top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Como configurar o Google Meu Negócio?


Saiba mais sobre o Google Meu Negócio, ferramenta que oferece às empresas e organizações, a chance de validar sua atuação perante o público, na maior ferramenta de busca da internet.


Para atrair clientes e consolidar a marca da sua empresa na internet, nada melhor que fazer uso de todas as plataformas existentes no universo digital. E começar preenchendo uma ficha no Google Meu Negócio pode ser a chave do sucesso!


O que é o Google Meu Negócio?


Em 2014 a Google “relançou” o Google Places, só que dessa vez, com o nome de Google My Business. Trata-se de uma plataforma destinada às organizações, que apresenta recursos para autenticar informações e fortalecer a presença de mercado.

O programa se baseia na relevância, na distância e na importância da empresa para o mecanismo de busca. Tudo para melhorar a experiência do usuário e promover as empresas que fazem uso da plataforma.

Nele você é capaz de preencher uma ficha detalhada sobre o seu negócio, que pode ou não ser utilizada em anúncios do Google Ads.

Para criar a ficha você não paga nada! Basta interagir com outras plataformas da Google, como Hangouts ou Youtube, por exemplo, para melhorar sua presença digital e aparecer no topo do buscador.

Quando o usuário pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, sua ficha aparecerá à direita dos resultados de anúncio ou pesquisas orgânicas.

Dentre as principais informações, estarão: horário de funcionamento, categoria, nicho de mercado, nome e marca da empresa, bem como um mapa com a localização do seu negócio.


Qual a importância dessa plataforma?


Ter uma ficha preenchida no Google Meu Negócio representa um aumento significativo na visitação do seu site. Assim como, eleva a prospecção de leads e novos clientes.

Além disso, criar uma boa estrutura para o seu cadastro no Google Meu Negócio reflete nos resultados do Google Maps para todas as buscas por geoposicionamento.

Atualmente, estima-se que mais de 30% das visitas dos sites nacionais partem de cliques nas fichas do Google Meu Negócio.

Segundo a própria Google, “as empresas validadas na ferramenta possuem o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos usuários.”

Para empreendimentos locais, essa ferramenta é ainda mais estimada! Isso porque, se um cliente está a poucos metros de sua empresa e procura no Google por algo relacionado ao seu mercado, você será um dos primeiros negócios a serem sugeridos.

Mas não pense que é só isso. O Google Meu Negócio também funciona para empreendimentos que não agem localmente.

Lojas virtuais e outros serviços ofertados exclusivamente pela internet, também podem ser beneficiados por essa ferramenta, visto que ela é uma vitrine virtual que apresenta recursos essenciais para trabalhar o Marketing Digital de qualquer negócio.


Como criar e configurar sua conta?


A seguir, criamos um passo a passo de como criar e configurar uma conta no Google Meu Negócio:

  • Você pode ir direto a página inicial da plataforma e em seguida, clicar em “comece agora” - que está ao lado superior direito da tela.

  • Na próxima página, preencha um formulário com os dados da empresa (nome, endereço, categoria, etc). Também responda as questões sobre atendimento ao cliente (se a empresa oferece serviços fora do endereço informado).

  • A próxima etapa consiste em confirmar as informações, assim o Google entende que você está autorizado a gerenciar a empresa, tal como, aceita os termos de serviço.

  • Feito isso, insira o número do seu telefone celular para receber um SMS confirmando a criação da conta.

  • Digite o código recebido e por fim, você será redirecionado para a página criada. Dessa forma, poderá editar informações, incluir seu logo, seus produtos ou serviços, publicar fotos e configurar outros recursos disponíveis.


Benefícios do Google Meu Negócio


E quais os benefícios de utilizar o Google Meu Negócio?

  • Presença online - A princípio você pode aumentar sua interação com os clientes, recebendo avaliações e comentários sobre sua empresa. A ferramenta te deixa responder os comentários, publicar fotos dos produtos e da estrutura da organização, assim como, gerenciar rotas de carros pelo Google Maps.

  • Gerenciamento de informações - Sem contar que é possível gerenciar as informações, melhorando a exibição da marca, com atualizações e complementos específicos para o público-alvo do seu negócio.

  • Definição de persona - Além disso, é possível fazer uma análise de Persona, verificando a localização de seus clientes e quais os meios utilizados por eles para pesquisar sua empresa.

  • Análise de métricas - Outro aspecto importante, é que o Google Meu Negócio possibilita um acompanhamento das métricas dos anúncios do Adwords, o que é ótimo para melhorar as ações de suas campanhas.

  • Facilidade - Outro benefício é que tudo isso pode ser feito através do aplicativo para celular do Google Meu Negócio, que dá total acesso a conta, facilitando edições e novas publicações.


Qual o principal foco dessa ferramenta?


Seja qual for seu segmento ou o tamanho do seu empreendimento, considere criar uma conta no Google Meu Negócio para aumentar a autoridade da sua empresa na internet.

Lembre-se que essa ferramenta é capaz de melhorar as Estratégias de Marketing Digital da sua organização, e que através dela é possível alavancar os resultados e obter o sucesso desejado nas redes.


E aí, curtiu essas informações? Então, compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações para receber mais dicas como essa!

bottom of page