top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Palavras-chave e seus segredos


As palavras-chave são o principal mecanismo de uma pesquisa na internet. Podem ser compostas por uma ou mais palavras, a fim de converter em um termo específico utilizado nos buscadores da rede.


Dentro do Marketing Digital, uma das principais e mais importantes estratégias é a utilização do SEO, que por sua vez, tem por objetivo identificar e trabalhar as palavras-chave que representam o seu negócio e podem te colocar nas primeiras posições dos buscadores da internet, como o Google, por exemplo.

A verdade é que para competir pela atenção de novos e antigos usuários e clientes, você precisa usar palavras-chave que são determinantes para melhorar seu posicionamento orgânico na rede.


O que são palavras-chave?


As palavras-chave (keyword) são consideradas o principal instrumento de uma pesquisa. Em linhas gerais, elas são a representação escrita de como um usuário expõe uma dúvida ou problema, dentro dos buscadores.

Portanto, toda busca na internet tem origem a partir de uma, ou de um conjunto de palavras. Que por fim, são definidos como termos utilizados pelos usuários para conseguir tirar suas dúvidas.

No Marketing Digital, as palavras-chave são utilizadas para direcionar páginas e posts de sites e blogs. Ou seja, através delas você mostra para o Google, por exemplo, que o seu site e seu conteúdo ‘falam através das keywords’ sobre determinado assunto.

Ao fazer isso de maneira correta, o seu conteúdo será exibido para todas as pessoas que buscam por aqueles termos, bem como, seu site ou blog poderá ser sugerido para termos semelhantes (através do uso e identificação da semântica).


Planejadores de Palavras-Chave


Ao pesquisar por um termo no Google, em poucos segundos, milhares de páginas surgem em sua tela, sugerindo conteúdos relacionados a sua pesquisa.

Isso acontece porque, o buscador identifica quais são os conteúdos mais relevantes para atender suas necessidades. E essa identificação só é possível, quando você insere dentro do seu site ou blog, palavras-chave que são significativas para definir o nicho do seu negócio.

E para descobrir quais são as palavras-chave mais importantes para o seu negócio, é necessário utilizar um planejador de palavras-chave.


5 Principais Ferramentas para Planejar Palavras-chave:


1. Google Keyword Planner

O Keyword Planner tem sido muito utilizado por profissionais dentro das estratégias do Marketing Digital, afinal, ele é uma ferramenta gratuita que é disponibilizada pelo próprio Google.

O Keyword Planner permite encontrar palavras-chave para o seu negócio, a partir de grupos de anúncios. Portanto, você consegue agrupar palavras por segmento, baseadas em suas configurações de pesquisa.

Sem contar, que ele revela as estatísticas de cada palavra-chave, oferecendo dados como: volume de busca e custo médio por clique.


2. Google Search Console

Outro planejador de palavras-chave muito utilizado por profissionais da área, também é uma ferramenta gratuita e disponibilizada pelo Google.

O objetivo principal do Search Console é filtrar as palavras-chave relevantes para o seu nicho. E isso é bem fácil de fazer, basta acessar o Search Analytics e filtrar as pesquisas no campo de consultas.

Feito isso, a ferramenta te apresenta quais os termos levam mais usuários para o seu site ou blog. Pois o Search Console te informa quais as impressões, volume de busca, custo médio por clique e ainda, apresenta o período de melhor performance para o termo em questão.


3. Ubersuggest

O Ubersuggest é focado em palavras-chave de cauda longa, que são aqueles termos maiores (frases), com grande potencial de conversão.

A maior vantagem das palavras-chave de cauda longa, é que elas são altamente segmentadas, aumentando as chances de levar usuários específicos para o seu site ou blog. O resultado disso, é que você consegue leads qualificados e consequentemente, melhora o faturamento.

Quanto ao Ubersuggest, ele oferece um layout bastante otimizado e fácil de usar, sem falar que, ele ainda cria comparações entre o seu negócio e o de seus concorrentes, facilitando a coleta dos dados para melhorar seus resultados.


4. SEMrush

O SEMrush é um dos planejadores de palavras-chave mais completos do mercado. Isso porque, ele utiliza um sistema de pontuação, que revela quais canais estão gerando melhores resultados para ranquear seu conteúdo.

Além disso, assim como os anteriores, ele também mostra o volume de buscas e o custo médio por clique.

Tudo é muito simples, e você só terá que indicar quais concorrentes deseja analisar. Feito isso, receberá uma lista completa com as palavras-chave que melhor posicionam as páginas escolhidas!


5. Keyword Tool

Nossa última ferramenta também utiliza as palavras-chave de cauda longa como base para escolher os melhores termos.

O Keyword Tool é um planejador, capaz de criar palavras-chave com base na combinação de diferentes termos.

A ferramenta oferece duas listas que deverão ser preenchidas, e a partir daí, uma terceira lista é gerada, mostrando os melhores termos a serem utilizados pelo seu negócio.

Diante do uso dessas ferramentas, você poderá manter seu site ou blog nas primeiras páginas do Google.


Além disso, é importante contar com o auxílio de uma equipe de profissionais de Marketing Digital, para impulsionar suas redes e melhorar seus resultados, através das palavras-chave. Fale com um de nossos consultores e comece a crescer agora mesmo!

bottom of page