamento nas redes, contrariando as atividades de 70% dos empreendedores brasileiros.

Segundo o estudo compilado pelas empresas Mention e HubSpot, as publicações com vídeos recebem 2x mais engajamento do que publicações em outros formatos (texto, áudio ou imagem).

E como fazer com que o seu vídeo seja um sucesso nas mídias sociais?


Vídeos curtos e dinâmicos

O objetivo do vídeo é prender a atenção do usuário. E para que isso ocorra, é preciso utilizar artifícios visuais que estimulem o visitante. Vídeo com imagens divertidas, música alegre e conteúdo inovador são excelentes para o engajamento da rede.


Vídeos motivacionais

Assim como as imagens, publicar vídeos motivacionais agradam os usuários, que por sua vez, tendem a prestar mais atenção no conteúdo.


Vídeos de humor

Outra maneira de aumentar o engajamento através dos vídeos, é publicando algo bem-humorado. Isso funciona muito bem tanto para as imagens, quanto para os vídeos, pois as pessoas prezam por seu riso diário!


Imagens vs Vídeos: principais diferenças


Apesar dos dois formatos serem parecidos, existem diferenças básicas entre eles. Como é o caso da entrega de conteúdo, que através de uma imagem, pode necessitar de um texto de apoio na descrição, já nos vídeos a descrição não se faz necessária.

Além disso, os vídeos podem dar mais trabalho, pois muitas vezes a edição requer tempo e paciência. Quanto às imagens, dependendo do post, em alguns segundos pode ser publicada e direcionada para o público-alvo.

Outras diferenças básicas entre Imagens vs Vídeos, são:

  • Os vídeos conseguem aproximar a marca do cliente, através de publicações dos bastidores da empresa, ou mesmo, conversas rápidas sobre alguma dúvida ou novidade que o negócio irá oferecer.

  • As imagens, precisam ser chamativas, então é preciso estudar o tamanho das fontes, o layout e quais as cores serão utilizadas para destacar sua publicação dentro do feed do cliente.

Vale lembrar que apesar das distinções ou do nível de engajamento proporcionado por ambas, tanto as imagens quanto os vídeos são importantes para aumentar a autoridade de um empreendimento na rede.

Sendo que, os dois formatos podem receber curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, em ambos é possível fazer uso de hashtags para melhorar o posicionamento entre as publicações dos concorrentes.

Independente do seu nicho de mercado, é imprescindível investir em uma boa estratégia de Marketing Digital para garantir um excelente engajamento nas redes.


Aproveite e compartilhe esse conteúdo em seu Facebook e deixe um comentário sobre qual dos formatos (Imagens vs Vídeos) funciona melhor para o seu negócio.



bottom of page