dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Como criar um anúncio de sucesso no Google Ads


O Google Ads é uma ferramenta do Google voltada para a exibição de anúncios a partir de uma busca do usuário. Essa busca está vinculada às palavras-chave utilizadas.


Para criar um anúncio de sucesso no Google Ads, o primeiro mandamento são as palavras-chave. É através delas que seu anúncio será encontrado. Por isso, antes de começar a elaborar um anúncio, é fundamental que você realize uma pesquisa para saber quais os termos de busca mais utilizados pelos usuários para buscar aquilo que você tem a oferecer.

Há diversas ferramentas oferecidas pelo próprio Google para que você descubra quais as palavras-chave ideais para o seu anúncio. Uma delas é o Google Trends, ferramenta através da qual você digita o termo referente à sua oferta e o sistema oferece uma relação das palavras-chave mais utilizadas, acompanhadas do número de repetições de busca.


Vantagens do Google Ads

A grande vantagem do Google Ads é a rapidez com que você obtém resultados, pelo menos no que diz respeito aos acessos ao site.

Ao anunciar no Ads, sua marca, empresa ou produto ganha destaque nas páginas de exibição. Os números relacionados ao Google explicam por que anunciar no Ads é uma tática que aproxima sua campanha do sucesso. São 2,3 milhões de buscas por segundo, sendo que 70% dos usuários entram em contato com, pelo menos, uma empresa encontrada na pesquisa. São 1,5 milhão de empresas investindo no Ads.

No Ads, você paga para publicar o anúncio porque tem resultado imediato. A boa notícia é que essa ferramenta comporta qualquer orçamento publicitário, seja de pequenas, seja de grandes empresas, oferecendo diferentes alternativas de anúncios: rede de pesquisa, rede de display, Google Shopping, vídeo e campanha universal de apps.


3 pontos para considerar


Há três pontos a serem considerados dentro da perspectiva das vantagens de anunciar no Ads.

  1. A primeira delas é que o custo da campanha está relacionado ao número de cliques.

  2. A segunda é que o Ads trabalha com escala. Na medida que a campanha é bem-sucedida e gera mais acessos ao seu site, o custo por clique diminui.

  3. A terceira, também importantíssima, é que a ferramenta oferece recursos para você direcionar os horários e locais de exibição. Você pode, por exemplo, caso sua empresa seja local, exibir o anúncio somente para a sua região. Sem contar que é possível configurar o anúncio por dados geográficos, sexo, idade, etc.

O Google Ads não trabalha sozinho


Nada disso exime o anunciante de elaborar um bom anúncio e uma boa campanha.

A melhor forma de tirar proveito do Ads é associar o anúncio a campanhas promocionais. Em geral, quando o usuário busca por produtos ou serviços específicos, é porque ele já tomou sua decisão de compra, o que afasta um pouco o Ads da publicidade tradicional, que está focada em despertar interesse. No Ads, esse interesse já existe, de modo que a campanha deve ser orientada para estimular a compra, sendo campanhas de desconto e marketing direto indicadas.

Sempre repetindo que é preciso haver sinergia entre o anúncio e a campanha. Um bom anúncio pode direcionar centenas de pessoas para a sua campanha, mas se essa não houver sido bem elaborada, de modo profissional, as possibilidades de sucesso ficam reduzidas. Como o custo da campanha é por cliques, é preciso ter muita atenção a isso, pois o Ads não vai elaborar o anúncio nem a campanha para você.

De qualquer forma, não há dúvida de que quanto maior for o investimento, maior será o número de consumidores que entrarão no seu site, o que amplia o potencial de vendas.

Quer iniciar os trabalhos no Google Ads e alavancar suas vendas? Clique aqui e confira :)

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

© Roma inteligência em marketing, 2020. Política de Privacidade.