dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Facebook x Instagram


Facebook e Instagram: duas gigantes dentro de uma só empresa. A diferença entre elas, pode estar na maneira como são utilizadas para fazer negócios.


Facebook e Instagram possuem uma forte presença virtual, não há como negar, e isso parte da premissa de que as duas plataformas foram feitas para o compartilhamento de momentos.

Mas especialistas alertam que é preciso considerar as peculiaridades de cada usuário, afinal, o uso corporativo dessas ferramentas tem sido um dos aspectos mais relevantes nas redes.


Das semelhanças entre elas...


Apesar da concorrência entre as duas plataformas, tanto o Facebook quanto o Instagram pertencem a mesma empresa, cujo CEO, Mark Zuckerberg, sabe que as redes estão cada vez mais presentes na vida dos usuários, sobretudo, daqueles que pretendem fazer negócios pela internet.

Portanto, as duas plataformas trabalham essa questão do marketing digital, com a finalidade de aumentar o engajamento de perfis comerciais, proporcionando uma maior conexão entre empresas e clientes.

Mas vejamos algumas das principais semelhanças entre o Facebook e o Instagram:


Métricas

As duas redes possuem gráficos e outras métricas que podem ser visualizadas por meio do gerenciador de anúncios. O que é bem bacana para empresas que precisam criar personas e identificar seu público-alvo. Dados como gênero, idade e localização melhoram o engajamento de campanhas.


Segmentação

Ambas possuem a possibilidade de segmentar anúncios, o que fortalece a densidade de suas campanhas publicitárias, melhorando a captação de leads e aumentando as chances de faturamento.


Modo Stories

As duas plataformas possuem o modo stories, que além de disponibilizar filtros divertidos para chamar a atenção de outros usuários, oferece a oportunidade de criar publicações rápidas (que duram até 24 horas e depois desaparecem). Essa função pode ser muito útil para atualizar os clientes sobre algum novo produto ou serviço, bem como, publicar promoções.


Interação

Tanto o Facebook, como o Instagram permitem a interação dos usuários, seja com curtidas em fotos e vídeos, comentários nas postagens, ou ainda, o envio de mensagens. O uso de Hashtags é possível nas duas redes, sendo que o Instagram tem maior visibilidade nesse quesito, mas o Facebook não fica atrás e permite aos usuários a descoberta por meio dessa opção. Lembrando que o Facebook ainda permite a criação da fanpage, que aproxima ainda mais a marca de seus consumidores, e fortalece a ligação entre empresa e público-alvo.


Apesar das duas redes serem bem parecidas, é preciso estar atento as suas diferenças, pois cada uma corresponde a um perfil de usuário, e é nesse ponto que sua empresa pode sair na frente dos concorrentes.


Dualidade das redes


Segundo Luciana Bazanella, consultora da Fundação Getúlio Vargas, é preciso levar em conta que muitos empreendedores utilizam o Instagram como sua principal plataforma de divulgação. Sendo assim, conhecer a natureza de suas interações é importante, para aprender sobre a diferença entre a quantidade de publicações por cada empresa.

Por exemplo, enquanto o Facebook permite ao usuário a criação de um perfil para compartilhar imagens e vídeos, postar notícias, interagir de diversas outras formas com amigos e familiares; o Instagram dá ênfase nas fotografias e vídeos, tornando-se um aplicativo de compartilhamento de imagens.

Entender essa diferença básica entre o foco do Instagram e flexibilidade do Facebook, pode ser um meio de fortalecimento de marca nas redes. O que aumenta a autoridade das empresas na internet.


Facebook


Nessa plataforma você pode escolher fazer parte de uma comunidade fechada, seja de amigos de infância, da faculdade, ou da família. Pode ainda, manter o contato através do computador, tablet ou smartphone, o que aumenta o meio de interação com os outros usuários. Muitas empresas que divulgam seus serviços e produtos pelo Facebook, focam em pessoas com hábitos mais antigos, que eventualmente possuem um poder de compra maior dos que os usuários do Instagram, por exemplo.

Essa rede é multifacetada e cheia de recursos, o que pode ser essencial para empresas que desejam captar novos leads e conhecer a jornada de compras de seus clientes.


Instagram


Nessa rede você pode construir uma comunidade com pessoas de interesse em comum, por exemplo, que nunca se viram, mas nutrem o amor pela fotografia, por animais, filmes, tecnologia, viagens, etc. Um aspecto importante do Instagram, é que a maior parte da sua interação acontece pelo smartphone, mesmo que seja acessado por outros meios, as imagens publicadas (pelo menos 99% delas) são feitas pelo celular. Sem dúvida, essa é a rede voltada para o público jovem, sendo totalmente otimizada para o uso mobile.

O engajamento médio das publicações do Instagram é maior que o do Facebook, por serem posts visualmente mais atraentes – o que ajuda no reconhecimento de marca. Ninguém pode negar que a navegação do Instagram é fácil e bonita, o que atrai muita gente interessada em comprar e consumir conteúdo.

Embora as duas plataformas sejam as mais populares do planeta, conhecer a diferença entre Facebook e Instagram vai te ajudar a melhorar suas ações publicitárias, o que poderá resultar em um faturamento maior e na expansão do seu negócio dentro do Marketing Digital.


Mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg


Segundo Zuckerberg, o Facebook, Instagram e WhatsApp serão integrados.

Apesar das mudanças demandarem tempo e deverão ser lançadas a partir de 2020, o CEO do Facebook afirmou que está animado com a possibilidade de ampliar a criptografia de ponta a ponta do serviço de mensagens instantâneas (Messenger do Facebook) para outros produtos.

De acordo com Mark, o objetivo do projeto é atender os desejos dos usuários que pedem ‘maior associação entre os três programas’.

  • O que continua igual? As atividades dos serviços continuarão independentes.

  • O que muda? Com a integração entre as plataformas, existirá a possibilidade de fazer um intercâmbio de conteúdo entre elas. Por exemplo, será possível enviar mensagens do Facebook para um usuário do WhatsApp e vice-versa, mesmo que a pessoa não tenha conta ativa em uma das plataformas.

A ideia de Zuckerberg é proteger o conteúdo das conversas, impedindo sua violação, até mesmo por parte dos desenvolvedores.

Vale ressaltar que em 2016, na corrida presidencial dos EUA, o Facebook teve muitos problemas relacionados a segurança das informações pessoais de seus usuários. Onde a empresa de Marketing Político, Cambridge Analytica, se envolveu na campanha de Trump, obtendo acesso aos dados confidenciais de mais de 50 milhões de norte-americanos.

O intuito do esquema era coletar dados para testar a personalidade de indivíduos, traçando seu perfil psicológico, a fim de exibir propagandas políticas a favor do candidato.


Diante das semelhanças e diferenças entre Facebook e Instagram, qual é a sua rede preferida? Comenta aqui embaixo e compartilhe esse conteúdo com os amigos que ainda estão com dúvidas sobre o uso dessas plataformas.

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.