top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como espionar os concorrentes no Facebook


A estratégia de espionar os concorrentes no Facebook pode ser um divisor de águas entre analisar as métricas e aperfeiçoá-las de maneira eficiente, ou simplesmente, ter uma página inativa com baixa taxa de conversão.


Em função desse sistema, onde o faturamento é melhor quando se cria uma estrutura sólida com base em estratégias inteligentes - aprender como espionar os concorrentes no Facebook pode resultar em uma projeção positiva para o seu negócio.

Portanto, nesse artigo vamos ensinar o passo a passo do que fazer para ‘vigiar’ a concorrência e tirar proveito do que tem funcionado para eles. Sobretudo, visando o fortalecimento da sua marca na internet.


Como espionar os concorrentes no Facebook?


Anote aí, quais são os passos para dar início a essa espionagem:


Dica 01 – Conheça a “Páginas para Acompanhar” do Facebook

Primeiro você entrará com sua conta na plataforma e depois abrirá sua página no Facebook. Feito isso:

  1. Clique em “Informações” (menu superior);

  2. Clique em “Visão Geral” (menu lateral);

  3. Selecione a opção “Páginas para Acompanhar”;

  4. Vá até a lista “Sugerir Páginas para Acompanhar”;

  5. Selecione e adicione as páginas dos concorrentes;

  6. O Facebook sugere o acompanhamento de 5 páginas;

  7. Mas você pode selecionar até 100 concorrentes;

  8. Finalize clicando em “Concluir”.

Nessa etapa, o ideal é escolher entre concorrentes locais e concorrentes que estão em um local mais distante do seu. Dessa forma, será possível analisar métricas diferenciadas, o que será excelente para definir seu termômetro comercial.

Diante disso, a plataforma irá classificar sua página e as demais selecionadas, de acordo com “o maior número de gostos (curtir)”. Sendo que as páginas de “concorrentes locais” serão classificadas em decorrência dessa mesma medida.

Portanto, feito isso você passa a acompanhar o crescimento semanal de cada página, bem como, é possível visualizar a incidência de publicação nas páginas concorrentes e, o nível de engajamento que eles possuem em sua página.


Dica 02 – Confira o Feed das Páginas do Facebook

Existe outro jeito de espionar os concorrentes no Facebook, que é por meio da verificação do seu próprio feed de páginas.

  • Para fazer isso, basta “curtir” as páginas dos concorrentes com seu perfil pessoal.

  • Em seguida, todas as postagens do concorrente serão visíveis no feed de suas páginas.

  • Para vê-las, clique em “Páginas Feed” (que fica ao lado esquerdo do seu perfil pessoal).

Agora que você aprendeu as principais maneiras de medir as métricas da concorrência, fica mais fácil de se manter na competição dentro do Facebook. Afinal, esse negócio vale ouro!


Como ver os anúncios dos meus concorrentes?


Mas e como ver os anúncios dos concorrentes no Facebook? Para isso, também existe um passo a passo bastante intuitivo:

  • Faça login no Facebook.

  • Ainda com seu perfil pessoal, acesse a página que deseja ver os anúncios.

  • Em seguida, role para baixo até chegar na caixa de “Transparência da Página”.

  • Clique em “Ver mais”.

  • Aparecerá uma espécie de pop-up na tela, identifique a seção “Anúncios desta Página”.

  • Clique em “Ver na biblioteca de Anúncios”.

  • Em seguida, todos os anúncios ativos da página serão mostrados.

Depois de descobrir os anúncios, você pode fazer sua própria comparação de marcas, melhorando suas estratégias e reformulando seus anúncios, a fim de encontrar o público ideal para o seu produto ou serviço.


Vantagens de identificar anúncios de concorrentes


Mas qual a razão de visualizar os anúncios dos concorrentes?

Na verdade, existem algumas vantagens nesse processo que podem te colocar a frente da concorrência. Por exemplo:

  • Insights – Quando você passa a acompanhar os anúncios da concorrência, começa a conhecer suas estratégias de marketing digital, sobretudo, àquilo que se refere ao conteúdo. Estar por dentro desse universo, facilita a criação de novas campanhas, o aprimoramento das próprias estratégias, e ainda, a criação de novos conteúdos.

  • Benchmarking – Quando falamos de Benchmarking estamos falando de uma prática utilizada para entender o comportamento de uma marca em relação aos concorrentes. É uma maneira de redirecionar as tomadas de decisão, a fim de estar sempre trabalhando com as tendências do mercado.

  • Feedback do cliente – Nada melhor que entender o que o consumidor espera da sua empresa. E esse acompanhamento regular, favorece a compreensão de como tem sido a experiência do seu concorrente com o seu público-alvo. Você pode acertar mais e corrigir possíveis erros. Talvez, esse seja o melhor caminho para qualificar os leads.

Dentre todas as estratégias do Marketing Digital, sem dúvida saber como espionar os concorrentes no Facebook, ou em outras redes sociais, é um caminho para o sucesso.

Assim como, é uma maneira inteligente de se posicionar na rede e engajar seu conteúdo, a fim de aumentar a autoridade da sua marca.


Comente aqui embaixo sobre o que você tem feito para acompanhar as métricas da concorrência. E mais, compartilhe nosso conteúdo com aqueles amigos empreendedores que ainda não sabem como agir diante das estratégias dos concorrentes.

bottom of page