top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como escolher o melhor nome para o seu negócio



Das coisas mais difíceis dos processos de criação, títulos e nomes estão no topo. É uma grande responsabilidade, especialmente quando estamos falando de empreendimentos. O nome da empresa irá a acompanhar durante seu crescimento e espera-se que esteja na boca de muitos clientes. Se você está encontrando dificuldades em bolar um nome para o seu negócio, não se preocupe: você, com certeza não está sozinho.

Por incrível que pareça, a maior parte dos nomes de empresas, pequenas ou grandes, veio de um mesmo método, que é barato e relativamente rápido. Estamos falando do brainstorming.

Brainstorming significa “tempestade de ideias”, em tradução livre. É uma técnica que pode ser realizada em grupo ou individualmente, ainda que ela costume dar mais certo ainda quando há mais de uma pessoa envolvida. Ela consiste em uma série de ideias que são jogadas ao vento sem compromisso e sem prejulgamentos, até que a ideia certa apareça. Para chegar a esse ponto, muitas vezes podem-se utilizar exercícios mentais.

Talvez você se lembre de ter visto imagens de reuniões de negócios nas quais alguém fica em frente a um quadro branco, enquanto outras pessoas sentam e discutem as novidades. Esse é um exemplo clássico de brainstorming, ainda que dos mais formais. Entretanto, não há uma regra fixa sobre como ele deve ser feito. Justamente por ser uma “tempestade”, ele pode ser bagunçado e sem uma ordem cronológica certa. O importante é o resultado final, muito mais do que os procedimentos em si.

Quer fazer um brainstorming eficiente? Tente seguir as dicas abaixo!

Defina o objetivo

Se perder durante a busca por ideias é comum. Defina, com sua equipe o objetivo claro para o brainstorming – no caso, a escolha de um nome para o seu negócio. Qualquer desvio no caminho deve ser corrigido. Vocês até podem ter ideias para serviços, produtos e outros detalhes do negócio – mas as deixem para a próxima reunião.

Escolha um bom ambiente

Analise qual o melhor tipo de ambiente para envolver você e seu grupo. Se você for do tipo que precisa de calma para pensar melhor, considere ir a um parque ou um local fechado e silencioso. Por outro lado, talvez certa agitação movimente mais o seu cérebro. Parta do princípio de que os pensadores principais é que deverão se sentir mais confortáveis.

Inspire-se

Procure empresas do seu nicho, ou até mesmo de outras áreas, e tente saber mais sobre seus nomes. Todos eles têm significados por trás, e isso pode estar disposto em páginas sobre a marca, por exemplo. Analise também toda a identidade visual da empresa e como isso se construiu ao redor daquele nome. Fora isso, inspire-se no que mais você achar que pode servir de inspiração!

Não se restrinja a um momento

Não precisa decidir tudo em um só brainstorming. Talvez o nome certo ainda não tenha lhe ocorrido, mas os frutos dessa atividade podem chegar depois. Por isso, é sempre bom manter um caderno e caneta consigo. Depois de condicionar sua mente, as ideias podem surgir de uma hora para outra.

Achou bacana as dicas para construir o nome do seu negócio? Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais dicas :)


bottom of page