top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Design corporativo: por que fazer e qual a sua relevância



Manter uma marca sempre bem vista no mercado nem sempre significa adotar estratégias mirabolantes. As vezes, o impacto pode estar logo no primeiro contato com o público.

Aspectos relevantes a fidelização de público tem sido bem mais discutidas nos últimos tempos justamente pela necessidade das marcas se tornarem únicas e singulares. Ter uma preferência nos hábitos de consumo popular é resultado de uma construção corporativa que começa desde a sustentação do DNA da marca. E esse DNA é regido, principalmente, por um poderoso design corporativo.

Ao você se dar conta de que a importância de um design corporativo bem desenvolvido é importante para a marca, você perceberá que as chances de torná-la inesquecível ao consumidor serão ainda maiores.

Ok, mas o que é um design corporativo?

Quando se fala em design, muita gente pensa somente em aparência. E não é só isso. O design corporativo é toda uma estrutura construída e elaborada para formar a identidade de uma empresa. Isso quer dizer que todos os valores, princípios, pilares e coordenadas que uma empresa segue e preza para se manter no mercado são exemplificados por meio de um logotipo, cores e tipo de letras utilizadas entre outros formatos.

Por isso, a principal causa positiva de um design corporativo é promover a harmonia da empresa com seus princípios. Esse é o ponto-chave! Montar um design justamente para torná-la visível perante o público nem sempre é sinônimo de vantagens.

É por isso que é necessária uma visão bem mais profunda e menos superficial de como sua empresa trabalha e quais as expectativas para o futuro perante o seu público alvo.

O que ganho com um design corporativo?

Se um design corporativo é muito mais do que um logotipo ou um tipo específico de letra, o uso dessa estratégia fornece uma gama de variedades interessantes.

A primeira vantagem é a confiança do público. Alguém que possui um design bem construído é capaz de gerar confiabilidade ainda mais forte com as pessoas. Isso porque as pessoas sentem com mais intensidade o que se esperar da empresa e que ela é capaz de agir de acordo com o que ela se propõe.

Outra questão se dá pela relevância. Não só o fato de ter um conceito para a marca, mas a empresa se torna relevante no mercado no qual ela atua. Além da mensagem mais sólida e coerente, a marca é capaz de se tornar uma alternativa de apoio para o público e ainda ser adotada como preferência numa tendência de consumo.

Além disso, manter-se diferente da concorrência é uma necessidade. Todas as empresas possuem valores e objetivos que as fazem querer aumentar seu posicionamento no mercado. Mas se isso não é visto, ninguém fará isso por elas.

Entenda que o design corporativo pode tornar sua marca única em seu segmento de forma assertiva e com essências subjetivas e de acordo com o que a empresa vive e pratica.

Mas para que isso ocorra, é bom contratar um único designer para que ele mantenha a harmonia em todas as peças a serem criadas. Dessa forma, o conceito permanece em todas elas e será sentida pelo público sem interrupções.



bottom of page