top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como criar um kit de papelaria de qualidade?



Um kit de papelaria de qualidade é aquele que representa bem a sua empresa e que causa boa impressão, gerando uma percepção positiva do seu negócio. É aquele que contribui para valorizar a sua marca, que ajuda a gerar novos negócios e a fidelizar os clientes que você já tem, vendendo a ideia de organização, capricho e integridade.

Todos esses valores estão relacionados a dois elementos: identidade visual e integridade da marca.

Composição do kit

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que falam sobre a sua empresa e fazem com que o cliente identifique a sua marca. No caso do kit de papelaria estão presentes o logotipo e as cores. São os dois elementos que vão personalizar os produtos de papelaria, sendo os principais. O kit básico é composto pelos cartões de visita, papel timbrado, envelope tipo saco, pastas e etiquetas. Esse kit pode ser ampliado de acordo com as estratégias e táticas, podendo incluir folders e brindes, elementos muito comuns em eventos corporativos.

Qual a ligação com a identidade visual?

O importante é que a identidade visual seja respeitada, ainda que, sem limitar a criatividade do designer. Para dar um bom exemplo de como o designer pode adotar opções criativas, saindo do terreno da papelaria, são as terceiras camisas de clubes de futebol, que normalmente exploram cores fora dos padrões tradicionais, sendo essa uma decisão delicada.

Em se tratando de designer, o importante é proteger a integridade da marca. Para isso, as empresas especializadas em design fazem testes com consumidores alvo para aferir como eles recebem a novidade e de que forma a percepção da marca pode ser alterada. Só para termos ideia do quanto o assunto é sério, e requer cuidados e profissionalismo, pois é o prestígio da marca junto aos seus clientes que está em jogo.

A identidade visual faz parte do contexto da integridade da marca. O outro elemento é a qualidade dos materiais produzidos. É preciso trabalhar com material de qualidade e ter uma gráfica de confiança para preservar a integridade do kit, causando boa impressão aos stakeholders da empresa.

A importância do designer

Para chegar ao melhor resultado, é fundamental que a sua empresa tenha um designer de confiança. O design é o produto de um processo que inclui pesquisa, elaboração de briefing e uma série de elementos técnicos. Por isso, é essencial que você tenha uma empresa de confiança, que já conhece sua marca e sua empresa.

O designer será responsável por transmitir, através da identidade visual, o tom, o conceito, a personalidade e o estilo da sua marca. Porém, para chegar a esse conjunto de atributos na identidade visual, é preciso pesquisa, estudo, profissionalismo e continuidade.

Como parece claro, criar um kit papelaria não é simplesmente uma operação que inclui criação gráfica e impressão. Os materiais, como papel timbrado, cartões de visita e pastas da empresa devem estar alinhados com a identidade visual da empresa, de modo que essa possa ser reconhecida e diferenciada, pois é a marca que faz o seu negócio exclusivo aos olhos dos clientes.


bottom of page